Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão R52H não ta aguentando muitos clientes

    Olá amigos estou usando o R52H para transmitir, mais to tendo muitos problemas de ping alto e perda de pacotes, mais isso só acontece depois das 20:00 quando o numero de clientes aumenta em torno de 30 cliente em cada cartão a coisa começa a fica feia, com trafego medio de 1,5mega em cada cartão, percebo que o Overall Tx CCQ começa a variar de mais, se algum amigo tiver alguma dica pra configuração do cartão para melhor desempenho agradeço.

  2. #2

    Padrão

    primeiro, usar no maximo 17dbm, segundo ta passando 1,5 mb deve ser pq tem algum de seus clientes com sinal baixo, ai a rb tem que baixar de 11mb pra 1, ou 2 mb ai congestiona o cartão todo, tem qu ver qual cliente q ta com sinal abaixo de -75 ou com 1,ou 2mb ir na residencia dele e arrumar....

  3. #3

    Padrão Dúvida ?????

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    primeiro, usar no maximo 17dbm, segundo ta passando 1,5 mb deve ser pq tem algum de seus clientes com sinal baixo, ai a rb tem que baixar de 11mb pra 1, ou 2 mb ai congestiona o cartão todo, tem qu ver qual cliente q ta com sinal abaixo de -75 ou com 1,ou 2mb ir na residencia dele e arrumar....
    Amigo vc poderia explicar melhor esse lance de cliente com 1mb ou 2mb na conexão sem fio, isso prejudica o restante dos usuarios, por que ? Hoje um cliente me ligou dizendo q estava com esse problema (sinal fraco), mas como eu estava acabando de colocar uma setorial pra dividir os clientes em outro cartão acabei nem precisando ir em sua residencia, mas gostaria de saber o que realmente acontece qdo algum cliente está com sinal fraco....... Obrigado !!!!

  4. #4

    Padrão

    Fixa o data rate para 11Mbps e coloca a potencia em 18dbm.

    Ah e ajeita esses clientes com sinal ruim.

  5. #5

    Padrão

    se fixar em 11mb, os clientes com sinal baixo não vão conectar....
    funciona assim, se vc tiver 1 cliente com sinal baixo tipo -85 e conectado a 1mb o cartão vai operar em 1mb para todos os clientes do cartão...

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    se fixar em 11mb, os clientes com sinal baixo não vão conectar....
    funciona assim, se vc tiver 1 cliente com sinal baixo tipo -85 e conectado a 1mb o cartão vai operar em 1mb para todos os clientes do cartão...
    hummmm... não é assim que funciona. Se 1 cliente estiver a 1 mbps o AP negociará com o mesmo a 1 mbps e com os outros a taxa que os mesmos suportam (2/5.5/11 mbps). Vamos imaginar o seguinte:

    10 clientes, 9 a 11 mbps e apenas 1 cliente a 1 mbps. O AP levará um tempo N para "conversar" com os 9 e um tempo N*11 para "conversar" com o cliente a 1 mbps. Ou seja, esse cliente representa, em função do tempo gasto na "conversa" 11 clientes a 11 mbps. Sua célula não tem mais 10 clientes e sim 20, em questão de tempo de negociação AP/Cliente e isto é muita coisa.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    se fixar em 11mb, os clientes com sinal baixo não vão conectar....
    funciona assim, se vc tiver 1 cliente com sinal baixo tipo -85 e conectado a 1mb o cartão vai operar em 1mb para todos os clientes do cartão...

    Intaum para evitar esse tipo de problema devo sempre deixar o cartão com banda 2,4 ghz b/g (com banda "b" 11mb e "b/g" 54mb)....
    Ou estou errado ?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    hummmm... não é assim que funciona. Se 1 cliente estiver a 1 mbps o AP negociará com o mesmo a 1 mbps e com os outros a taxa que os mesmos suportam (2/5.5/11 mbps). Vamos imaginar o seguinte:

    10 clientes, 9 a 11 mbps e apenas 1 cliente a 1 mbps. O AP levará um tempo N para "conversar" com os 9 e um tempo N*11 para "conversar" com o cliente a 1 mbps. Ou seja, esse cliente representa, em função do tempo gasto na "conversa" 11 clientes a 11 mbps. Sua célula não tem mais 10 clientes e sim 20, em questão de tempo de negociação AP/Cliente e isto é muita coisa.
    sergio, com certesa vc tem mais experiencia que eu, porem se tiver cliente com sinal ruim, -85 por exemplo e ele tiver com 1mb aquele cartão não passa de 1 mb de trafego, se eu desconectar aquele cliente, o trafego do cartão sobe para 2, até 3mb, não sei exatamente como funciona, mas oq importa tem que deixar o cliente com sinal bom!!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Intaum para evitar esse tipo de problema devo sempre deixar o cartão com banda 2,4 ghz b/g (com banda "b" 11mb e "b/g" 54mb)....
    Ou estou errado ?
    na verdade a configuração do cartão não adianta muito se o cliente estiver com sinal ruim, vc deixa ele na banda b-11mb, porem tem uma aba "data rates" onde vc pode deixar em defalt, 1, 2, 5,5, 11mb se vc fixar em 11mb ele vai dessconectar todos os clientes com sinal baixo, e acredito que tenha um desempenho melhor no cartão...

  10. #10

    Padrão Entendi !!!!!

    Agora sim eu entendi como funciona, vlw muito obrigado pelas explicações MAXADRIANO E SERGIO....
    Eita forum baum hein soh.......

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    hummmm... não é assim que funciona. Se 1 cliente estiver a 1 mbps o AP negociará com o mesmo a 1 mbps e com os outros a taxa que os mesmos suportam (2/5.5/11 mbps). Vamos imaginar o seguinte:

    10 clientes, 9 a 11 mbps e apenas 1 cliente a 1 mbps. O AP levará um tempo N para "conversar" com os 9 e um tempo N*11 para "conversar" com o cliente a 1 mbps. Ou seja, esse cliente representa, em função do tempo gasto na "conversa" 11 clientes a 11 mbps. Sua célula não tem mais 10 clientes e sim 20, em questão de tempo de negociação AP/Cliente e isto é muita coisa.
    sergio, neste caso, como devo fixar os data rates, pois os clientes que usam ap por exemplo, quando estão inativos (seu pc esta desligado, mas o radio fica ligado igual geladeira) seu tx/rx ficam em 1mbps, quando eles vão navegar, sobe para 11 novamente, meu pior cliente esta em -74.

    Obrigado
    Última edição por agpnet; 31-07-2009 às 21:54.

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    sergio, neste caso, como devo fixar os data rates, pois os clientes que usam ap por exemplo, quando estão inativos (seu pc esta desligado, mas o radio fica ligado igual geladeira) seu tx/rx ficam em 1mbps, quando eles vão navegar, sobe para 11 novamente, meu pior cliente esta em -74.

    Obrigado
    Isto aconte porque não está "travado" em 11 mbps os clientes. Faça esta configuração em todos os clientes, configure para Short Preamble e em seguida "trave" o AP em 11 mpbs e Short Preamble.

  13. #13

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    se fixar em 11mb, os clientes com sinal baixo não vão conectar....
    funciona assim, se vc tiver 1 cliente com sinal baixo tipo -85 e conectado a 1mb o cartão vai operar em 1mb para todos os clientes do cartão...
    -85 conecta sim, a maioria dos radios que usei tem sensibilidade de 11Mbps@-84dbm, NS2 tem 11Mbps@-92dbm o.O

    hein sergio, entao short preambule é melhor? sempre achei que o melhor seria long...

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Isto aconte porque não está "travado" em 11 mbps os clientes. Faça esta configuração em todos os clientes, configure para Short Preamble e em seguida "trave" o AP em 11 mpbs e Short Preamble.
    Esta de travar o ap no cliente em 11 ok, vou fazer, mas agora surgiu o preamble, qual a finalidade disso ? Meus cartões estão todos em long, isso prejudica o desempenho ?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Isto aconte porque não está "travado" em 11 mbps os clientes. Faça esta configuração em todos os clientes, configure para Short Preamble e em seguida "trave" o AP em 11 mpbs e Short Preamble.


    Explica um pouco mais sobre o short preamble Sérgio...por favor...

  17. #17
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Explica um pouco mais sobre o short preamble Sérgio...por favor...
    Tipo de preâmbulo define o comprimento de um bloco de frames CRC durante a comunicação wifi.

    Antigamente, na saudosa época dos Orinocos, o preamble suportado era long = 128 bits. Com a evolução do padrão 802.11 chegaram a conclusão (institutos de prodonização) que 56 bits (short preamble) eram suficientes e aumentava o throughput na rede.

    Desta forma se todos os equipamentos da rede (hoje eu diria que é raro encontrar um equipamento que não suporte) suportam o short preamble, estará aumentando o throughput da mesma.

    Faça um teste simples: em um Mikrotik, em apenas um cartão, configure os clientes para short preamble e depois o próprio Mikrotik. Habilite em registration a exibição do PThroughput e veja a diferença em relação a outro cartão que usa long preamble.

    Deixar em booth seria uma opção intermediária até conseguir migrar todos para short, pois o AP dispensará mais tempo para alternar entre um e outro e isto impacta na performance geral.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    -85 conecta sim, a maioria dos radios que usei tem sensibilidade de 11Mbps@-84dbm, NS2 tem 11Mbps@-92dbm o.O
    eu usei -85 como exemplo, tipo -85 em 1mb, se fixar em 11mb o cartão, este cliente que esta com 1mb não irá conectar...

  19. #19

    Padrão

    Obrigado Sergio, aparentemente melhorou bastante por aqui o P througput, agora vou acompanhar os clientes e analisar.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio
    10 clientes, 9 a 11 mbps e apenas 1 cliente a 1 mbps. O AP levará um tempo N para "conversar" com os 9 e um tempo N*11 para "conversar" com o cliente a 1 mbps. Ou seja, esse cliente representa, em função do tempo gasto na "conversa" 11 clientes a 11 mbps. Sua célula não tem mais 10 clientes e sim 20, em questão de tempo de negociação AP/Cliente e isto é muita coisa.
    Acho que essa foi a informaçao mais convicente que ja li sobre:
    APENAS UM CLIENTE com sinal ruim influenciar em toda rede .
    Sempre desconfiei dessa questao, mas agora ficou didático!

    O que parece , pela informaçao do sergio, é que nao é ,necessariamente o sinal
    abaixo de determinado nivel que é prejudicial , mas , principalmente o cliente ta
    conectado menos que a capacidade do cartao .. Menos de 11mbps ,por exemplo.
    Será que entendi corretamente??






    Obrigado pela informaçao
    Última edição por sergio; 02-08-2009 às 18:33.