+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com interferencia

    Senhores, estou com problemas de interferencia numa torre minha.
    O problema é mais critico a noite, fui trocando os canais até achar um que funcione melhor, consegui uma boa melhora, mas o maior problema é que eu tenho clientes que na parte da manha o sinal fica em torno de -58 e todos os dias após as 18:00hrs o sinal fica entre -75 e -80 e após as 23:00hrs começa a normalizar.
    O que pode estar ocorrendo? Alguém já passou por uma situação dessas?
    Eu pensei em colocar uma RB411 para cada antena, fazer a gaiola de faraday e colocar um filtro de frequencia. Faria isso em cada antena, mas estou com medo de fazer o investimento e não funcionar, pois estou com medo em relação ao sinal dos clientes a noite ele fica ruim.
    Alguém tem uma dica para mim?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigo_pagani Ver Post
    Senhores, estou com problemas de interferencia numa torre minha.
    O problema é mais critico a noite, fui trocando os canais até achar um que funcione melhor, consegui uma boa melhora, mas o maior problema é que eu tenho clientes que na parte da manha o sinal fica em torno de -58 e todos os dias após as 18:00hrs o sinal fica entre -75 e -80 e após as 23:00hrs começa a normalizar.
    O que pode estar ocorrendo? Alguém já passou por uma situação dessas?
    Eu pensei em colocar uma RB411 para cada antena, fazer a gaiola de faraday e colocar um filtro de frequencia. Faria isso em cada antena, mas estou com medo de fazer o investimento e não funcionar, pois estou com medo em relação ao sinal dos clientes a noite ele fica ruim.
    Alguém tem uma dica para mim?
    quantas antenas 2.4 vc tem?
    usa ap nos clientes? caso si mbaixe a potencia da repetidora e dos clientes para 12 dbm

  3. #3

    Padrão

    No POP são 4 painel OIW de 17DBI se eu baixar a potencia os clientes nem conecta nesse horário.
    Nos clientes uso rádio GI-Link ou placa Edimax

  4. #4

    Padrão

    Uma boa opção é fazer o que o colega falou.

    -Baixar potência das antenas, inclusive dos clientes, não se esqueça que eles são RF tbm.
    -Verifique os cabos, se tiver algum rompido, que esteja deixando entrar humidade, pode ter problemas.
    -Verifique a qualidade da fonte que vc tem. Eu passei por uma situação parecida com a sua aqui á 2 anos atras. O que ocorria ? A fonte estava zuada, a noite, o tráfego aumenta, falta alimentação no cirtuito de RF do rádio, logo o sinal despenca. Coloquei fonte ATX de 20Amperes e nunca mais voltei lá, e olha que uso APROUTER em algumas.
    Isso tem muito a ver.

    o circuito de Rf é muito sensível á falta de corrente e de tensão.

    Verifique os conectores tambem.

    Abraços

  5. #5

    Padrão

    tem um cartao meu aqui engenius que acontece isso, sinal do cliente -60 de repente, vai pra -80, -70, fica assim por uma hora duas, ja chegou a ficar o dia tod assim, mas nao afetou cliente algum, eu fui em alguns clientes pra ver, e o sinal estava normal e no mk mostrando baixo. estranho...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Uma boa opção é fazer o que o colega falou.

    -Baixar potência das antenas, inclusive dos clientes, não se esqueça que eles são RF tbm.
    -Verifique os cabos, se tiver algum rompido, que esteja deixando entrar humidade, pode ter problemas.
    -Verifique a qualidade da fonte que vc tem. Eu passei por uma situação parecida com a sua aqui á 2 anos atras. O que ocorria ? A fonte estava zuada, a noite, o tráfego aumenta, falta alimentação no cirtuito de RF do rádio, logo o sinal despenca. Coloquei fonte ATX de 20Amperes e nunca mais voltei lá, e olha que uso APROUTER em algumas.
    Isso tem muito a ver.

    o circuito de Rf é muito sensível á falta de corrente e de tensão.

    Verifique os conectores tambem.

    Abraços
    Vou testar a fonte.

  7. #7

    Padrão

    cara eu sou da opiniao de perder 4-5 clientes do que perder 20 por causa de interferencia!

    baixe as potencias como eu falei! pq o maior causador de interferencia é seus proprios clientes , mesma coisa q 100 pessoas com antena de grade no mesmo canal apontado nos seus paineis

    entao baixe e a potencia e va no cliente q der problema

    aqui uso 10 db nos paneis e 12 nos clientes, e digo nao de 4% de diferenca de sinal no cliente final e cabou meus problemas

    EU ACHO MAIOR IDIOTISSE POTENCIA ALTA, funciona bem melhor com baixa potencia de ambos os lados
    Última edição por gzanatta00; 18-07-2009 às 18:23.

  8. #8

    Padrão

    olá amigo tive esse problema tb e aqui eu descobri que era um cliente com uma placa pci encore Chip realtek das mais antigas que estava com bichada e estava deurrubando o sinal de todos os clientes que estavam conectados no mesmo cartão, troquei a placa por uma com chip ralink e o problema acabou. nao sei sé é o seu caso, mas veja isso aí

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    cara eu sou da opiniao de perder 4-5 clientes do que perder 20 por causa de interferencia!

    baixe as potencias como eu falei! pq o maior causador de interferencia é seus proprios clientes , mesma coisa q 100 pessoas com antena de grade no mesmo canal apontado nos seus paineis

    entao baixe e a potencia e va no cliente q der problema

    aqui uso 10 db nos paneis e 12 nos clientes, e digo nao de 4% de diferenca de sinal no cliente final e cabou meus problemas

    EU ACHO MAIOR IDIOTISSE POTENCIA ALTA, funciona bem melhor com baixa potencia de ambos os lados
    Isso ai. Concordo plenamente. Quanto mais alta a potencia, maior o ruido na tua própria antena do POP e menor o throughput. É um tiro no pé. Outra coisa, se tu quer um aproveitamento legal do teu radio, tente manter eles com o mesma qualidade do sinal no radio. A exemplo do MK, todos deveriam chegar ao registration do MK com no maximo 5% de diferença. Ai tu realmente aproveita o processamento do teu radio, e chega mais perto do que o fabricante "diz" que o radio guenta de clientes. ALém disso, verifique na tua antena do POP a polaridade dela, ai verifique nos clientes. Deve estar igual. a sugestao da fonte também é muito boa.
    Tu pode pegar como exemplo o rapaz q eu estou citando aqui. Ele comentou que ele deixa no pop 10db e 12db nos clientes, ou seja, ele segue um plano de instalaçao.
    E lembre, nem sempre o sinal mais forte é o melhor, pq junto com o sinal mais forte vem ruido mais forte.
    Desculpa se não fui muito claro aí. E espero sugestões, pq ainda estou longe da perfeiçao que eu quero como anteneiro.

    abraço

  10. #10

    Post Problema com interferencia

    Olá amigo , como todos deram suas dicas só vou falar o meu problema que tive e a solução . Tive um problema parecido aqui como o seu , certas horas do dia dava uma lentidão na rede com pings que chegavam a 10000ms !!!! Solução (deu trabalho) Tive que trocar o cabo coaxial entre mk e antena e o cartão tb que estava com problema não sei pq mais quando troquei o cartão parou o problema na hora . Uso cartões senao , na minha rb 433 ah .....

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Uma boa opção é fazer o que o colega falou.

    -Baixar potência das antenas, inclusive dos clientes, não se esqueça que eles são RF tbm.
    -Verifique os cabos, se tiver algum rompido, que esteja deixando entrar humidade, pode ter problemas.
    -Verifique a qualidade da fonte que vc tem. Eu passei por uma situação parecida com a sua aqui á 2 anos atras. O que ocorria ? A fonte estava zuada, a noite, o tráfego aumenta, falta alimentação no cirtuito de RF do rádio, logo o sinal despenca. Coloquei fonte ATX de 20Amperes e nunca mais voltei lá, e olha que uso APROUTER em algumas.
    Isso tem muito a ver.

    o circuito de Rf é muito sensível á falta de corrente e de tensão.

    Verifique os conectores tambem.

    Abraços
    Dá pra pegar como exemplo o provedor que eu trabalho. Só usamos APROUTER. Cansei de pegar clientes a 3, 4km de distancia, e fazer navegar que eh uma beleza com 100mW (20dbm). Um dos segredos, tá em tu acertar o comprimento do cabo. Isso faz uma puta diferença, porque ele interfere diretamente no quanto de potencia que eh enviada pelo radio, eh realmente transformada em energia eletromagnética pela antena. Vale o teste: vá cortando o cabo coaxial de 2 em 2 cm (se tu usa um RGC 58, que eh mais facil) e vá vendo no radio do pop quantos dbm tu ganha de sinal no cliente. Tem casos que a diferença chega a 6dbm cara, e tem casos que no cliente, um cabo de 10m funciona muito melhor que um cabo de 2m. Nesses casos, a perda que o cabo causa é insignificante perto do ganho na qualidade do cliente, pq tu consegue fazer com que haja a maxima transferencia de energia entre radio e antena.

  12. #12

    Padrão

    ahhhh o "bom" e velho problema de interferência, ha mais ou menos 2 semanas atras eu estava com um problema semelhante em uma cidade daqui, troquei os paines que já estavam ruins, troquei os cabos, troquei fonte (ja usava uma fonte de pc, porem troquei por outra), enfim, troquei tudo, so faltava trocar a torre hahha. Depois comecei a brincar com o TX power dos cartoes, e foi ai que realmente acertei. A interferencia estava muito alto, apenas reduzindo a potencia dos cartoes no MK resolveu meu problema, antes os pings chegavam a 1000ms, e agora sempre ta na casa dos 1ms à 10ms. Portanto ta ai a dica (como muitos ja postaram aqui), se vc nao usa uma fonte de pc, recomendo trocar para uma, e vai testando e baixando a potencia dos seus cartoes, e veja se resolve seu problema

    hugs!

  13. #13

    Padrão

    Em relação a interferencia umas das soluções é sim abaixar potencia, ou até mudar polarização das antenas, também é uma boa dica.