+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão WDS entre Mikrotik e Edimax - repetidora com 2 APs

    Estou tentando fazer uma bridge transparente entre um MK e um AP Edimax com o objetivo de montar uma repetidora com dois Edimax fazendo repasse de MAC para o controle dos clientes. Minha idéia seria utilizar dois Edimax, um em modo WDS e com antena direcional para receber o sinal do MK e outro em modo AP com antena omni para transmitir aos clientes da repetidora.

    Utilizo firmware APRouter no Edimax, fiz o teste configurando como AP+WDS e o WDS funcionou normalmente, porém dessa forma o equipamento que deveria ser responsável apenas pelo link ponto a ponto, já faz a retransmissão do sinal via wireless. Como estou utilizando uma antena direcional nesse AP, o ideal seria que ele não repetisse o sinal via wireless, para que eu pudesse conectar o outro AP(com a omni) via cabo ethernet, conforme exemplo da figura em anexo.

    O problema é que quando coloco o Edimax em modo WDS, ele perde totalmente a comunicação com o Mikrotik e a única informação que vejo no LOG do MK, são vários sent deauth com o MAC desse AP, que parecem tentativas de conexão por parte do Edimax, rejeitadas pelo MK.

    Pesquisei muito sobre o assunto, mas não encontrei nada que pudesse me ajudar. Pelo que eu entendi, como não quero repetir o sinal via Wi-Fi no Edimax, devo utilizar mesmo o WDS e não AP+WDS, porém quando altero a configuração para WDS ele para de se comunicar com o MK! Poderiam me ajudar, por favor?

    Obrigado,
    César
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Repetidor.jpg
Visualizações:	405
Tamanho: 	49,9 KB
ID:      	4976  

  2. #2

    Padrão

    Colega, a algum tempo atras, tentei fazer também este esquema seu, mas o firmware do seu edimax é o aprouter 6.1? Se sim como no meu caso, vi um tuto na internet em que dizia que só funciona desta maneira mesmo, ap-wds , não achei outro jeito, apenas ativei o controle por mac e deixei vazia a lista...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Colega, a algum tempo atras, tentei fazer também este esquema seu, mas o firmware do seu edimax é o aprouter 6.1? Se sim como no meu caso, vi um tuto na internet em que dizia que só funciona desta maneira mesmo, ap-wds , não achei outro jeito, apenas ativei o controle por mac e deixei vazia a lista...
    A versão do edimax é essa mesmo! Você sabe de algum outro firmware que aceita o modo WDS?

    Você teria esse link do tutorial que vc achou?

    Fiz um teste usando a configuração que você falou e aparentemente deu certo! Porém estou com uma dúvida em relação ao controle dos clientes conectados via WDS... todos dizem que o WDS repassa o MAC do cliente, mas pude ver esse repasse apenas na tabela do DHCP e não no Registration do Wireless... o único MAC que estava no Registration do Mikrotik, era o do edimax conectado via WDS... é isso mesmo? Nesse caso, como é feito o controle dos clientes que estão conectados via WDS no Edimax?

    Fiz uns testes aqui e aparentemente deu certo... setando o IP estático na tabela do DHCP, alterando a configuração do DHCP para ele atribuir IP somente aos clientes com IP estático, incluindo o IP e o MAC do cliente na tabela ARP e setando o ARP para reply-only. Fazendo tudo isso, aparentemente deu certo, pois setei manualmente um IP em um cliente nao cadastrado e ele não navegou.

    É isso mesmo?

    Att,
    César

  4. #4
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    ola amigo o registro do mikrotik so pega quem tiver conectado ao cartao wireless no caso e o seu edimax os seus clientes conectados ao edimax vao para outros controles tipo tabela ARP QUEUE HOTSPOT PPPOE etc:

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Não Registrado Ver Post
    ola amigo o registro do mikrotik so pega quem tiver conectado ao cartao wireless no caso e o seu edimax os seus clientes conectados ao edimax vao para outros controles tipo tabela ARP QUEUE HOTSPOT PPPOE etc:
    Obrigado! Era isso que eu imaginava mesmo!

  6. #6

    Padrão

    Que bom que funcionou! Agora o edimax repassa todos os mac´s para seu mikrotik, a tabela registration não aparecerá os clientes que estão no edimax pois ele tem sua tabela própria, para ver quais mac´s estão conectados ao ap, vá em "Wireless/Básico" e clica em exibir clientes ativos.

    OK ?