Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O que se pode fazer no ubuntu

    Tenho um notebook dell inspirion, core 2 duo 2.4, 3G de ram, hd de 320. No notebook ta instalado o windows vista ocupando 210G e eu instalei o ubuntu 9.04 ocupando 80G. Mas eu sou novo no linux e é a primeira vez que eu instalo e uso um linux. Aí o que acontece é que o linux ubuntu ta instalado no meu notebook, e eu gostaria de saber o que que se pode fazer nessa versão, o que ela tem de diferente com o windows, o que ela tem que o windows nao tem, o que os 2 tem e ela é melhor, o que os 2 tem e o windows é melhor, o que o windows tem que ele nao tem, etc...

    Eu sei que mtos vão dizer: ah pra começar o windows é pago e ele nao é...
    tudo bem, mas e alem disso? Pq o windows é pago, tem alguns bugs, mas 80% dos softwares são desenvolvidos espelhados nele...

    To perguntando isso justamente pra poder usar os recursos do ubuntu ao maximo!!! E assim, ir pegando gosto pela coisa. E quem sabe futuramente aprender e passar a usar também as outras versões do linux...

    Desde já agradeço!

  2. #2

    Talking ih cara, essa é difícil.

    pô mano, o que se pode fazer no ubuntu???
    Acho que uma melhor pergunta seria, "o que NÃO se pode fazer"!!! kkkkk
    É o meu sistema de uso diário. Eu recomendo a você exatamente isso, tente usá-lo
    no dia-a-dia...
    - use o Firefox,
    - aprenda a usar o Evolution para acessar seus e-mails,
    - instale novos programas pelo "Adicionar/Remover" no menu Aplicativos,
    - divirta-se tentando botar a wireless pra funcionar (já que você citou que instalou num notebook) (poste seus problemas no fórum pra galera ir ajudando),
    - instale o driver da placa de vídeo e comece a baixar jogos (sim, há muitos, apesar da intriga da oposição, hehe)
    - instale o aMSN para poder conversar com a galera (na minha opinião dá de 10 a 0 no cliente oficial da microsoft)
    - brinque com aqueles efeitos que dá pra colocar do cubo e das janelas "gelatinosas" que vc já deve ter ouvido falar (é só instalar o compiz, pelo adicionar/remover)... etc etc etc
    - instale o Wine pra poder rodar seus programas de Windows....(incluindo alguns jogos o.O)
    - e muito mais...

  3. #3

    Padrão

    Mas por exemplo... no caso aí, ta fazendo basicamente as mesmas coisas que se faz no windows, ou que o windows faz... apesar de as vezes serem programas um pouco melhores que o do windows, mas basicamente fazem as mesmas coisas que os programas correlacionados fazem no windows... O que eu gostaria de saber é, além disso, o que mais ele faz? O QUE O UBUNTU TEM QUE O WINDOWS NAO TEM? O que se pode fazer nele, que nao se pode fazer no windows, e vice-versa.

  4. #4

    Wink !

    é verdade mano, afinal, o Ubuntu é um sistema operacional assim como o Windows, então já era de se esperar, o papel dele afinal é o mesmo! Bom, compilei alguns fatores que me mantém usando o Ubuntu (e Linuxes em geral)

    - Não tem preocupação com vírus!
    Efeito colateral: Não precisa instalar anti-vírus!
    Efeito colateral 2: O computador fica mais rápido!
    Não vamos discutir o POR QUÊ de não ter vírus, seja sistema bom, market share que seja. O fato é que não tem vírus "on the wild" e ponto.
    - Não precisa instalar firewall porque já vem um embutido no kernel do Linux!
    * kernel: o núcleo do sistema operacional, a parte que cuida de comunicar com o hardware, ler o HD, usar a memória RAM, ou seja, é o que faz o trabalho duro no PC.
    Efeito colateral: Sendo embutido no kernel ele é muito mais rápido!
    Efeito colateral 2: Não precisando instalar um extra, o computador fica mais rápido!
    - Não tem registro!
    Efeito colateral: Quando você desinstala um programa não precisa se preocupar em sempre ficar um resíduo que vai lerdando seu PC com o passar do tempo.
    - Não precisa desfragmentar!
    Esse é bão, o Linux aloca os arquivos no HD de forma "inteligente" e elimina a necessidade de desfragmentação!
    - Mensagens de erro que realmente prestam pra alguma coisa.
    Já cansei de quando ocorre algum erro no Windows e outros programas Microsoft, ele não te dá informações detalhadas sobre o que aconteceu que deu erro, geralmente só um "ocorreu um problema. Código de Erro 0x123ADCFF. Às vezes vem um "dump" da memória com um bando de número hexadecimal O que eu faço com essa porcaria de número hexadecimal! Já no Linux são mantidos constantes LOGs de sua atividade (tirou um cabo de rede? vai pro log! Ligou um mouse USB? Vai pro log! O DVD parou de tocar pq o CD está arranhado? tá lá no log o número do setor que não foi lido!).. Ajuda muito pra quem já é um pouco mais "avançado" e consegue se virar.
    - É de grátis!!!!
    Ah, sim, esse é o mais inútil dos argumentos, pelo menos aqui no Brasil, hehe!! Viva o CD do Windows XP de 10 reais no camelô né mesmo? Agora, vai comprar uma licença do Windows ORIGINAL pra você ver a facada! Sim, toda vez que você compra um computador novo você leva essa facada mas não percebe por quê já está embutida na outra facada que é o preço do computador.
    - Manutenção!!!
    O tempo passa, seu computador vai ficando velho, vamos dizer que um belo dia sua placa-mãe dê PAU!!! Como você faz? Compra outro computador, afinal junto com a placa nova vai processador, memória etc... Aproveita e compra outro HD e reinstala o Ubuntu certo? Errado.. É só tirar o HD do PC antigo e colocar no PC novo, o Linux já reconhece todo o hardware de novo e se "adapta" ao novo ambiente... E aí já pode sair usando seu PC novo com os programas e arquivos que estavam no antigo! Já o Windows tem mania de se "amarrar" ao hardware atual e essa proeza já fica tão difícil que é mais fácil reinstalar logo o sistema de vez.
    - Facilidade na instalação de programas
    Instalar programas no Linux já foi dor de cabeça há uns anos, mas depois do Ubuntu tudo virou um mar de rosas. Só ir em Adicionar/Remover, marcar o que quer instalar e dar OK! E para baixar da net, é só um arquivo .deb, clicar duas vezes, digitar sua senha e dar OK! \o/
    - Linha de comando!
    Ah, a temida linha de comando. Na verdade é uma das maiores vantagens do Linux sobre o Windows. Pelo menos enquanto o 7 não sai, porque a Microsoft tomou vergonha na cara e melhorou a linha de comando deles (agora é PowerShell) e realmente parece muito interessante. Pra ti no começo não tem utilidade alguma, mas depois quando você começa a usar mais você começa a querer automatizar algumas tarefas, por exemplo, aqui em casa, uso o Torrent né, e ele deve iniciar junto com o PC, mas eu só quero que ele inicie SE, e somente SE, o HD externo USB estiver conectado, porque é nele que serão salvos os film... digo, os jog.. digo, as coisas lá que eu estiver baixando!! Como fazer isso no Windows sem usar a linha de comando (pq poderia fazer um .BAT)??
    - Liberdade pra usar o hardware como quiser!
    Pois é, às vezes eu tô viajando, preciso de internet, sabe como é, Wireless tem em todo canto hoje em dia.... No Windows não tem como fazer certas "proezas" com a placa de Wireless que vc faz no Linux... rsrsrs


    Tem mais coisa, a medida q eu for lembrando eu posto aqui.. lrsrsrsrs

  5. #5

    Padrão

    Ah, sim... é justamente esse ponto que eu gostaria de chegar!!! Eu to fazendo essas perguntas, pq to apredendo a utilizar o linux agora, mas tbm não sou um genio em windows, mas tenho conhecimento para formatar, instalar, atualizar, remover desisntilar e resolver qualquer problema que eu tenha particularmente nele, pois caso eu nao tenha conhecimento e como faze-lo, posso pesquisar na internet, e provavelmente terá a solução, já que o windows é mto difundindo e provavelmente esse erro ou problema que esta acontecendo comigo, ja aaconteceu com alguma outra pessoa antes, alem do que, a propria microsoft sabe dos problemas e erros no windows e ja posta no site deles que problema é e como resolve-lo.

    Mas esse é o x da questão. Pelo que ja ouvi falar o linux da menos erro do que o windows. Como vc mencionou o linux nao precisa utilizar anti-virus e ja vem com firewall inbutido, coisa que nao ocorre no windows: se vc nao tem um antivirus nele, ta lascado!!! O fato do linux nao precisar ter usar antivirus e ja possuir seu proprio firewall deixa a maquina mais rapida e consequentemente com menos erros, que poderiam vir a ser ocaniosados por eles. Alem disso, nao adianta mto saber quais são os erros que estão ocorrendo, se nao é possivel resolve-los, o que as vezes acontece no windows. Ex: vc ta com algum problema e pesquisa no google ou nas proprias ferramentas do windows como resolver o seu problema. Vc faz tudo que indicam, e não obtem nenhum resultado. O que vc faz? Ou para de usar o programa por um tempo indeterminado ate que o proprio windows resolva resolve-lo ou o para de usar definitivamente.

    Li algumas coisas tbm e dizem que o linux melhorou mta coisa para instalação de softwares e drivers, nao sendo tão complexo quanto antigamente, porem ainda nao a ponto de como o windows o faz. Exemplo: o notebook que comprei veio com windows vista, e o cd da impressora hp que possuo suporta no maximo xp. Nesse caso nao poderia instalar a impressora pelo cd e fui no site baixar o driver. Quando pesquisei no google encontrei informações dizendo que nao era necessario instalar o driver da impressora, apenas conecta-la ao notebook, liga-la e o proprio windows a reconheceria automaticamente. Dito e feito: apenas conectei a impressora no note, e me veio a msg dizendo que meu equipamento ja estava pronto para ser utilizado. Percebi também que "as vezes" ocorre a mesma coisa para instalar um modem banda larga por cabo usb no windows vista. Eu disse as vezes, pq realmente nao é sempre que o windows reconhece o driver do modem pela usb automaticamente. Para mim, nao me custa nada baixar um driver da internet e instalar, mas que é pratico vc so plugar o equipamento no pc e ele ja fucionar, isso é... hehehehehe


    - Linha de comando!
    Ah, a temida linha de comando. Na verdade é uma das maiores vantagens do Linux sobre o Windows. Pelo menos enquanto o 7 não sai, porque a Microsoft tomou vergonha na cara e melhorou a linha de comando deles (agora é PowerShell) e realmente parece muito interessante. Pra ti no começo não tem utilidade alguma, mas depois quando você começa a usar mais você começa a querer automatizar algumas tarefas, por exemplo, aqui em casa, uso o Torrent né, e ele deve iniciar junto com o PC, mas eu só quero que ele inicie SE, e somente SE, o HD externo USB estiver conectado, porque é nele que serão salvos os film... digo, os jog.. digo, as coisas lá que eu estiver baixando!! Como fazer isso no Windows sem usar a linha de comando (pq poderia fazer um .BAT)??

    Eu gostaria de fazer uma coisa semelhante: eu tenho uma conexão velox adsl, e no windows eu coloquei pra conectar no momento que o pc for ligado. Porem nao é sempre que o pc esta conectado na internet, e mesmo assim a janela do discador aparece sozinho quando o pc liga, para poder se conectar... Eu gostaria que o discador aparecesse e pedisse para se conectar some quando reconhecer que o cabo de rede estiver conectado no pc. Quando ele ver que o cabo nao esta conectado, ele nao tente se conectar....

    Liberdade pra usar o hardware como quiser!
    Pois é, às vezes eu tô viajando, preciso de internet, sabe como é, Wireless tem em todo canto hoje em dia.... https://under-linux.org/images/smilies/idea.gif No Windows não tem como fazer certas "proezas" com a placa de Wireless que vc faz no Linux...

    Quais tipos de proezas por exemplo que vc faz na wireless e nao da pra fazer no windows?
    Última edição por liecht; 03-08-2009 às 12:44.

  6. #6

    Padrão

    legal cara! dá pra ver que vc tem a cabeça aberta a novas experiências, isso é muito importante na hora de fuçar um sistema novo!
    já que vc se dispõe a procurar soluções na net, vo te contar como resolvo 90% dos meus problemas no ubuntu... kkkk CTRL-C CTRL-V da mensagem de erro no Google... é batata...
    e pra procurar driver... uma vez precisei do driver de um modem 3G da brasil telecom, o modelo era ZF386, ou algo assim rs só procurei "modem brasil telecom ZF386 ubuntu" tiro e queda!
    recomendo não procurar no site dos fabricantes, os drivers oficiais nunca funfam direito! pelo menos é a experiência que tenho... o.O

  7. #7

    Padrão

    - Linha de comando!
    Ah, a temida linha de comando. Na verdade é uma das maiores vantagens do Linux sobre o Windows. Pelo menos enquanto o 7 não sai, porque a Microsoft tomou vergonha na cara e melhorou a linha de comando deles (agora é PowerShell) e realmente parece muito interessante. Pra ti no começo não tem utilidade alguma, mas depois quando você começa a usar mais você começa a querer automatizar algumas tarefas, por exemplo, aqui em casa, uso o Torrent né, e ele deve iniciar junto com o PC, mas eu só quero que ele inicie SE, e somente SE, o HD externo USB estiver conectado, porque é nele que serão salvos os film... digo, os jog.. digo, as coisas lá que eu estiver baixando!! Como fazer isso no Windows sem usar a linha de comando (pq poderia fazer um .BAT)??

    Eu gostaria de fazer uma coisa semelhante: eu tenho uma conexão velox adsl, e no windows eu coloquei pra conectar no momento que o pc for ligado. Porem nao é sempre que o pc esta conectado na internet, e mesmo assim a janela do discador aparece sozinho quando o pc liga, para poder se conectar... Eu gostaria que o discador aparecesse e pedisse para se conectar some quando reconhecer que o cabo de rede estiver conectado no pc. Quando ele ver que o cabo nao esta conectado, ele nao tente se conectar....

    Liberdade pra usar o hardware como quiser!
    Pois é, às vezes eu tô viajando, preciso de internet, sabe como é, Wireless tem em todo canto hoje em dia.... https://under-linux.org/images/smilies/idea.gif No Windows não tem como fazer certas "proezas" com a placa de Wireless que vc faz no Linux...

    Quais tipos de proezas por exemplo que vc faz na wireless e nao da pra fazer no windows?

  8. #8

    Padrão ...

    Citação Postado originalmente por liecht Ver Post
    Eu gostaria de fazer uma coisa semelhante: eu tenho uma conexão velox adsl, e no windows eu coloquei pra conectar no momento que o pc for ligado. Porem nao é sempre que o pc esta conectado na internet, e mesmo assim a janela do discador aparece sozinho quando o pc liga, para poder se conectar... Eu gostaria que o discador aparecesse e pedisse para se conectar some quando reconhecer que o cabo de rede estiver conectado no pc. Quando ele ver que o cabo nao esta conectado, ele nao tente se conectar....
    Nesse caso eu desativaria a abertura automática do discador, e colocaria um script no "Inicializar", aquela pasta que tudo que tiver dentro inicia com o Windows... Acontece que eu não sei como fazer algumas estruturas mais complexas como if, while, until etc. no DOS, então no linux seria algo mais ou menos assim:
    Código :
    #!/bin/bash
    ## Pinga o IP do MODEM ADSL pra ver se ele está conectado
    if (ping -c 1 192.168.100.1)
    then
    ## Inicia o discador
    wvdial
    ## Registra a data e informaçao extra num arquivo de log para podermos checar depois
    echo `date` Cabo conectado. Conectando... >> $HOME/conexao.log
    else
    then
    ## Se o PING do MODEM ADSL tiver falhado, somente registrar no log e não conectar.
    echo `date` Cabo não conectado. Não vou tentar conectar xD >> $HOME/conexao.log
    fi
    O que eu uso aqui em casa pro torrent é um pouco mais complexo, mas a idéia é essa.

    Citação Postado originalmente por liecht Ver Post
    Quais tipos de proezas por exemplo que vc faz na wireless e nao da pra fazer no windows?
    Monitorar o tráfego (e usar) de uma rede sem precisar estar conectado nela.
    Última edição por caiocc12; 03-08-2009 às 13:17. Razão: oops

  9. #9

    Padrão

    Monitorar o tráfego (e usar) de uma rede sem precisar estar conectado nela.

    como você faz isso?

  10. #10

    Padrão

    acho que isso já está fora do escopo do tópico e do fórum principalmente, até por que sao necessarios conhecimentos médios de ethernet, protocolo IP, e 802.11. o site é esse
    http://www.aircrack-ng.org/doku.php?id=Main
    em inglês. é uma ferramenta muito boa principalmente para uso legal (nada de fuçar na rede do vizinho ok? rs)
    Última edição por caiocc12; 03-08-2009 às 14:41. Razão: consertando o link

  11. #11

    Padrão

    cara, mto obrigado!!! vc foi de grande ajuda mesmo!!! Eu tenho conhecimento de ethernet, ipv4, v6, 802.11... vou dar uma fuçada nesse link que vc me passou e vou dar uma fuçada no linux tbm, pra ir quebrando a cabeça... ir quebrando as coisas no linux tbm, pra poder ir descobrindo coisas novas (afinal, é errando que se aprende... e eu erro mto!!! hahaha). Um dos motivos de querer trabalhar com linux é pq eu faço engenharia de telecomunicações e tenho conhecimento em programação e desenvolvimento tbm, e li que o linux é mto bom nessas areas... vou dar uma pesquisada em mais algumas coisas do linux tbm... mais pra frente, quero testar outras versões tbm, nao so do linux, mas quem sabe ate no mac, e as vezes do proprio unix... a medida que eu foi pesquisando as coisas sobre o linux, desenvolvimento, estrutura dele e for surgindo duvidas, eu venho atras de vc novamente!!! hahahaha. Mto obrigado!!!

    Precisando tbm, estamos aí pra ajudar!!!

  12. #12
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Pra começar mesmo:
    Linux, Guia Prático: Introdução: Uma breve história do Linux

    Se quiser, compre o livro que tem muito mais, mas pro começo está muito bom.
    Ah, no site Guia do Hardware.Net :. HOME tem muito material de linux também, muitos tutorias tudo explicadinho.

    Mac OS: sistema bom, mas não te dá muito controle, nem iwconfig tem (ainda estou tentando achar como configurar a placa wifi da linha de comando...)

    Há muita coisa por aí, é só dar uma pesquisada.

    Que bom, mais um que não vê o Windows como o único.

  13. #13

    Padrão

    ixii então tu já tem conhecimento já bastante, achei que era marinheiro de primeira viagem, ih tá beleza!
    mas mano, se tiver dúvida venha atrás de mim nao, que não pega bem!! kkkk
    é melhor vc deixar um post no fórum =p

  14. #14

    Padrão

    Lietch

    Eu comprei recentemente um Note que veio com VistaStarter (LEGAL). Uma lastima, cheio de limitacoes impostas pela M$. (Nao compartilha pastas em rede, nao abre mais que 4 aplicativos....)
    Veio sem aplicativos.

    Instalei o Ubuntu 9.04 e ele reconheceu 100% do Hardware, exceto a Webcam que reconheceu mas falta um aplicativo. Como nao uso e passo 90% do tempo num console, nao faz diferenca para mim.

    A linha de comando SHELL eh uma das GRANDES vantagens dos sistemas *NIX. Alem do fato de ser MULTIUSUARIO, que pouca gente usa. Eu tambem uso muito acesso a varias torres sem ter de ter N monitores videos e teclados a minha frente.

    So quero te desejar boa sorte e procure as comunidades, entre em listas e vera que rapidamente tera um Ubuntu te atendento 100%. Tem muita gente bacana e disposta a auxiliar.

    []s
    julio menezes

  15. #15

    Padrão

    @yjmenezes

    90% do tempo na linha de comando? E você navega na internet pelo links, usa o finch pra mensagens instantâneas e usa o Nano como editor de texto. Só pode. hehehe

    mas é isso aí liecht, como você disse que tem experiência em desenvolvimento e programação, vai gostar bastante, coisas que para fazer no Windows você tem que fazer programaticamente, no Linux você faz com um simples comandinho, moleza. =D

  16. #16

    Padrão

    eu tentei baixar o arquivo do site aircrack-ng e tentei instalar aqui, mas nao sei se consegui e se fucionou... eu baixei um arquivo do site e descompactei ele... nele tinha um texto INSTALL. eu segui o que estava escrito nesse texto... primeiro eu criei uma senha root pra mim, depois eu digitei os seguintes comandos no terminal:

    wget http://www.sqlite.org/sqlite-3.6.16.tar.gz
    tar -zxf sqlite-3.6.16.tar.gz
    cd sqlite-3.6.16
    ./configure --disable-tcl

    wget http://patches.aircrack-ng.org/sqlit...ib_cygwin.diff
    patch -i sqlite-3.6.13-lib_cygwin.diff

    depois eu digitei os comandos:

    * Compiling:
    make sqlite=true unstable=true

    * Installing:
    make sqlite=true unstable=true install

    depois disso, apareceu as seguintes informações no terminal:

    root@ranan-laptop:/home/ranan/sqlite-3.6.16# make sqlite=true unstable=true install
    /usr/bin/install -c -d /usr/local/lib
    ./libtool --mode=install /usr/bin/install -c libsqlite3.la /usr/local/lib
    libtool: install: /usr/bin/install -c .libs/libsqlite3.so.0.8.6 /usr/local/lib/libsqlite3.so.0.8.6
    libtool: install: (cd /usr/local/lib && { ln -s -f libsqlite3.so.0.8.6 libsqlite3.so.0 || { rm -f libsqlite3.so.0 && ln -s libsqlite3.so.0.8.6 libsqlite3.so.0; }; })
    libtool: install: (cd /usr/local/lib && { ln -s -f libsqlite3.so.0.8.6 libsqlite3.so || { rm -f libsqlite3.so && ln -s libsqlite3.so.0.8.6 libsqlite3.so; }; })
    libtool: install: /usr/bin/install -c .libs/libsqlite3.lai /usr/local/lib/libsqlite3.la
    libtool: install: /usr/bin/install -c .libs/libsqlite3.a /usr/local/lib/libsqlite3.a
    libtool: install: chmod 644 /usr/local/lib/libsqlite3.a
    libtool: install: ranlib /usr/local/lib/libsqlite3.a
    libtool: finish: PATH="/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games:/sbin" ldconfig -n /usr/local/lib
    ----------------------------------------------------------------------
    Libraries have been installed in:
    /usr/local/lib

    If you ever happen to want to link against installed libraries
    in a given directory, LIBDIR, you must either use libtool, and
    specify the full pathname of the library, or use the `-LLIBDIR'
    flag during linking and do at least one of the following:
    - add LIBDIR to the `LD_LIBRARY_PATH' environment variable
    during execution
    - add LIBDIR to the `LD_RUN_PATH' environment variable
    during linking
    - use the `-Wl,-rpath -Wl,LIBDIR' linker flag
    - have your system administrator add LIBDIR to `/etc/ld.so.conf'

    See any operating system documentation about shared libraries for
    more information, such as the ld(1) and ld.so(8) manual pages.
    ----------------------------------------------------------------------
    /usr/bin/install -c -d /usr/local/bin
    ./libtool --mode=install /usr/bin/install -c sqlite3 /usr/local/bin
    libtool: install: /usr/bin/install -c .libs/sqlite3 /usr/local/bin/sqlite3
    /usr/bin/install -c -d /usr/local/include
    /usr/bin/install -c -m 0644 sqlite3.h /usr/local/include
    /usr/bin/install -c -m 0644 ./src/sqlite3ext.h /usr/local/include
    /usr/bin/install -c -d /usr/local/lib/pkgconfig
    /usr/bin/install -c -m 0644 sqlite3.pc /usr/local/lib/pkgconfig
    root@ranan-laptop:/home/ranan/sqlite-3.6.16#


    o que isso quer dizer? eu consegui instalar o software aircrack? como faz pra roda-lo?

  17. #17

    Padrão

    liecth, vc acabou de baixar o codigo fonte do sqlite e compilá-lo, parabéns! e ainda aplicou patch e o caráio! eu nunca mexi com isso! heuheuheuh!
    cheque seu tópico sobre "novato apanhando no ubuntu" postei instruções lá!

  18. #18
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por caiocc12 Ver Post
    liecth, vc acabou de baixar o codigo fonte do sqlite e compilá-lo, parabéns! e ainda aplicou patch e o caráio! eu nunca mexi com isso! heuheuheuh!
    cheque seu tópico sobre "novato apanhando no ubuntu" postei instruções lá!
    Aquele patch é para o Cygwin, você deu uma p*ta sorte de compilar certinho!
    O sqlite já tem no repositório: apt-get install sqlite3

    Mas, parabéns, já compilou seu primeiro programa certinho! Talvez nem saiba o que é gcc e make, mas já os utilizou!
    Para o aircrack:
    Você tem que ativar os repositórios do ubuntu, depois é só instalar, segue o link: (desculpe, estou sem tempo para traduzir)

    [ame="http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=4620696&postcount=2"]Ubuntu Forums - View Single Post - problem with sudo apt-get install aircrack-ng[/ame]

  19. #19

    Padrão o-que-se-pode-fazer-no-ubuntu e 90% no console

    Citação Postado originalmente por caiocc12 Ver Post
    @yjmenezes

    90% do tempo na linha de comando? E você navega na internet pelo links, usa o finch pra mensagens instantâneas e usa o Nano como editor de texto. Só pode. hehehe

    mas é isso aí liecht, como você disse que tem experiência em desenvolvimento e programação, vai gostar bastante, coisas que para fazer no Windows você tem que fazer programaticamente, no Linux você faz com um simples comandinho, moleza. =D
    Caio,

    Sem querer levantar flames, mas sim, eu passo MUITO tempo em console.
    Para MSN uso o TMSNC, vou instalar o finch para testar. :-), valeu a dica, Tks.

    Outro dia baixei so para ver o Knoppix-Adriane, um projeto muito bacana para deficientes visuais.

    Para downloads: rsync wget sao duas joias.
    Editor: vim, joe, nano
    E "otras "cossitas mas" como: ssh, scp, wodim, dd , grep, sed, awk, ou seja as ferramentas GNU-utils.

    Por exemplo, pegar um arquivo texto com campos separados por (TAB, espaco ; , ) e permutar 2 colunas) e produzir uma saida limpa com um simples comando awk.


    entrada.txt:
    p1;y1;x1;z1
    p2;y2;x2;z2
    p3 y3 x3 z3
    p4 y4 x4 z4
    p5 y5 x5 z5
    p6 y6 x6 z6
    p7,y7,x7,z7
    p8,y8,x8,z8

    $ cat entrada.txt | awk -F[\;\\t" "\,] '{ print $1,$3,$2,$4 }' > saidalimpa.txt


    GRANDES pecas de engenharia de software rodam silenciosa e impecavelmente escutando em portas (Apache, Postgres, MySQL, Proftpd, Cups, ....).

    Ate o OpenOfficeCalc as vezes uso em console, odeio a dupla Control_C&Control_V.

    soffice -headless -accept="socket,port=8100;urp;"


    jmenezes@serv01:~$ netstat -naupt | grep office
    (Nem todos os processos puderam ser identificados, informações sobre processos
    de outrem não serão mostrados, você deve ser root para vê-los todos.)
    tcp 0 0 127.0.0.1:8100 0.0.0.0:* OUÇA 4120/soffice.bin

    e la esta ele escutando na porta 8100:


    Flames a parte, realmente tem coisas que no shell eh show.

    grande abraco,

    julio menezes








    Ate o

  20. #20

    Padrão

    eu tava dando uma olhada em uns sites em ingles sobre o assunto... a placa wireless que eu uso é intel 5100 agn, e no site que tem o aircrack parece que nao tem o driver para esse modelo de placa, mas eu dei uma olhada em alguns outros sites e tem alguns posts de gente que usa a mesma placa que eu, com o aircrack... alguem poderia me dar uma luz?