+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configurando um radio via SSH

    Olá galera, tenho uma curiosidade extrema, mas não achei nenhum documento na WEB que me ajude até agora.

    Eu gostaria de aprender a fazer toda a configuração de um rádio via ssh.
    A princípio era só usar comandos linux, mas a maioria não funcionam.

    Por exemplo, como editar um arquivo direto no radio, qual editor ele usa?
    E também, será que tem como instalar um programa adicional, como o wake on lan nele?

    Help

  2. #2
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Rádios usam uma plataforma restrita, após o boot o sistema é carregado em read only, por isso que precisa reiniciar para aplicar as alterações (salvo alguns AP que vem com uma memória temporária maior).

    Ifconfig e iptables tem, o resto, nem ls tem (nos meus...).

    Instalar programas adicionais é difícil, você teria que no mínimo instalar um firmware livre (openwrt), ou se seu rádio tiver os sources, mas lembre-se: você nunca vai conseguir ter tudo do seu linux em um AP talvez wake on lan, mas isso depende diretamente da "bios", que nesse caso é um software, você teria que fazer umas modificações bem complicadinhas, ou até mesmo ter que mexer na placa.

  3. #3

    Padrão

    então eu não posso nem editar um arquivo?
    Então o suporte a ssh só serve mesmo pra descobrir a senha de admin é?

  4. #4

    Padrão

    boa, como acessar o site que as ap´s nos apresenta, tipo mudar o logotipo, a cor do site, layout??

  5. #5
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    boa, como acessar o site que as ap´s nos apresenta, tipo mudar o logotipo, a cor do site, layout??
    Há duas alternativas: Se você tem o source do firmware do modem, modifica ele.
    A segunda, você tem que fazer que o modem entre no modo manutenção, onde você consegue fazer "quase" tudo nele, pois estará fora do read only, mas não são todos os AP's que permitem isso, além de nunca ver um na minha frente. Li isso no fórum do dd-wrt, talvez lá tenha mais informação sobre cada tipo de AP.

  6. #6

    Padrão

    Seria muito bom conseguir entrar no modo de manutrenção.
    Mas, não sei qual a vantagem de logar root via ssh se não da pra fazer nada...