+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Separar trafego para vlan

    Galera,

    estou fazendo aqui um sistema de vlan paralelo na minha rede. uso ela inteira em bridge e as vlans estao em cima da bridge.
    Vou colocar voip para os clientes nessa bridge, e para melhorar o trafego, quero que só os pacotes e conexões de voip passem pela vlan. os rádios que uso nao fazem vlan, mas os ata's fazem. irei trabalhar com os radios em bridge. ai conseguiria colocar os atas na vlan, os radios iriam juntar tudo e o mkt separa.

    mas para ser totalmente eficiente, precisaria que o mikrotik separasse os trafego dos atas e enviassem pela vlan.

    alguem teria noção de como fazer para os pacotes e conexões marcadas do voip fossem para a vlan?

    obrigado desde ja!

  2. #2

    Padrão

    também passo porisso amigo....
    mas meu acso é bem pior ..
    comprei um switch grenciador da linksys
    e não tenho a minima ideia de como separar as vlans
    se pudre da uma mão agradeço a todos ai...
    abraços..

  3. #3

    Padrão

    Minha necessidade é um pouco diferente, mas também me interesso no uso das VLANs.

    Se alguém puder dar uma olhada no meu tópico e sugerir alguma coisa a respeito agradeço muito. ( Sugestão para configuração de Bridges )

    Vejo que o amigo já fez a configuração da VLAN, se tiver algum material que puder me enviar será uma enorme ajuda.

    Obrigado !

  4. #4

    Padrão

    pra fazer vlan nao é nada complicado.
    só adicionar na interface que voce quer e colocar o ID que voce quer usar. na outra ponta, criar igual e colocar o mesmo ID. ai pra testar, coloca 2 ip's de qualquer range que voce nao usa nas 2 vlans e voce tem a comunicação.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    pra fazer vlan nao é nada complicado.
    só adicionar na interface que voce quer e colocar o ID que voce quer usar. na outra ponta, criar igual e colocar o mesmo ID. ai pra testar, coloca 2 ip's de qualquer range que voce nao usa nas 2 vlans e voce tem a comunicação.

    OK, obrigado vou testar.

    Voce conhece algum radio, desses simples de usar em cliente que suporte VLAN ?
    É que preciso fazer isso em alguns clientes mas nao posso colocar mikrotik neles agora.
    Alguma versao de firm da aprouter ou outro conhecido funciona sera?

    Obrigado !

  6. #6

    Padrão

    galera..
    estudando sobre isso aqui, vi que realmente é na marcação do pacote que eu vou dar a ele a Tag da Vlan em seu cabeçalho.
    Agora , mikrotik, alguem sabe como faço isso?

    Obrigado.

  7. #7

  8. #8