+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik + Nano5 ??

    ola inseparaveis colegas do under, to um enlace pra fazer de 12km, ponto 1 ---- antena zirok 90cm e nano em modo ap, ponto 2 ---- antena zirok de 90cm RB 433AH cartao engenius 600mW em modo station, fiz os teste em bancada e deu um trafego de 15 mb full com -76Db de sinal.

    gostaria de saber saber se alguem ja fez esse tipo de enlace, e se alguem tem alguma susgestao..

  2. #2

  3. #3

    Padrão Funciona sim, mais pode melhorar.

    Citação Postado originalmente por dmnetcatende Ver Post
    ola inseparaveis colegas do under, to um enlace pra fazer de 12km, ponto 1 ---- antena zirok 90cm e nano em modo ap, ponto 2 ---- antena zirok de 90cm RB 433AH cartao engenius 600mW em modo station, fiz os teste em bancada e deu um trafego de 15 mb full com -76Db de sinal.

    gostaria de saber saber se alguem ja fez esse tipo de enlace, e se alguem tem alguma susgestao..

    Boa noite !
    Cara, funciona na boa, mais tem uns toques em relação a isso, coloca em ap não, coloca ap-wds e o outro em station wds,Equalize as relações entre o channel Spectrum Width na maneira em que melhoar ajuste o ganho neste caso em 20 Mhz, pois 40 mhz é base de frenquencia proprientárias do chip set atheros utilizados também pela UBNT e a Engênius se não me engano não alcançam este espectro. Ourto toque são os flags de ACK, calcule utilizando a ferramenra de régua do Nano, não deixe de fazer e setalos tb na RB com o cartão na outra ponta no mk. Um toque m relação a este cartão engênius, pow tenho visto muita gente falar muito mal dele, e eu tenho minhas contendas quanto a isso, sei que ele foi assimilado pelo mercado como uma solução mais barata em mini pci, mais estão colocando o pobre para fazer certas coisas das quais ele não suporta, ""fusca não é para correr fórmula 1 e ferrari não serve para andar em estrda de barro"" Ou seja se não puder, não invista grana em uma XR5 sem necessidade, tais como não jogue a responsabilidade de um Eng. 8602 ser uma coluna de ptp atravessando tantos megas sobre tantos KM em uma rede de alto tráfego... Como um ponto ptp próximo, exigindo pouco rtáfego tudo bem, ao contrário disso é covardia, putzzz rs... Dai atocham os 600 Mlw no talo, não usam centelhador para descarregar harmônicos que ficam em resíduo estático no cabo e acabam voltando tudo para o Celetronic dele (ou seja, chip de RF), Acontece o óbvio, ele perde desempenho drásticamente! Faz uma coisa, se caso tiver uma graninha sobrando, troque ela antes que tenha problemas, coloque um R52H. Último toque, quantos as antenas, elas são ótimas até mesmo pela, filtragem no azimut de elevação delas faz com que o enlance se comporte como uma célula de precisão e o RF só detecta que está na mesma elevação e no mesmo azimut horizontal. O toque em relação a isso é, preste a atenção na elevação, elas não são antenas Focal point, são off-set, as elevações devem estar muito próximas em termos de afinação umas as outras.
    Não sei se fui tão cçaro depois de um di ade trabalho e a esta hora da noite, mais espero ter ajudado!
    Abraços.
    Kleber Borges
    Dir. Técnico
    Multicom Telecomunicações
    [email protected]
    www.multicomtelecomunicacoes.com.br

  4. #4

    Padrão

    krborges valeu mesmo pelo toque, infelizmente nao pude ler sua resposta antes de fazer o link, mas ele ficou da seguinte forma:

    sinal -77 Db
    Nano como ap
    RB como cliente
    trafego medi separadamente, medi aparti do nano para a RB
    enviando 18MB
    recebendo 12MB

    ping 1ms 2ms disso nao passa.