+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida enlace

    Olá estou querendo montar um PTP, para levar dados ao 2° laboratório tecnico da empresa.
    Detalhe: em linha reta dá mais ou menos uns 3,5KM por ae, porem aqui na cidade de FRANCA/SP a mesma é construida em 3 colinas.. então eu estou em cima de uma e o link no qual eu vou levar fica em uma outra colina.

    Obs: ainda não subi no telhado aqui da empresa ( que é prédio de 3 andares ) mais eu acho que consigo visada se por uma antena de uns 8metros lá no 2°suporte pra onde eu quero levar os links.

    mais se não conseguir a visada.. eu consigo mandar uns 3 mega net-virtua para lá ? se sim, quais equipamentos usar ?

    Obrigado.

    ( existe algo programa que simule geograficamente esse meu cenário ?)

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Posta ae as coordenadas GPS do seus pontos amigo. se não souber fazer isso manda os endereços que conseguimos pegar as coordenadas GPS dos pontos.
    Somente simulando que podemos te dizer o que usar.
    Existe dois programas que fazem isso, se me mandar as coordenadas
    Em 5.8ghz vc manda tranqüilo essa banda.
    Porém precisa ter visada 100% ou quase isso.
    Última edição por leandrolopeswifi; 31-07-2009 às 22:12.

  3. #3

    Padrão

    Net Sabe - UBERLÂNDIA, MG - Apontador.com

    esse é o ponto onde vai sair o link.

    ---------------------------------------

    Net Sabe - UBERLÂNDIA, MG - Apontador.com


    esse é o ponto onde o link vai chegar..

    acho que consigo visada sim.. se por torre em 1 dos lados..

    mais se não consiguir visada, o que vocês me dizem ?

  4. #4

    Padrão Enlace em 900mhz

    Citação Postado originalmente por scraipt Ver Post
    Net Sabe - UBERLÂNDIA, MG - Apontador.com

    esse é o ponto onde vai sair o link.

    ---------------------------------------

    Net Sabe - UBERLÂNDIA, MG - Apontador.com


    esse é o ponto onde o link vai chegar..

    acho que consigo visada sim.. se por torre em 1 dos lados..

    mais se não consiguir visada, o que vocês me dizem ?

    Chefia, o provedor que trabalho já fez vários enlaces em 900mhz (no caso de não ter visada) e nos testes já atingiu 4mb de tráfego.

    Mas ver a possibilidade de trabalhar na frequência 5.8ghz, eu particularmente considero ela show pra caramba, já testei enlaces em 5.8ghz com mais de 2km dando 1ms (só lembrando que esse foi com visada pura) e sem falar que aqui o mesmo provedor já fez enlaces de 9km dando 6ms (com visada).

    Pois então, se tiver visada, usa NANOSTATION 5 com antena externa. E a antena eu usaria Zirok 90cm fechada, um par em cada lado claro... rsrsrsrs, garanto que se tiver visada fecha com certeza e ainda te sobra trafego e muitoooooooo.

    Agora se quiser aloprar no tipo de rádio taca TSUNAMI (é caro, rsrsrs).

    Flws.
    Última edição por jucylenio; 01-08-2009 às 19:37.

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Posta ae as coordenadas GPS do seus pontos amigo. se não souber fazer isso manda os endereços que conseguimos pegar as coordenadas GPS dos pontos.
    Somente simulando que podemos te dizer o que usar.
    Existe dois programas que fazem isso, se me mandar as coordenadas
    Em 5.8ghz vc manda tranqüilo essa banda.
    Porém precisa ter visada 100% ou quase isso.

    Segue imagem do link.....
    A principio vc fecha sim em 5.8ghz/
    tem que subir na torre de um dos lados e fazer o teste de visada.
    http://img22.imageshack.us/img22/5903/simulaptp.jpg
    Se usar torres de 18m oou 25 +15 vc fecha esse enlace ate com nano station 5. náo podem ter predios na frente do sinal.senao, somente usando XR9 +yagi.calculei em 2.4ghz usando antenas de 29dbi e radios a 26dbm.em 5.8 passa bem mais banda.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Segue imagem do link.....
    A principio vc fecha sim em 5.8ghz/
    tem que subir na torre de um dos lados e fazer o teste de visada.
    http://img22.imageshack.us/img22/5903/simulaptp.jpg
    Se usar torres de 18m oou 25 +15 vc fecha esse enlace ate com nano station 5. náo podem ter predios na frente do sinal.senao, somente usando XR9 +yagi.calculei em 2.4ghz usando antenas de 29dbi e radios a 26dbm.em 5.8 passa bem mais banda.







    cara me passa esse programa *-*
    muito legal, assim nem preciso amolar vocês mais... e mais uma vez Obrigado ( AGRADECIDO D+)

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Cara, procura no google que vc acha lá fácil.
    Radiomobile é o nome do programa.
    tem vários tutoriais aqui no forum e na internet.

  8. #8

    Padrão

    pessoal pegando carona no topico do amigo, gostaria se possivel de uma ajuda. to com um enlace de 20km. nao tenho coordenadas pq nem tenho gps e nem o local aparece no Google Earth. mais sei q tem visada so nao sei quantos %.
    testei tudo em bancada efunciona tudo ok, mais quando coloco nas torres nao consigo pingar, so consigo pingar por mac.

    torre A 25metros torre B 30metros.
    equipaentos usados:
    2 rb 433 + 2 r52h + ant direcional grade hyperlink 27dbi + 1m de cabo rgc213 premium em cada. to usando a potencia em default, ack 160.
    banda 5ghz.
    canal 5200.
    interfaces em bridge
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem2.GIF
Visualizações:	129
Tamanho: 	14,1 KB
ID:      	5047  
    Última edição por cdcm; 02-08-2009 às 15:57.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cdcm Ver Post
    pessoal pegando carona no topico do amigo, gostaria se possivel de uma ajuda. to com um enlace de 20km. nao tenho coordenadas pq nem tenho gps e nem o local aparece no Google Earth. mais sei q tem visada so nao sei quantos %.
    testei tudo em bancada efunciona tudo ok, mais quando coloco nas torres nao consigo pingar, so consigo pingar por mac.

    torre A 25metros torre B 30metros.
    equipaentos usados:
    2 rb 433 + 2 r52h + ant direcional grade hyperlink 27dbi + 1m de cabo rgc213 premium em cada. to usando a potencia em default, ack 160.
    banda 5ghz.
    canal 5200.
    interfaces em bridge

    Quais os ip que tem em cada rb e como tu fez, uma cliente da outra explica melhor?

  10. #10

    Padrão

    em uma ta assim: ap bridge e na outra ta station. to usando os ips 18.0.2.20/24 e 18.0.2.22. antes na bancada pingava normal tinha acesso a outra e vice-versa. so q nas torres nao consigo. elas se conectam mais nao tenho acesso remoto e nem ping nem com perda. uma coiza q mudei depois de fazer as config é q troquei os mini-pci de slo, nao sei se isso influencia em alguma coisa.
    Última edição por cdcm; 02-08-2009 às 18:14.

  11. #11

    Padrão

    cara, realmente é estranho, já que vc diz que na bancada eles pingaram uma com a outra... eu particularmente nunca vi dizer que isolamento de cartão pudesse barrar ping, mas tbm não duvido.

  12. #12

    Padrão

    vc viu a imagem q anexei ai? vc acha q ta bom o sinal?

  13. #13

    Padrão

    Não é nem questão de sinal baixo chefe, pq mesmo que vc tivesse linkado com sinal baixo, ia acontecer de vc pingar até... mesmo perdendo pcts.... mas o estranho é que vc diz que nem pingar pinga...

    Tá usando que tipo de criptografia?

  14. #14

    Padrão

    nao uso criptografia. hoje vo reconfigurar as rbs e ve no q da.

  15. #15

    Question Aff . . .

    Citação Postado originalmente por cdcm Ver Post
    em uma ta assim: ap bridge e na outra ta station. to usando os ips 18.0.2.20/24 e 18.0.2.22. antes na bancada pingava normal tinha acesso a outra e vice-versa. so q nas torres nao consigo. elas se conectam mais nao tenho acesso remoto e nem ping nem com perda. uma coiza q mudei depois de fazer as config é q troquei os mini-pci de slo, nao sei se isso influencia em alguma coisa.
    Cara, aqui na minha RB se eu mudar o Cartão de Slot ele fica desconfigurado e desativado.

    Será que não foi isso não ?
    O Cartão que vc trocou está na RB que vc quer pingar ???

    Não tenho experiência com RBs não, mas no meu caso, mesmo eu tendo um cartão configurado e trocar por outro igual no mesmo Slot eu tenho que HABILITAR e CONFIGURAR de novo.
    Talvez seja esse o seu problema.

  16. #16

    Padrão

    A linha Motorola Canopy é uma solução de última milha para provedores de internet e empresas que necessitam fazer comunicação entre dois ou mais pontos. Homologado pela ANATEL o sistema Canopy oferece soluções ponto-a-ponto e ponto-multiponto através de um sistema proprietário da Motorola que utiliza tecnologia TDMA onde os rádios são sincronizados por GPS via satélite com todos os protocolos de segurança e encriptação DES e AES.

    caso vc precise faremos o estudo de viabilidade tecnica sem custos, temos todos o Radios PTP com os menores preços de mercado.

    Alexandre Novakoski
    011 5182 8800
    [email protected]
    STOCK TOTAL, Rádio,Radiocomunicação,Radio De Comunicação,Radio Motorola,Telecomunicações,Serviços De Radiocomunicação,Antena,Comunicação,Wireless,Bateria Para Rádio,Sinalizador,Sirene,Carregador De Bateria,Canopy,Radio,Radios,Revenda Premium Motorola