Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Squid paralelo+Mikrotik=Milagres !

    Opa pessoal.

    Tem uma semana que estou implementando um SQUID mais esperto, em paralelo ao mikrotik.

    Sem muitas firulas, no mesmo switch, 1 placa de rede só etc...

    O redirecionamento é feito simples, via NAT.

    Funciona que é uma beleza, milagre da tecnologia.

    Segue imagem em anexo.

    Reparem o uso do link dedicado (esquerda) com o da LOCAL que vai pro squid

    Tem horas que chega a dar 2,6 megas/s de diferença

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         squid_paralelo_mikrotik.jpg
Visualizações:	637
Tamanho: 	121,0 KB
ID:      	4934  

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Esse é o propósito de um bom cache. Imagina se utilizar vários web-proxy, em hierarquia, cada um com políticas distintas de cache... fica ótimo.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Esse é o propósito de um bom cache. Imagina se utilizar vários web-proxy, em hierarquia, cada um com políticas distintas de cache... fica ótimo.
    Um método interessante para criar varios caches para melhor desempenho seria por exemplo 1 server para arquivos grandes para reduzir consumo de banda em downloads,outros para arquivos pequenos para acelerar a navegação e assim vai ?

  4. #4

    Padrão

    Eu vejo, que usar o cache é bom porem tem de ser bem administrado e verificado a infra-estrutura externa entre antenas e pontes, pois caso contrario vira um vilão e detona os tranceptores de poletileno, rs palavras sabias do Sreoig...

    Por isso use o PCQ

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    hehehe... está com boa memória powernetscm... aula de fim de curso, pessoal não presta muita atenção, todo mundo doido para ir embora.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por powernetscm Ver Post
    Eu vejo, que usar o cache é bom porem tem de ser bem administrado e verificado a infra-estrutura externa entre antenas e pontes, pois caso contrario vira um vilão e detona os tranceptores de poletileno, rs palavras sabias do Sreoig...

    Por isso use o PCQ

    Bem pensado.

    Tenho estudado em como o diskd afeta o squid, em alguns testes a melhora chega a 40% á mais de agilidade em disco.

    Alterando os parametros do cache_dir Q1 e Q2 , com o diskd, senti diferença em duas coisas, se Q1 for menor que Q2, mas rápido ele entrega a página, não procura tanto no disco, se for ao contrário, ele demora mais na entrega mas é mais preciso na busca, nesse caso, ás vezes um arquivo de 10megas pode ser entregue direto do cache, no outro caso, se disco for lento etc.. ele não faz muita questão. Mas só para arquivos grandes, teoricamente, senti uma quantidade 12% de mais HITS, mem_hits etc..

    Abraços

    Alam Dias

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Bem pensado.

    Tenho estudado em como o diskd afeta o squid, em alguns testes a melhora chega a 40% á mais de agilidade em disco.

    Alterando os parametros do cache_dir Q1 e Q2 , com o diskd, senti diferença em duas coisas, se Q1 for menor que Q2, mas rápido ele entrega a página, não procura tanto no disco, se for ao contrário, ele demora mais na entrega mas é mais preciso na busca, nesse caso, ás vezes um arquivo de 10megas pode ser entregue direto do cache, no outro caso, se disco for lento etc.. ele não faz muita questão. Mas só para arquivos grandes, teoricamente, senti uma quantidade 12% de mais HITS, mem_hits etc..

    Abraços

    Alam Dias
    Para utilizar diskd nos sistemas hoje em dia por exemplo o slack 12.2 eu preciso ainda recompilar o kernel ou somente definir os parametros na hora da instalacao do squid ?

    Abracao

  8. #8
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Exclamation

    Bom dia Alam, sei q cada caso é um caso, mas vc poderia me informar qual versão vc fe os testes, qual distro e se possivel vc poderia postar o squid.conf...
    Venho fazendo testes no squid a muito tempo, agora estou na procura de documentção para o LUSCA, dizem q o desempenho chega a 50% em melhora..

    Abraço e obrigado

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tskstar Ver Post
    Para utilizar diskd nos sistemas hoje em dia por exemplo o slack 12.2 eu preciso ainda recompilar o kernel ou somente definir os parametros na hora da instalacao do squid ?

    Abracao
    No meu caso, utilizo o FEDORA 10. É necessário sim, compilar o squid com suporte para o DISKD, conforme linha abaixo.

    ./configure --sysconfdir=/etc/squid --disable-ident-lookups --enable-err-languages=Portuguese --enable-default-err-language=Portuguese --enable-delay-pools --enable-removal-policies --enable-storeio="diskd aufs ufs" --enable-cache-digests--enable-poll --disable-ident-lookups --enable-truncate --enable-removal-policies --enable-arp-acl

    Veja que deixei habilitado o diskd aufs e ufs, por via das dúvidas e para teste

    Abraços

    Citação Postado originalmente por paulojrandrade Ver Post
    Bom dia Alam, sei q cada caso é um caso, mas vc poderia me informar qual versão vc fe os testes, qual distro e se possivel vc poderia postar o squid.conf...
    Venho fazendo testes no squid a muito tempo, agora estou na procura de documentção para o LUSCA, dizem q o desempenho chega a 50% em melhora..

    Abraço e obrigado
    Posso sim, mais tarde, estou trocando uma RB agora de manhã.

    Mas uso o FEDORA 10 + Apache + SQUID 3 + DISKD, nada demais

    O equipamento é um Pentium D, simples, com 1gb de memória e HD IDE de 80, hardware simples para testes, depois vou colocar um mais forte.

    Abraços

  10. #10

    Padrão

    diskd = hd ferrado em pouco tempo

  11. #11
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Ok no aguardo


    Posso sim, mais tarde, estou trocando uma RB agora de manhã.

    Mas uso o FEDORA 10 + Apache + SQUID 3 + DISKD, nada demais

    O equipamento é um Pentium D, simples, com 1gb de memória e HD IDE de 80, hardware simples para testes, depois vou colocar um mais forte.

    Abraços[/QUOTE]

  12. #12

    Padrão

    hauhauhaua estamos ae do curso faltou mesmo dar prioridade para os sites de velocimetro

    rs

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por arium Ver Post
    diskd = hd ferrado em pouco tempo
    Opa.. blz ?

    Ahhh essa aula eu pulei.. o linux tem uma ferramente que estoura o HD ? bom saber, por isso amo o windows (rsrsrsr)

    Sabe onde encontro uma fonte segura sobre essa informação ? ou vc não tem.

    Abraços e grato por contribuir !

    Alam Dias

  14. #14

    Padrão

    Ola https://under-linux.org/forums/custo...tar31083_6.gif alamdias.
    Boa tarde.

    Assim como comentado anteriormente seria possivel postar seu squid conf.
    Grato.

    Uma outra pergunta... ?
    Qual su aopnião a respeiro de cache de videos, com squid ?

    Abraços.

  15. #15

    Padrão

    Tem como voce postar para eu ver como é feito e Nat simples que voce falou ?


    grato

    Abração

  16. #16

    Padrão

    eu nao uso cache de videos e muito menos uso o thunder cache e sou feliz rsrsrs

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adrianoalagsia Ver Post
    Tem como voce postar para eu ver como é feito e Nat simples que voce falou ?


    grato

    Abração
    /ip firewall nat
    add action=dst-nat chain=dstnat comment="REDIRECIONA WEB-PROXY" disabled=no \
    dst-port=80 protocol=tcp src-address=!192.168.10.222 to-addresses=\
    192.168.10.222 to-ports=3128

    Onde 192.168.10.222 é meu servidor squid.

    Repare em src-address onde tem o exclamação, é para evitar o looping na rede.

    Citação Postado originalmente por powernetscm Ver Post
    eu nao uso cache de videos e muito menos uso o thunder cache e sou feliz rsrsrs
    Cada caso é um caso, pra quem paga link full, tem muitos clientes, qualquer aprimoramento é valido.

    Abraços

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    /ip firewall nat
    add action=dst-nat chain=dstnat comment="REDIRECIONA WEB-PROXY" disabled=no \
    dst-port=80 protocol=tcp src-address=!192.168.10.222 to-addresses=\
    192.168.10.222 to-ports=3128

    Onde 192.168.10.222 é meu servidor squid.

    Repare em src-address onde tem o exclamação, é para evitar o looping na rede.



    Cada caso é um caso, pra quem paga link full, tem muitos clientes, qualquer aprimoramento é valido.

    Abraços
    Sem duvidas,qualquer aprimoramento é válido.Com relação ao cache de video (videocache.com/thundercache) tem como destinar somente uma conexao exclusivamente a ele ? Pq utilizei 1 dias aqui,e mata todo o link...atualmente estou somente com o squid

  19. #19

    Padrão

    Eu utilizo aufs e mantenho em cache os arquivos com mais hits independente do tamanho, isso me poupa muitos downloads extras, também seto na montagem do disco o parametro noatime pra quem não sabe pode ser util dar uma busca no google.

    O cache paralelo não é perfeito mas contribui muito em alguns fatores incluindo uma entrega expressa do conteúdo e alguma economia de link (NUNCA maior que 25%, na maioria das vezes muito menor que isso é claro).

    Não vi milagre acontecer nem com cache nem em outros sistemas, vejo muito material sendo postado e em 99% dos casos sem nenhuma preocupação com a verdade absoluta nem sequer citando os problemas comuns aos usuários que de maneira quase geral enfrentam ao tentarem uma aplicação desse tipo.

    Em geral o usuário que implanta um cache sem muito conhecimento no que esta fazendo passa de um estado de euforia e empolgação com a primeira observação de funcionamento e testes superficiais para uma frustração profunda após constatar as diversas falhas que podem ocorrer.

    Volto a dizer, cuidado e atenção na implantação e politicas de uso do cache evitam transtornos e correria, caso contrário vão acabar abandonando o uso do cache por falta destes procedimentos básicos.

    Em geral eu desconsidero tópicos que falam em milagres, maravilhas fantásticas essas coisas não fazem parte deste mundo, o que ocorre é uma ilusão de ótica que logo que esfregamos os olhos passa a ser vista como uma anomalia, cada situação é única e deve ser analisada e tratada como tal.

    Sucesso a todos com seus caches e configurações.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Eu utilizo aufs e mantenho em cache os arquivos com mais hits independente do tamanho, isso me poupa muitos downloads extras, também seto na montagem do disco o parametro noatime pra quem não sabe pode ser util dar uma busca no google.

    O cache paralelo não é perfeito mas contribui muito em alguns fatores incluindo uma entrega expressa do conteúdo e alguma economia de link (NUNCA maior que 25%, na maioria das vezes muito menor que isso é claro).

    Não vi milagre acontecer nem com cache nem em outros sistemas, vejo muito material sendo postado e em 99% dos casos sem nenhuma preocupação com a verdade absoluta nem sequer citando os problemas comuns aos usuários que de maneira quase geral enfrentam ao tentarem uma aplicação desse tipo.

    Em geral o usuário que implanta um cache sem muito conhecimento no que esta fazendo passa de um estado de euforia e empolgação com a primeira observação de funcionamento e testes superficiais para uma frustração profunda após constatar as diversas falhas que podem ocorrer.

    Volto a dizer, cuidado e atenção na implantação e politicas de uso do cache evitam transtornos e correria, caso contrário vão acabar abandonando o uso do cache por falta destes procedimentos básicos.

    Em geral eu desconsidero tópicos que falam em milagres, maravilhas fantásticas essas coisas não fazem parte deste mundo, o que ocorre é uma ilusão de ótica que logo que esfregamos os olhos passa a ser vista como uma anomalia, cada situação é única e deve ser analisada e tratada como tal.

    Sucesso a todos com seus caches e configurações.
    Opa!

    Entendi e fiquei meio chateado. Quando usei a palavra milagre, foi força de expressão.

    Espero que algumas coisas que escreveu, foram direcionados a qualquer um, não diretamente a minha pessoa.

    Vejo seu enorme conhecimento durante esses anos que no Under, mas também vejo alguns tópicos.. digamos estranhos seus, como os textos acima marcados em negrito.

    Abraços