Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montar rede ponto a ponto 12km sem visada

    Olá a todos, estive procurando em diversos fóruns e finalmente achei vcs que poderão me ajudar.

    Minha situação é a seguinte, tenho uma empresa na cidade onde tenho speedy de 2mb, gostaria de enviar o sinal para minha casa a 12km mas aparentemente não tenho visada direta. Possuo um equipamento que eu usava para receber internet via rádio mas devido a péssima qualidade, esta aqui encostado.

    As informações que tenho:
    Ponto A - 23º18´02.06"S 45º57´42.54"O elev 575m
    Ponto B - 23º17´11.74"S 46º04´33.17"O elev 592m

    Os equipamentos são:
    - 1 antena 2,4Ghz 25 dbi
    - 2 routers ovislink evo w54ar v2

    Edit: a torre do ponto A tem 30m de altura e a torre do ponto B tem 10m de altura

    Espero que alguem consiga me ajudar.
    Última edição por Clementos; 14-07-2009 às 22:18.

  2. #2

    Padrão

    Se não tiver visada, esquece os equipamentos que você tem.

    Dependendo da região (obstáculos, topografia) você poderá fechar este link em 900Mhz.

  3. #3
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    um detalhe em900 passará pouca banda,
    e alem disso não é homologada
    veja se não é mais viavel colocar uma repetidora no meio

  4. #4

    Padrão

    sem visada, com 12km??? só com reza braba, mas se vc diz sem visada de olho nú, mas tem visada do sinal de acordo com altitude do terreno sem "obstaculos", funciona, mas deve-se melhorar esses seus equipamentos, tipo uma rb e uma antena pluton, ou oiw, ou hyperlink, e prefira a frequencia 5.8ghz, como hoje há muitas estações usando 2.4ghz, isso dificultará atravessar o sinal.

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Clementos Ver Post
    Olá a todos, estive procurando em diversos fóruns e finalmente achei vcs que poderão me ajudar.

    Minha situação é a seguinte, tenho uma empresa na cidade onde tenho speedy de 2mb, gostaria de enviar o sinal para minha casa a 12km mas aparentemente não tenho visada direta. Possuo um equipamento que eu usava para receber internet via rádio mas devido a péssima qualidade, esta aqui encostado.

    As informações que tenho:
    Ponto A - 23º18´02.06"S 45º57´42.54"O elev 575m
    Ponto B - 23º17´11.74"S 46º04´33.17"O elev 592m

    Os equipamentos são:
    - 1 antena 2,4Ghz 25 dbi
    - 2 routers ovislink evo w54ar v2

    Edit: a torre do ponto A tem 30m de altura e a torre do ponto B tem 10m de altura

    Espero que alguem consiga me ajudar.
    Dae, blz!
    Cara, funciona sim, porem terás que usar duas antenas de 25dbi de grade 2.4ghz, comprar as aquario ,ok.
    Quanto aos rádios te indico como opção mais barata os ovislink 5460 v2 com firmware aprouter.
    Fecham esse link tranquilo em 2.4ghz.
    Precisarás no mínimo 15 metros na torre 2, ok.
    Segue simulação do enlace.
    http://img22.imageshack.us/img22/1176/enlaceb.jpg
    http://img29.imageshack.us/img29/4348/linkok.jpg
    http://img29.imageshack.us/img29/4348/linkok.jpg


    Qualquer duvida estamos ae pra ajudar.
    Abraço.
    Última edição por leandrolopeswifi; 15-07-2009 às 17:27.

  6. #6
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Valeu Leandro, na verdade só me falta uma antena pois o resto eu já tenho, só terei então que providenciar uma torre maior na minha casa.
    Devo estar montando o equipamento e assim que tiver resultados eu coloco aqui.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    um detalhe em900 passará pouca banda,
    e alem disso não é homologada
    veja se não é mais viavel colocar uma repetidora no meio
    Pra mim - sem visada - é sem visada mesmo. quanto a passar pouca banda, tenho um link em 900MHz de 2Km SEM VISADA MESMO, que me mostra no bandwidth do MK 25Mbps, então o que é passar pouca banda ? Qto a homologação aí são outros 500.

  8. #8

    Padrão

    25mb com 900mhz??????

    Tenho 2 xr9 com rb433ah com antena de 20dbi aquario, a 5mts de distancia, elas passaram maximo de 17mb full.... como conseguiu 25mb full sem visada? Ou nao é full?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    25mb com 900mhz??????

    Tenho 2 xr9 com rb433ah com antena de 20dbi aquario, a 5mts de distancia, elas passaram maximo de 17mb full.... como conseguiu 25mb full sem visada? Ou nao é full?
    reza preta.....

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    blz brother.boa sorte ae.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    25mb com 900mhz??????

    Tenho 2 xr9 com rb433ah com antena de 20dbi aquario, a 5mts de distancia, elas passaram maximo de 17mb full.... como conseguiu 25mb full sem visada? Ou nao é full?
    Damaceno, de demais colegas. post errado. Sorry ! Com muitas RBs por aqui, terminei que fazendo um teste no link de 5.8.

    Vamos ao correto: No link descrito no post anterior (900Mhz) o valores para o bandwidth test

    receive: 9.6Mbps
    both: 4.7Mbps

    obrigado pela notificação, tão logo lí o post fui verificar e percebí o erro a tempo.

  12. #12
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    rsr. com os pés no chao, bem no chao mesmo, em 900 sem visada consgui 5km passando maximo de 7 megas, 25 km sem visada? se passar 10 megas pra mim em 20km vou sorrir por 1 ano rsrsr

  13. #13

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Dae, blz!
    Cara, funciona sim, porem terás que usar duas antenas de 25dbi de grade 2.4ghz, comprar as aquario ,ok.
    Quanto aos rádios te indico como opção mais barata os ovislink 5460 v2 com firmware aprouter.
    Fecham esse link tranquilo em 2.4ghz.
    Precisarás no mínimo 15 metros na torre 2, ok.
    Segue simulação do enlace.
    http://img22.imageshack.us/img22/1176/enlaceb.jpg
    http://img29.imageshack.us/img29/4348/linkok.jpg
    http://img29.imageshack.us/img29/4348/linkok.jpg


    Qualquer duvida estamos ae pra ajudar.
    Abraço.
    desculpe se a minha pergunta é "besta", mas este teste que vc fez como posso faze-lo? e para ter as coordenadas dos ponto eu tenho que ter gps? obrigado

  15. #15
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    uma pergunta, 2.4 sem visada direta a 12 km?

  16. #16
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Tens que ter o programa Radio Mobile instalado e os Maps que o programa lê pra poder calcular os enlaces.
    esse programa é super completo e funciona pra diversas frequencias.
    trabalho com ele há um bom tempo e nunca tive problemas ao usa-lo.
    Te aconselho a primeiro:
    - Baixar o manual do programa disponivel na internet e estudar como funciona.
    Ae sim poderás utilizá-lo de maneira correta.
    Qualquer dúvida estamos ae pra ajudar.
    Abraço.

  17. #17
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    bom, eu uso LinkPlanner da Motorola, muito melhor e mais completo que o RM, alem disso da pra importar kzm do proprio google earth, e apos fazer os calculos, ele manda pro seu email o arquivo que ao abrir vc importa para o google earth e ele te dar todo o trajeto com altura das torres, tamanho do fresnel, mostra se tem barreira e tals, e no LinkPlanner ainda da pra ver quantos megas de troug estará passando, em qual tipo de antena, enfim muito melhor que o Radio Mobile, vale apena dar uma olhada,
    outra questao que gostaria de saber, vcs querem passar 12 km usando a frequência 2.4 "sem visada"?

  18. #18

    Padrão

    O pessoal confunde "sem visada", com "visada parcial", bloqueio parcial do Fresnel na primeira torre, etc. Pra mim "SEM VISADA", é quando vc só tem 2 opçoes: 900Mhz, (e olhe lá) ou ´contornar ´o obstáculo com repetições, ou mudanças de trajetos do link. Ponto A para ponto B sem visada, tem que ser SEM VISADA mesmo. Não adianta postar : link 12Km sem visada e pensar em usar 2.4Ghz ou 5.8Ghz sem as opções acima.

  19. #19
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    bom, para enlace de pops pra mim ou tem visada ou não tem, não faço enlace acreditando em "tem uma visada parcial" ou em "da pra ver a pontinha da torre" ou da pra colocar 5.8 levando em conta o fresnel, ou não dá. se caso não der coloque 900 ou contorne os obstaculos como o amigo cunhajr disse,

  20. #20
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    O linkplanner nao é mais completo que o Radio Mobile amigo, pois o mesmo não trabalha com algumas frequencias.
    É utilizado sim em complemento ao RM, porém não é MAIS completo que o RM.
    é um ótimo software pra enlaces 5.8GHZ.