+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida enlace 15 KM

    Boa galera,

    Seguinte, fechei um enlace esta semana de 15 KM com um par de RB433+Engenius+Parabola Ideal 27 DBI, estou achando meio estranho, pois esta passando apenas 3 MB e o sinal esta em -86. Já mexi um monte no alinhamento mas não melhoro este sinal, o ack esta definido em 135 foi o melhor troughput que consegui!
    Alguem já fez algum enlace com estas caracteristicas?

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Hum......tem algo errado ae...
    Vamos ao básico..
    Tem visada 100% pro outro ponto????????????
    Se tem, poderias postar as configuracoes desse MK , ajudaria para analisarmos.
    Se puderes colocar as alturas das antenas e coordenadas gps fica mais fácil pra analisar.
    As vezes o alinhamento é definido em milimetros, posso te garantir que alinhamento perfeito é a chave pro seu enlace.
    podemos te ajudar mas precisas postar as informaçoes sobre o enlace,ok.
    Outra dúvida é : existe alguma fonte de energia (cabos de alta tensão, etc ) no caminho desse sinal???
    aguardamos tuas consideraçoes a respeito.

  3. #3

    Padrão

    as veses até trocando o canal resolve, conectores...
    Última edição por MaxAdriano; 27-07-2009 às 10:43.

  4. #4

    Padrão

    Opa !

    Aconteceu comigo esses dias.

    Tente ir mudando de canal por canal e fazendo testes de link, anote os resultados, é muito importante. Muitas das vezes é canal e polarização.

    O meu eu resolvi da seguinte forma.

    Tava com sinal bom e tudo, pouco ruido, mas não passava mais de 6/6mb

    Mudei para 5Ghz-Turbo, canala 5212 (nao tenho certeza)

    Em advanced, setei Hardware Retries para 9 dos dois lados.

    Detalhe, de uma lado tenho um XR5 e de outros om engenius.

    Tá passando 12/12 agora, file.
    Abraços

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Opa !

    Aconteceu comigo esses dias.

    Tente ir mudando de canal por canal e fazendo testes de link, anote os resultados, é muito importante. Muitas das vezes é canal e polarização.

    O meu eu resolvi da seguinte forma.

    Tava com sinal bom e tudo, pouco ruido, mas não passava mais de 6/6mb

    Mudei para 5Ghz-Turbo, canala 5212 (nao tenho certeza)

    Em advanced, setei Hardware Retries para 9 dos dois lados.

    Detalhe, de uma lado tenho um XR5 e de outros om engenius.

    Tá passando 12/12 agora, file.
    Abraços
    e ai alam, que distancia vc fez este seu ptp?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    e ai alam, que distancia vc fez este seu ptp?
    15 eu acho.

    abraços

  7. #7

    Padrão

    olha eu não gosto dessas antenas Ideal , tenho 2 pares delas aki, um enlace é com menos de 1km e funciona bem
    outro tem mais ou menos 2 km é já trocamos tudo menos as antenas, e o link sempre foi pessimo com visada perfeita entre os dois pontos, já os link que tenho com zirok da vontade até de chorar de tão maravilhoso.
    são 2 enlaces com Ideal e 4 com zirok , os com zirok estão anos sem nunca precisar mexer em nada.
    concluindo eu desconfio dessas antenas

  8. #8
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    É muito dificil uma antena ideal não funcionar conforme vc relata. todos aqui sabemos que são antenas de ótima qualidade , inclusive exportadas e utilizadas em vários países.
    De repente pense na possibilidade das suas antenas estarem com defeito. contate um técnico da fábrica. Elas são bem mais fáceis de direcionar que as Zirok,ok.
    Teste com outro rádio e poste os resultados. nos passe o modelo exato tbm.

  9. #9

    Padrão

    Olá Pessoal!

    alguem saberia dizer se tem algum programa que faz calculo de interferencia, estou com um enlace e preciso fazer o calculo. Saber dizer se o programa IMCALC que roda no Dos faz? ou sae usar,

    Obrigada

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Jperola,
    No próprio software Radio mobile vc coloca uma porcentagem média de interferência e o gráfico final do enlace já calcula isso,ok.
    Se quiser entender mais como funciona me manda uma MP que te mando material ensinando a "configurar corretamente" o software.

  11. #11

    Padrão Calculo de interferencia

    Ola leandro,

    eu ja utilizo o Radio Mobile para fazer o calculo de desempenho do enlace mais não sabia Que calculava a interferencia, fiquei sabendo que tinha um banco de dados na anatel que vc consegue fazer, o minilink que vou usar esta em um site com outros radios, é por isso que preciso fazer.


    Se puder me passar como configura e essa porcentagem media de interferencia.

    desde de já agradeço.

    att,

    juliana

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Blz, seguinte ju
    Na tela onde vc coloca a freqüência, etc, tem duas partes fundamentais...
    Uma é a esquerda conforme imagem, chamada PERDA ADICIONAL, ali vc seta conforme a sua pesquisa de campo, se tem muitas arvores ou muitas redes (sinal wi-fi ou outro sinal) vc seta de 30 a 70%, conforme o tipo de interferencia.
    Podes complementar isso fazendo um site survey na área onde será implantada a rede.
    Tá blz, ae vc pega e seta os valores corretos de Permissividade do sol, Refratividade e Condutividade do solo. isso vc consegue com algum topógrafo,ok. Tem gente que diz que não faz diferença, mas te garanto que faz. uma ótima simulação do enlace depende de todos os fatores apresentados e bem configurados no programa .
    A escolha do tipo de clima correto da tua região também é necessária.
    Aqui quando tenho enlaces com 80% de visada, por exemplo, atravessando prédios ou cidade, eu seto 40% de perda. geralmente tenho 100% de sucesso simulando corretamente.
    Abraço.
    http://img198.imageshack.us/img198/3...rferencias.jpg

  13. #13

    Padrão

    Concluindo o tópico, o problema era mesmo o cartão "pauleado", troquei-o e fechei o enlace em -60! ping a 1 ms.

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Meiobit, valeu por postar a solução do problema!!! valeu brother.

  15. #15

    Padrão

    A linha Motorola Canopy é uma solução de última milha para provedores de internet e empresas que necessitam fazer comunicação entre dois ou mais pontos. Homologado pela ANATEL o sistema Canopy oferece soluções ponto-a-ponto e ponto-multiponto através de um sistema proprietário da Motorola que utiliza tecnologia TDMA onde os rádios são sincronizados por GPS via satélite com todos os protocolos de segurança e encriptação DES e AES.

    caso vc precise faremos o estudo de viabilidade tecnica sem custos, temos todos o Radios PTP com os menores preços de mercado.

    Alexandre Novakoski
    011 5182 8800
    [email protected]
    STOCK TOTAL, Rádio,Radiocomunicação,Radio De Comunicação,Radio Motorola,Telecomunicações,Serviços De Radiocomunicação,Antena,Comunicação,Wireless,Bateria Para Rádio,Sinalizador,Sirene,Carregador De Bateria,Canopy,Radio,Radios,Revenda Premium Motorola