+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dificuldade com duas placas de rede.

    Boa Tarde;

    Já venho passando um problema a algum tempo é o seguinte, utilizo um servidor Ubuntu Server 8.04, e utilizo duas placas de rede, segue abaixo a configuração das placas:

    auto eth0 #Placa conectada a rede interna
    iface eth0 inet static

    address 10.1.1.88
    netmask 255.255.255.0
    network 10.1.1.0
    broadcast 10.1.1.255
    gateway 10.1.1.1

    auto eth1 #Placa conectada a Internet (Roteador)
    iface eth1 inet static

    address 10.1.1.23
    netmask 255.255.255.0
    network 10.1.1.0
    broadcast 10.1.1.255

    O que acontece é o seguinte, incio o sistema e dou um ping em um computador da rede e obtenho resposta, dou um ping em um endereço da web e não obtenho resposta.

    Alguns detalhes que me deixam confuso por exemplo, quando inverto as interfaces no /etc/network/interfaces como abaixo:

    auto eth1 #Placa conectada a Internet (Roteador)Placa conectada a rede interna
    iface eth1 inet static

    address 10.1.1.23
    netmask 255.255.255.0
    network 10.1.1.0
    broadcast 10.1.1.255
    gateway 10.1.1.1

    auto eth0 #Placa conectada a rede interna
    iface eth0 inet static

    address 10.1.1.88
    netmask 255.255.255.0
    network 10.1.1.0
    broadcast 10.1.1.255

    Simplismente dou um ping na rede interna e não responde e dou um ping em um endereço e web responde normalmente.
    Outra coisa que acontece e me deixa confuso é que quando reinicio o servidor varias vezes, ele volta a funcionar e dou ping na rede e na internet e obtenho resposta das duas sem mudar configuração e nada.Mas o problema é que as vezes o servidor tem que ser desligado e eu não posso ficar nesse liga e desliga, já passei muito tempo quebrando a cabeça com isso mas não consegui resolver. Já me disseram para colocar em faixas de ip diferente mas a minha rede está toda configurado com ip fixo nessa faixa e o roteador é da embratel e eu não tenho acesso as configurações do mesmo, só quero fazer isso em ultimo caso.

    Resumindo o que eu preciso é fazer as duas placas funcionarem juntas sem problemas.

    Desde já agradeço a todos.

    Ass: Vinicius Marx

  2. #2

    Padrão

    O problema é que ambas as suas interfaces estão na mesma rede e (a não ser que esse seu Linux seja configurado para funcionar em modo Bridge) faz com que a comunicação não funcione.

    Ou você altera a rede interna para uma rede diferente de 10.1.1.0/24 ou altera a rede de conexão com o roteador (o que deve ser mais simples).

    Até mais...

  3. #3

    Padrão

    A resposta do Magnun, já matou a charada, o seu problema, é que esta na mesma rede e há um conflito de gateway de endereçamento.

    As opções são :

    Mudar uma das redes;
    Colocar em bridge as interfaces;