+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mangle afetando teste link 50%

    Amigos,

    Hoje estava fazendo um teste com o btest seguindo o seguinte cenário

    Dell XPS, GIGABIT ethernet etc.. etc..

    RouterBoard 333, cabo direto

    Ela está com um backup de um server meu.

    Em testes de TCP, não randomico, deu 12,5mb/s, unidirecional, enviando OU recebendo.

    Fiquei encasquetado e fui desabilitando as coisas no MK.
    Até que, quando desabilitei 2 mangles que marcavam o orkut, utilizando o CONTENT, pulou na hora para 27mb/s

    Alguém poderia me explicar isso ?

    Abraços

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Alam, a banda do Mikrotik está diretamente relacionado ao processamento que o hardware suporta. Quanto mais configurações utilizar, que consomem os recursos disponíveis, menos banda terá disponível.

    Faça um teste simples: deixe o Mikrotik sem nenhuma configuração, a não ser IP e realize os testes.

  3. #3

    Padrão

    Visando esse assunto compensaria ter 100 linhas de coisas marcadas no mangle, poderia apenas priorizar a navegação e mais nada?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Alam, a banda do Mikrotik está diretamente relacionado ao processamento que o hardware suporta. Quanto mais configurações utilizar, que consomem os recursos disponíveis, menos banda terá disponível.

    Faça um teste simples: deixe o Mikrotik sem nenhuma configuração, a não ser IP e realize os testes.

    Opa Sergio,

    Pois então, foi o que eu fiz, deu quase 30mb.

    Agora uma simples regra, umazinha ? Segue a larazenta:

    add action=mark-connection chain=output comment=\
    "MARCA ORKUT CONTROLE DE BANDA" content=orkut.com disabled=yes \
    new-connection-mark=ORKUT passthrough=yes
    add action=mark-packet chain=output comment="" connection-mark=ORKUT \
    disabled=yes new-packet-mark=ORKUT-PCKT passthrough=yes

    Tudo bem que é uma RB333, meio fraquinha, mas afetar tanto assim ?

    Sera que o MK fica caçando pacote por pacote a expressão "orkut.com", tipo uma blitz de poícia ??

    Abraços !

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Vc respondeu... é uma blitz. Pacote a pacote será inspecionado atrás do "suspeito".

    Outro dia o Alexandre Correa, alertou sobre isso e ninguém prestou atenção. Certas coisas não compensam utilizarmos em determinados ambientes. Por isso sempre menciono (inclusive nos treinamentos, certo powernetscm?) é muito importante termos o conceito de certas funções e do todo em um sistema, principalmente se tratando de redes.

  6. #6

    Padrão

    Imaginei.

    Tem gente que fica enfeitando, colocando regras etc... e nesses caso vem a prova, que para sistemas mais complexos, acaba afetando o desempenho.

    Analisando melhor, o correto seria em DST-PORT, setar para a porta 80, como é somente navegação do orkut etc... daí a blitz seria feita somente nos "carro" com placa 80.

    O que acha ?

    Abraços e grato pelas informações

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Sim, vai melhorar o desempenho se configurar apenas a porta 80, mas mesmo assim, o tráfego da 80 é monstro. Serão muitos pacotes passando por ela. Creio que minimizaria um pouco os problemas, se colocar também, além da porta destino, as faixas de IP destino.

  8. #8