+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual o melhor Hardware para montar servidor proxy squid?

    Bom dia pessoal,


    Preciso da opinião dos colegas aqui do forum. Estou montando um servidor proxy squid em paralelo com mikrotik. Qual a melhor configuração para montar essa maquina?Tipo, Qual melhor processador? Quanto de memoria RAM? Quanto de HD, Qual o melhor? SATA ou IDE? etc...

    Pretendo usar o Debian. Eu atendo a 70 clientes.


    Obrigado,


    Denys Lemes

  2. #2

    Padrão

    Com 70 clientes pode pegar uma máquina mais básica, até porque o Squid não aproveita o paralelismo do multi-processamento. Apenas através de "work-arounds" (gambiarras).

    Pega uma máquina com 1-2GB de RAM (memória é sempre bom e o custo tem caído vertiginosamente), um HD de 250GB (puder montar um raid com 3 HDs é sempre bom, não apenas pela performance, mas também pela redundância).

    Tenho procurado material sobre isso, mas é escasso.

  3. #3

    Padrão

    To com o suid em uma maq Core2duo, com 4 GB RAM e hd de 500 e to satisfeito

  4. #4

    Padrão

    amigo, sinceramente invista em HDs SAS, oq o squid mais vai usar vc pode ter ctz que eh o HD, vai gravar e apagar muito mais doq vc em toda sua vida no pc, entao se vc tem um HD lento ou de baixa performance seu proxy logo logo abre o bico... vai de C2Duo, 4gb de memoria de preferencia com ECC ou FBDIM, e HDs SAS em Raid.

  5. #5
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Complementando o que o amigo falou:

    Invista em um Hard raid 0 para o cache com HD SAS ou fibra (bala na agulha detected), para o sistema pode ser um sata comum mesmo. Um hard raid, aqueles que usa uma placa dedicada para fazer o serviço, nada de configurações de juntar discos, ok?

    Processador: Pode ser um comunzinho mesmo, o squid ainda não utiliza todos os cores, mas há planos para isto.

    Se você tiver bala na agulha, compra um monte de memória, e monta um disco de RAM e coloca um cache "temporário" do squid lá (vai ter que ter um script para copiar/criar as pastas no boot), aí te garanto que vai ser rápido.

    Invista em uma placa de rede boa, se possivel aquelas que já tem um processador embutido, que tira a carga de processamento de pacotes do servidor.

    Instale o SO mais enxuto o possível, mas só o basico para sua instalação.

    Tenho um proxy em Windows, e toda hora tenho que ficar desfragmentando o HD porque fica tudo lento, um disco pro SO e pro squid é bobeira, mas pára tudo no servidor, ficou esses dias com taixa de leitura de 2MiB/s (deveria ser uns 80MiB/s).

  6. #6

    Padrão

    Vamos lá

    Disco: quanto menor o i/o de disco e melhor o acesso a multiplos caminhos melhor a performance.
    Logo: sas,scsi,sata,ide (hoje vc pode comprar discos ultra wide 320 usados com controladora fortissima por uma pechincha e com isso vc pode esquecer disco).
    Diskd eu uso e sou feliz tem gente que não gosta agiliza o formato de pesquisa no disco portanto faça a festa.
    Não se esqueça tambem que um bom particionamento é fundamental (Reiserfs com noatime).
    Disco de 73 Gb scsi ultra 320 R$ 350,00 ML (mas tem mais baratos)
    Controladora Ultra320 R$ 299,00 ML
    Com 3 discos vc já monta 1 raid 5

    Processador: vários processadores ou vários nucleos não melhoram a velocidade do squid em si uma vez que a performance dele esta mais ligada a io que ao processamento, mas auxiliam o sistema operacional a tratar grandes quantidades de dados portanto qualquer core2duo ja faz a alegria.

    Memória: a regra é quanto mais melhor se sua placa mãe cabe 4Gb coloca os 4 se cabe 8Gb coloca os 8 hoje 1 pente de memória DDR3 1066Mhz 2Gb sai por 160 reais então esse não é um impeditivo.

    Placa de rede:Use placas de rede gigabit mesmo que sua conexão for 100Mbit placas gigabit tem algoritimos mais trabalhados e sistema de buffer mais potentes existem até placas com "off load" que removem o trabalho do linux fazer checksum tcp/ip e fazem nelas mesmas.

    Sistema operacional: esse é uma briga, eu gosto de Debian (atualmente), mas em freebsd fica rapido, open tambem netbsd fica rapido, slackware. Esquece Ubuntu, Knoppix e etc tente usar distros mais "puras".

    Logs: Faça log do que for necessário se o intuito é fazer cache de seus usuarios e não saber se aquela gostosa ta vendo site de sacanagem nao faça cache de acesso porque ele sim consome o seu disco a toa.

    Bem voce pode montar sua maquina sim, a escolha do hardware é o mais importante um bom hardware vai garantir as suas noites de sono e a felicidade dos seus usuário.

  7. #7

    Padrão

    HD de 250 ou 500gb como dito anteriormente. prefira sata ou scsi, raid seria um luxo, mais muito bem aconselhavel. abraço.

  8. #8

    Question

    Bom Dia toda vez que instalo a debian para servidor de cache só passa 3 meses e tenho que formatar de novo porque ele para, o sistema é o cache tudo em um hd sata hoje vou colocar
    outro hd de 80gb só para o sistema e deixar o hd sata de 250 gb só para cache ativar a opção noatime, ext3, vocês me aconselhar usar no squid aufs ou diskd ?


    só isso obrigado
    Última edição por wifiinternet; 31-07-2009 às 06:18.

  9. #9
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wifiinternet Ver Post
    Bom Dia toda vez que instalo a debian para servidor de cache só passa 3 meses e tenho que formatar de novo porque ele para, o sistema é o cache tudo em um hd sata hoje vou colocar
    outro hd de 80gb só para o sistema e deixar o hd sata de 250 gb só para cache ativar a opção noatime, ext3, vocês me aconselhar usar no squid aufs ou diskd ?


    só isso obrigado
    O diskd está defasado, é muito melhor usa aufs, há relatos de travamentos e problemas no sistema de arquivos quando utilizado o diskd.

    Hoje em dia, diskd só para BSD, mas isto só porque ainda não portaram o aufs (funcionalmente).