+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace PTP travando com 4 MB de tráfego

    Boa tarde!

    Galera, to com alguns problemas e gostaria de opiniões. Minha estrutura é a seguinte:

    Ponto A:
    RB 433AH com cartão 8602 XR5 Ubiquiti configurado com a potência em default, ACK em 77, interface wlan1 e eth1 em bridge.
    A configuração do link é Bridge com WDS na frequencia de 5.220
    Antena Pluton PTX26
    Aproximadamente 2 metros de cabo RGC 213
    Fonte colocada diretamente na routerboard (fonte de 18 volts, 5 ampéres)
    Cabos novos e bem isolados

    Ponto B: Distante 8 Km, com visada perfeita, sem obstáculos na zona de Fressnel

    RB 433AH com cartão XR5 configurado com a potência em default, ACK em 77, interface wlan1 e eth1 em bridge.
    A configuração do link é Bridge com WDS na frequencia de 5.220
    Antena Pluton PTX26
    Aproximadamente 2 metros de cabo RGC 213
    Fonte colocada diretamente na routerboard (fonte de 18 volts, 5 ampéres)
    Cabos novos e bem isolados

    O Overall CCQ fica entre 90 e 100%. Raramente baixa disso.

    O preambulo esta configurado como both, mas estava em short. Mudei para ver se melhorava.

    Signal Strength em -51dbm
    Signal to Noise em 45 db
    P Throughput na faixa dos 28000 kbps

    Mk versão 3.27

    Tráfego utilizado entre 3.5 e 6 Mb


    Problemas:

    Quando o tráfego passa dos 4 Mb o link costuma "cair". Na pratica, o que acontece é que o link, que sempre mostra conectado em 54 ou 48 Mb no Registration, cai para 6 Mb e o tráfego fica horrível. O ping entre um ponto e o rádio, que normalmente é de 15 ms vai para mais de 2000 ms.
    Se eu fizer qualquer alteração no cartão, ou mesmo rebootar o rádio, tudo volta a funcionar. Depois de alguns minutos volta a cair novamente.

    Também tem muita mensagem de Sent deauth nos logs.

    Ja troquei os cabos, conectores, realinhei as antenas. Os rádios são nvos, pois tinha RB mai antigas por conta da capacidade de processamento baixo que tinham.

    Um detalhe é que nos dois lados eu tenho mais 2 cartões nas RB, configurado em 2.4 e mesmo quando o link acima fica ruim, estes outros cartões continuam funcionando numa boa, deixando claro que o problema está só neste Ponto-a-Ponto. Já substitui os cartões Ubiquit por cartões SENAO para testar, e o link travou do mesmo jeito.

    Já alterei diversas configurações, mas sempre que o link passa dos 4 Mb começo a ter estes problemas.

    Hoje setei o Default Ap TX Rate em 4 Mb, e minimizou o problema, mas ele continua acontecendo.

    Mas preciso de mais capacidade de tráfego, pois meu link é de 6 Mb e já está saturando, preciso aumentar isso com a operadora de Telefonia.

    Alguém tem alguma sugestão?
    O Mikrotik, nas condições acima, deveria suportar mais tráfego ou este é mesmo o seu limite e devo partir para um rádio mais robusto, tipo um Canopy, algo assim?

    Abraços



  2. #2

    Padrão

    ja experimentou trocar as fontes e diminuir a potencia dos cartoes?

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    ja experimentou trocar as fontes e diminuir a potencia dos cartoes?

    Sim Fernando, ja troquei as fontes. Inclusive usava fonte de 3,5A, troquei por fontes de 5A.
    Também já baixei a potência, já aumentei a potência, já troquei cartão e pig-tail também.

    Por isso que questionei a real capacidade de tráfego do Mikrotik. Será que, mesmo em ótimas condições, ele suporta trafegar mais de 5 Mb o tempo todo?

  5. #5

    Padrão

    e quanto a potencia? ja tentou diminuir?ja fechei um enlace aqui de 4 km com dois ns5 com + de 20 megas só com as antenas internas deles, agora imagina usando duas plutons.. os cartoes xr5 são excelentes mais eu nunca usei, o 8602 eu quebrei a cabeça pra usa-los mas agora ta redondinho em 2.4, 5.8 nunca testei.. quando eu digo trocar as fontes, digo em fontes de melhor qualidade, tipo fontes de notebook... nem precisa de 5 amperes

  6. #6

    Padrão

    Putz, to passando 6Mb full em B com um NS2 e um "radinho" OIW, depois nego vem falar mal dos radinhos...rsrsrs

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Putz, to passando 6Mb full em B com um NS2 e um "radinho" OIW, depois nego vem falar mal dos radinhos...rsrsrs

    amigo radios dá pra quebra galho, mas não é para prestar um serviço 100% se quer um serviço com qualidade, coisa de profissional, rb e cartões.... o caso do nosso amigo ta passando apenas 4 mb é defeito, no minimo passa uns 30mb

  8. #8

    Padrão

    Eu acho radios bem menos problematico do que RB, só ver ai a quantidade de topicos com problemas em RB.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Eu acho radios bem menos problematico do que RB, só ver ai a quantidade de topicos com problemas em RB.
    o problema é os osuarios que não sabem configurar, tenho rbs ligadas a 1 ano direto, nunca desligo, e tá 100%.

    vc não usa rbs né? ja uso? eu usei aps, testei nano para ptp e modo ap e decidi, ap e nano apenas para cliente.

  10. #10

    Padrão

    Nunca usei mas nao duvido da qualidade, só acho que AP e NS mais tranquilo, so configurar e esquecer na torre.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Nunca usei mas nao duvido da qualidade, só acho que AP e NS mais tranquilo, so configurar e esquecer na torre.
    sabe, eu testei, mas não gostei mesmo pois fiz um teste assim pinguei com potencia de 65500 o nano, só eu conectado, e perdia alguns pacotes, com a rb e mais uns 20 clientes nao passava de 600ms e nenhum pacote perdido...

    eu tenho 1 nano em modoap, mas coloquei pra atende um cliente meu que se mudo, pago nova instalação,ai eu coloquei um nano pra atende ele, pq eu tinha painés só de um lado do predio que ele esta perto, ai pensei assim, painel 12,5 dbi tsm 286,00 cartão mini pci 100,00, nano 200,00 pra atende só ele deixo o nano, mas passando de 5clientes coloco painel pra eles...

  12. #12

    Padrão

    Aqui ping de 65500 para o NS2 dá 20ms.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Aqui ping de 65500 para o NS2 dá 20ms.
    vc ta ligado no cabo de rede dele? pois via wireless acho dificil...

  14. #14

    Padrão

    4 km com dois ns5, pings em 2 ms, passando 20 megas.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    4 km com dois ns5, pings em 2 ms, passando 20 megas.
    potencia dos ping 65500?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    potencia dos ping 65500?
    default.

  17. #17

    Padrão Problema aparentemente resolvido

    Galera, antes de mais nada, obrigado a todos que responderam e deram suas opinioes.

    Confesso que também esperava muito mais do link. Mudei várias configurações. Diminui a potência ao mínimo possível (no meu caso 15 db, para nao ficar abaixo da metade da capacidade da antena, que é de 30 db) e nada resolvia. Funcionava um pouco e, de repente o link travava de novo.
    Aí mudei a configuração da banda. De 5 Ghz pra 5 Ghz Turbo, e de la pra cá o rádio não travou mais. Nem as mensagens de deauth não tem acontecido mais.

    Notei que após mudar para Turbo, Signal to Noise caiu. Ele ficava na casa dos 50 db e agora nao passa de 37 db. Não entendi muito bem isso. Mas o link está funcionando 100%.

    A pergunta que faço é a seguinte: será que pode ser o cabo utilizado? RGC 213?
    Pois troquei cartões e pig's durante os testes, o alinhamento das antenas foi conferido, é local com muito pouca interferência. Na verdade a interferência que tenho é minha mesma, pois tenho duas redes que trafegam pelas mesmas torres, mas uso frequências bem distantes em cada uma delas, e também a polarização das antenas é invertida. Numa rede é horizontal e na outra, vertical, exatamente para uma rede nao interferir na outra.

    Apesar de usar apenas 2 metros de cabo em cada antena, será que colocando cabo LMR400 mudaria muita coisa?

  18. #18

    Padrão + detalhes

    pode especificar qual a distancia ?

    pq eu tenho um enlace de 4,5 km com visada não muito perfeita, estou usando em cada ponta nano5 apotados para uma zirok e so consigo passar 4 megas

  19. #19

    Padrão

    pode me ajudar pq estou com dificuldades aqui no meu ptp + ou - essa sua mesma distacia