Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede 500 clientes, melhor servidor central e tudo bridge?

    Amigos olah, hoje tenho 5 torres, cada 1 eh idepedente, usa roteamento proprio, agora quero mudar tudo para rb nas torres e usar cache, o bom eh usar um server sentral, junto com cache paralelo e toda a rede em bridge?? ouvi falar que nao eh bom para provedor acima dos 500 clientes... ou faço ainda roteamento separa por torre, tipo cada torre recebendo um ip valido e fazendo seu roteamento separado!!

  2. #2

    Padrão

    Cara na minha Opnião , o melhor a se fazer e centralizar tudo colocando em bridge transparente mas preste muita atençao qual equipamento vai utilizar nao deixe todo trafego da rede em cima de um unico bridge e tambem seria melhor usar um sistema pronto para gerenciar fazer o cache etc. alem de ter um maior controle dos seus usuarios vc fica mais tranquilo qnto ao sistema um amigo tem 600 clientes e usa o topsapp no meu tambem ultilizo mas nao tenho ainda esse numero de clientes abraços

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    nas tores eh tudo rb 433ah, minha preocupacao eh ter muito broadcast no ponto a ponto, pois assim controlando em torre, meu ponto ponto ficam interno(ou seja, nao passa cliente por diretamente por eles) o cliente tem contato soh ateh a rb torre, em bridge, vao passar pelo ponto ponto.. vou usar DHCP em meus clientes e alguns pppoe em 5.8

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    nas tores eh tudo rb 433ah, minha preocupacao eh ter muito broadcast no ponto a ponto, pois assim controlando em torre, meu ponto ponto ficam interno(ou seja, nao passa cliente por diretamente por eles) o cliente tem contato soh ateh a rb torre, em bridge, vao passar pelo ponto ponto.. vou usar DHCP em meus clientes e alguns pppoe em 5.8
    Crie regras no filters das bridges, isto resolve este problema.

  6. #6

    Padrão

    Tudo em bridge.

    Mais controle, mais facilidades

    Até mesmo pq, onde ocorre NAT, convergência de rede, a base deve ser registrada, se for repetidora de um mesmo backbone, não precisa.

    Abraços

  7. #7

    Padrão

    Olá , qnto a Broadcast , nao vejo problemas vc tem 5 torres na minha opniao axo que deveria ter na torre principal 5 rbs 433ah cada uma fazendo bridge pra cada torre e nas torre coloque 5 rbs 433ah com 2 cartoes ou 3 depende da quantidade de cliente que ira colocar em cada torre assim vc nao deixa tudo na mao de um equip so por mais robustas que sejam as Rbs nao devemos deixar um trafico intenso na mao delas podem ter problemas. vc pode diminuir mto o seu broadcast e a carga da rede limitando o numero de conexao tcp/udp de cada cliente controlando P2P etc... lembrando que um cliente usando torrent e responsavel por abrir mais de 150 conexoes corrompendo a qualidade da rede nao precisamos bloquear apenas controlar para todos trabalharem sem problemas. em questão a DHCP nao axo certo eu coloco na conexao pppoe do meu server para dar o ip quanto e feita a autenticação alguns clientes sao ips validos e alguns nao sao sao ips da rede interna seleciono essa opção no meu sistema , em consequencia disso como uso rotas estaticas nunca terei problema com Ips espero ter ajudado so nao quero e atrapalhar Rs...

  8. #8

    Padrão

    Esse tema é intressante! Eu estava para fazer um post sobre esse assunto. Muitos falam de não usar a Bridge, já fiz teste aqui com roteamento em alguns pontos e realmente tive a impressão de um rede mais presa. Contudo tenho um impressão de vulnerabilidade com tudo em bridge. Fico na dúvida de como usar o cache que uso, no caso de roteamento em cada PoP. Como seria a divisão de redes?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    nas tores eh tudo rb 433ah, minha preocupacao eh ter muito broadcast no ponto a ponto, pois assim controlando em torre, meu ponto ponto ficam interno(ou seja, nao passa cliente por diretamente por eles) o cliente tem contato soh ateh a rb torre, em bridge, vao passar pelo ponto ponto.. vou usar DHCP em meus clientes e alguns pppoe em 5.8
    Eu uso DHCP, mais uso criptografia WPA2 com senha individual, de outra maneira usar dhcp é meio crítico. Já que vai usar dhcp, use mascara 255.255.255.255 nos clientes, assim não tem nada de broadcast.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Esse tema é intressante! Eu estava para fazer um post sobre esse assunto. Muitos falam de não usar a Bridge, já fiz teste aqui com roteamento em alguns pontos e realmente tive a impressão de um rede mais presa. Contudo tenho um impressão de vulnerabilidade com tudo em bridge. Fico na dúvida de como usar o cache que uso, no caso de roteamento em cada PoP. Como seria a divisão de redes?
    Justamente por causa de desse tipo de problema, o mais correto é usar em bridge. Controle direto em apenas uma central.

    Abraços

  11. #11
    Ricardo Freitas
    Visitante

    Padrão

    Use bridge, e encapsule o IP valido do seu cliente dentro de uma rede de IPs privados, fica show de bola...

  12. #12

    Padrão :)

    Citação Postado originalmente por Ricardo Freitas Ver Post
    Use bridge, e encapsule o IP valido do seu cliente dentro de uma rede de IPs privados, fica show de bola...
    Amigo Ricardo, me fale mais sobre isso, vi tb um camarada falando sobre as regras em bridge para nao ocorrer determinados problemas, e outro falando sobre com mascara 255.255.255.255, hehe , tenho uma serta urgencia, tenho que decidir isso ateh dia 20 de agosto, onde vou botar minha rede de perna pro ar tudo com rb433ah e tudo fluindo novo! e vc falando sobre encaplamento ,, me da uma dica ai amigaoo, ficarei muito grato,

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Justamente por causa de desse tipo de problema, o mais correto é usar em bridge. Controle direto em apenas uma central.

    Abraços
    Alamdias, conte me mais, para iluminar meu caminho e procurar o caminho serto!!, ja trabalhei um tempo com bridge mais o cliente lah da ponta tinha acesso a toda rede, ateh o servidor, heehh, nao tinha um bloqueio da repetidora, e se eu usar firewall na repetidora, ela deixa de se tornar bridge serto, ehehhe,!!.. comente ,que esse assunto para mim eh importante, e para todos ai!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Ursonet Ver Post
    Olá , qnto a Broadcast , nao vejo problemas vc tem 5 torres na minha opniao axo que deveria ter na torre principal 5 rbs 433ah cada uma fazendo bridge pra cada torre e nas torre coloque 5 rbs 433ah com 2 cartoes ou 3 depende da quantidade de cliente que ira colocar em cada torre assim vc nao deixa tudo na mao de um equip so por mais robustas que sejam as Rbs nao devemos deixar um trafico intenso na mao delas podem ter problemas. vc pode diminuir mto o seu broadcast e a carga da rede limitando o numero de conexao tcp/udp de cada cliente controlando P2P etc... lembrando que um cliente usando torrent e responsavel por abrir mais de 150 conexoes corrompendo a qualidade da rede nao precisamos bloquear apenas controlar para todos trabalharem sem problemas. em questão a DHCP nao axo certo eu coloco na conexao pppoe do meu server para dar o ip quanto e feita a autenticação alguns clientes sao ips validos e alguns nao sao sao ips da rede interna seleciono essa opção no meu sistema , em consequencia disso como uso rotas estaticas nunca terei problema com Ips espero ter ajudado so nao quero e atrapalhar Rs...
    desse modo que vc citou, nao seria exatamente tudo em bridge, seria uma rb433ah controlando as outras rb433ah, ou na mesma controlar por torre, heeheh, axo que isso que entendi, digo em um server central com possibilidade de usar 1 cache para todas as torres, ou largar mao do cache e usar idepedente, como uso agora, dessa forma nao tive problemas, mais como to almentando numero de clientes ,quero nao ter que mudar mais daki para frente radicalmente!

  15. #15

    Padrão

    Sobre a máscara /32 (255.255.255.255) deve ser atribuída por dhcp, que você deverá usar, como disse. No Linux, no dhcpd.conf é só colocar subnet-mask 255.255.255.255. Assim todos seus clientes receberão essa máscara, ficarão isolados, entre si, cada ip é seu próprio broadcast. A questão da bridge tem muitas vantagens e facilidades, porém é como o amigo falou, todos chegam a qualquer ponto da rede.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    desse modo que vc citou, nao seria exatamente tudo em bridge, seria uma rb433ah controlando as outras rb433ah, ou na mesma controlar por torre, heeheh, axo que isso que entendi, digo em um server central com possibilidade de usar 1 cache para todas as torres, ou largar mao do cache e usar idepedente, como uso agora, dessa forma nao tive problemas, mais como to almentando numero de clientes ,quero nao ter que mudar mais daki para frente radicalmente!
    Sim do mesmo modo vc estara em bridge so que como disse 500 clientes sao 500 clientes por mais robustas que sejem as rbs nao e bom deixar tudo na mao de uma unica RB tendo 5 trabalhara sucegado e sem problemas e somente o server central fazendo o controle e como o amigo falo deixando a mascara 255.255.255.255 vc estara isolando cada cliente. cara sem duvida nenhuma vc trabalhando em bridge e tendo um server central te inumeras vantagens cache controle de usuarios autenticação mais segura ao invez de wpa2 pppoe controle p2p vai ter inumeras vantagens e melhor economizara seu link deixando sua rede mais estavel .

  17. #17

    Padrão

    olá,
    e como ficaria, 500 clientes saindo por apenas um ip valido do servidor central?, sites q limitam serviços por ip?
    flw

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ThyagoComputer Ver Post
    olá,
    e como ficaria, 500 clientes saindo por apenas um ip valido do servidor central?, sites q limitam serviços por ip?
    flw
    Intão nao vejo problemas ,no meu caso do ip valido para quase todos clientes depende da nescessidade de cada um se o cliente me pede ip valido eu repasso a ele é o correto a se fazer todos provedores deveriam dar ip valido ao seu cliente ta certo que nem sempre e possivel tenho 10 mbs de link tenho 64 ips da classe C 189,188 etc... validos a cada MB adiquirido se caso eu estourar mas to mto longe disso hauhahaa eu pago a parte por pacote de IP mas lembrando nao do ip para todos so os que realmente nescessitam os problematicos deixo com ip da rede interna rs

  19. #19

    Wink Muito Simples!

    Utilize um Servidor Mikrotik controlando cliente via pppoe (Lembrando que não é uma RB433AH e sim um computador rasoavel c/ mikrotik licenciado)
    Esse computador vai fazer todo o controle.
    As bases e PTP devem ser com RB433AH.
    Autenticação recomendo PPPoE, mas caso queira pode ser dhcp tbm, lembre de criar as regras de foward para evitar broadcast dentro de sua rede.

    Tenho soluções prontas para esse caso.

    Pode entrar em contato no [email protected] e passo outras informações.

    Att.
    João Marcos Nabhen.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cambalache Ver Post
    Utilize um Servidor Mikrotik controlando cliente via pppoe (Lembrando que não é uma RB433AH e sim um computador rasoavel c/ mikrotik licenciado)
    Esse computador vai fazer todo o controle.
    As bases e PTP devem ser com RB433AH.
    Autenticação recomendo PPPoE, mas caso queira pode ser dhcp tbm, lembre de criar as regras de foward para evitar broadcast dentro de sua rede.

    Tenho soluções prontas para esse caso.

    Pode entrar em contato no [email protected] e passo outras informações.

    Att.
    João Marcos Nabhen.
    HUM, ESSAS REgras foward me interessa muito , pois ai que tah o X da questao, blz manteremos contato para vermos se chego uma solucao, vou criar um deseho para postar aki para o pessoal entender o que rola..