+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como Montar um Cluster de HA..?

    muito boa tarde pessoal...

    estou fazendo o trabalho de conclusão de curso da faculdade e tenho que fazer um sistema de cluster de alta disponibilidade utilizando HeartBeat... a pergunta é a seguinte...

    - tem condição de montar um sistema desses usando máquina virtual... ou seja... dois sistemas virtuais configurado e usando o sistema Linux Debian, com a maquina real utilizando windows...???

    - se fizer um sistema desse tipo as máquinas virtuais, automaticamente pegarão o ip da máquina real..??



    o que queria fazer era que quando for desligar o sistema virtual 1 o sistema virtual 2 assumisse automaticamente e os testes ficariam por conta do sistema real (Windows)...


    é possível fazer um Cluster de HA utilizando máquina virtual...???
    valeu pela ajuda pessoal...

  2. #2

    Padrão

    Olá jamildantas,
    é totalmente possível fazer um sistema de cluster de alta disponibilidade utilizando HeartBeat usando máquinas virtuais. Boa parte dos laboratórios que faço para HA é utilizando VMWare.

    1 - configure um ip para o serviço a ser "clusterizado"
    Ex: 192.168.1.3

    2 - Configure o primeiro nó ( primeira máquina ) com um outro ip
    ex: 192.168.1.1

    3 - Configure o segundo nó ( segunda máquina ) com um outro ip
    ex: 192.168.1.2

    O Heartbeat se encarregará de levantar a interface virtual ( 192.168.1.3 como alias, tipo eth0:0 ) a princípio no primeiro nó, e quando o primeiro nó "cair", ele irá "levantar" no segundo nó ( tanto a interface quanto o serviço a ser disponibilizado )


    Abraço

    Rodrigo Ribeiro

  3. #3

    Padrão

    Complementando o que o rospyn disse...

    Isso pode ser feita de duas formas. Uma é configurar as VMs para funcionarem em modo bridge. Outra é criar uma VMNet e conectar as placas das VMs com a placa virtual criada no servidor de virtualização.

    Até mais...

  4. #4

    Padrão

    humm... muito bom pessoal... so q estou com outro problema... estou usando nas duas maquinas virtuais o sistema linux debian 5.0.2 e nao consigo instalar o mysql... quando tendo ele traz uma mensagem dizendo que nao consegue baixar os pacotes do mysql-server

    valeu pessoal..

  5. #5

    Padrão

    Você provavelmente não está conseguindo acesso a internet pela VM.

    Verifique como está configurada a rede das VMs.

  6. #6

    Padrão

    humm... axo q é isso.... tem internet sim o problema é que estou usando no meu computador na empresa que trabalho... axo q o firewall está bloqueando pq a internet ta blza... funfa numa boa....

    valeu pessoal quando surgir duvidas posto novamente...

  7. #7

    Padrão

    muito bem pessoal.... estou d volta... realmente estou sem internet na maquina virtual o meu host (windows xp) esta com internet tudo ok e automatico ele pega o ip 10.1.1.18... nao consigo configurar a maquina virtual para pegar a mesma faixa d ip e conectar a internet...

    como devo prosseguir...??

  8. #8

    Padrão

    aew pessoal..... desisti do debian e instalei o ubuntu 9.04

    consegui configurar tudo direitinho servidor e tudo.... vamus ao probrema rsrsrs...

    quando rodo o comando

    root@ubuntu: /home/jamilson ~$ cd urs/share/doc/heartbeat/

    ele diz que o cominho é inexistente... isso depois de instalar o heartbeat

    observaçoes => 1 - ja vi q as pastas existem,
    2 - estou rodando o comando como root
    3 - estou perdendo a cbça... rsrsr

    valeu pessoal...

  9. #9

    Padrão

    2 erros:
    * usr ta escrito errado;
    * Tenta colocar uma barra antes de usr.

    Fica assim:
    $ cd /usr/share/doc/heartbeat/

  10. #10

    Padrão

    q merda heim....


    funcionaou... uhashuasashushu....

    valeu pela força... segui um tutorial q configurava o heartbeat mais naum funfou...

    se vcs tiverem um tutorial ja testado e q realmente funcione e tbm q seja bem explicado coloquem ai q ja tou doido....

    valeu pessoal...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rospyn Ver Post
    Olá jamildantas,
    é totalmente possível fazer um sistema de cluster de alta disponibilidade utilizando HeartBeat usando máquinas virtuais. Boa parte dos laboratórios que faço para HA é utilizando VMWare.

    1 - configure um ip para o serviço a ser "clusterizado"
    Ex: 192.168.1.3

    2 - Configure o primeiro nó ( primeira máquina ) com um outro ip
    ex: 192.168.1.1

    3 - Configure o segundo nó ( segunda máquina ) com um outro ip
    ex: 192.168.1.2

    O Heartbeat se encarregará de levantar a interface virtual ( 192.168.1.3 como alias, tipo eth0:0 ) a princípio no primeiro nó, e quando o primeiro nó "cair", ele irá "levantar" no segundo nó ( tanto a interface quanto o serviço a ser disponibilizado )


    Abraço

    Rodrigo Ribeiro
    aew rodrigo... consegui configurar o heartbeat... so q tenho outro problema...

    estou com duas maquinas virtuais... server01 e server02 as duas configuradas e instaladas o heartbeat com o servidor web o problema e q na minha maquina real so tenho uma placa de rede e por padrao a VM so configura uma rede eth0 automatico pegando o ip 192.168.5.130 server01 e 192.168.5.131 sever02, para o heartbeat tenho q configurar uma outra rede (ex> 192.168.5.132) e apontar o heartbeat p ele nas duas maquinas e isso??