+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Placa wifi intel para aircrack e falta de espaço para arquivos.

    Galera, eu tenho um notebook que veio instalado windows vista original. Eu fui no hd dele e diminui o espaço do windows vista para sobrar espaço para a instalação do Ubuntu, de forma que ficaria mais ou menos 80G para a utilização do Ubuntu.

    Instalei o Ubuntu, tudo blzinha... Agora consigo usar o windows vista e o Ubuntu, porem o problema é que eu fui baixar umas atualizações para usar no Ubuntu e as atualizações davam em torno de 200M mas quando eu mandava baixar as atualizações, falava que nao havia espaço disponivel... Eu sou novo no Ubuntu, e nao tenho mto conhecimento... Quando eu vou em locais, meu computador, aparece 4 opções: USB, OS, dvd e um outro la que eu esqueci o nome... Esse OS seria o q? Eu acho que esse outro que eu esqueci o nome e o local onde fica armazenados os arquivos que utilizo no Linux... quando eu entro nele, do lado esquerdo no rodape aparece que tem 2G usados e 60M livres... Mas eu tinha deixado para o linux usar 80G do hd... Eu nao to conseguindo nem baixar as atualizações, pois fala que falta espaço... Tem alguma coisa a ve? i linux realmente ta com espaço de 2G? se sim, como eu faço pra dar pro linux o espaço livre que eu havia reservado pra ele, quando tirei do windows vista?

    Meu outro problema é a minha placa de rede wireless. O modelo dela é intel (R) wifi 5100 AGN. eu to querendo usar o aircrack com essa placa, mas tava dando umas pesquisadas e parece que nao da pra usar, que é dificil e nao sei mais o q... e para piorar, como eu disse, eu sou novo no linux, entao nao entendo mto dos comandos para compilar, instalar, etc atraves do terminal do linux.

    Se alguem tiver alguma dica do que fazer e como fazer para eu usar o aircrack na minha placa wireless intel 5100, e como liberar o espaço de 80G para o linux o qual era a minha intenção, ao inves de deixar apenas os 2G atuais, eu ficarei agradecido.

  2. #2

    Padrão

    opa eu de novo aqui! heuheuhue
    seguinte, instala o GParted ( Aplicativos -> Adicionar/Remover -- procure por GParted -- marque a caixinha de seleção -- clique em Aplicar Mudanças -- Obs.: talvez ele já esteja instalado, neste caso a caixinha já estará marcada. )

    abra o GParted pelo menu Sistema -> Administração -> Editor de Partições.
    digite sua senha quando solicitado.

    este programa tem uma interface muuuuito semelhante ao Partition Magic. Se já usou o Partition Magic sentirá-se em casa. Cheque o tamanho das partições e veja os pontos de montagens.

    Pelo que você descreveu, parece que na instalação você deixou 2GB para o sistema e o que sobrou dos 80GB para os arquivos pessoais.
    O problema é que atualizações e programas NÃO são arquivos pessoais, são arquivos de sistema.
    Os arquivos pessoais são as configurações desses programas, documentos, fotos etc.
    Os arquivos pessoas ficam na pasta /home.
    Os arquivos do sistema ficam na pasta /.
    (já deu pra perceber que /home é uma sub-pasta de /)
    O primeiro conceito a entender é que no Linux você não tem drives como por exemplo C:, D:, E: etc. mas sim uma única pasta chamada root, ou /
    Para acessar as outras partições então há o conceito de montagem, no caso uma pasta de / vira um "portal" para a outra partição (me corrijam se estiver errado.).
    A pasta /home pode tanto estar no mesmo HD ou partição de / , ou em outro.
    Durante a instalação, talvez você a tenha colocado em outra partição (pq é o recomendado, pq facilita na hora de fazer backup e talz das suas tranqueiras)

    No Gparted, cheque as particoes existentes e principalmente que papel elas exercem no sistema. Cheque também as "labels" ou rótulos das partições para poder se situar melhor ao navegar pelo "Meu Computador" (pq este mostra os rótulos).

    Checada a origem do problema, reinicie o computador usando o CD de instalacao do ubuntu, escolha a opção de iniciar o sistema pelo CD. Depois que carregar, abra o GParted do CD (esse já vem) da mesma maneira, Sistema, Administração, Editor de Partições.

    Modifique o tamanho das partições a gosto.
    Aplique e depois reinicie.
    Recomendo não fuçar muito na partição do Vista senão ele fica bravo. Se o vista parar de dar boot por alguma razão, use o CD de instalação do Vista para restaurar o boot dele.

  3. #3

    Padrão

    huauhauhauhahua mooooosssss o trem é fud***o!!! huauhauhahuauhauha eu nao sei se eu vou conseguir fazer isso nao... hahahaha :P ou eu vou virar um genio da informatica usando o linux, ou eu vou acabar distruindo o meu note... hahahaha :P

  4. #4

    Padrão

    pô cara vc falou que tem experiência em desenvolvimento, já tomou as cara de instalar o ubuntu nas tora sem orientação médica, achei que você soubesse particionar um HD! rsrsrs
    ou o que você não entendeu foi a estrutura de diretório do Linux? se for, aí vai um link explicando melhor, leitura obrigatória:
    Link:
    http://www.guiadohardware.net/dicas/...iretorios.html
    esse aqui explica resumidamente o que cada diretório é
    Link:
    http://www.vivaolinux.com.br/dica/Es...rios-do-Linux/

    lembrando também que quase tudo no Linux é um arquivo. Por exemplo se você quiser apagar seu HD com zeros, é só encher esse arquivo com zeros: /dev/hda
    pode-se fazer isso programaticamente ou usar o console:
    dd if=/dev/zero of=/dev/hda
    NEM PENSE em executar esse comando! ele apaga tudo, com o sistema rodando e nao quer nem saber! xD

    se quiser pegar as informações sobre sua CPU, elas estão num arquivo chamado "cpuinfo" dentro da pasta /proc, o comando entao seria
    cat /proc/cpuinfo
    e voila, vc tem informações avancadas sobre seu processador, clock, instrucoes suportadas, instrucoes por segundo etc etc.

    e por aí vai
    Última edição por caiocc12; 05-08-2009 às 10:15. Razão: maldito automático do forum, se pelo menos sublinhasse os link pra gente ver que é um link.. -.-'

  5. #5

    Padrão

    é... na verdade eu to fazendo as coisas no linux pela logica operacional... mas estou acostumado, familiarizado e impreguinado com estruturamento windows: janelas, diretórios, pastas, sub-pastas, arquivos... sem contar que a instalação de drivers, dispositivos e arquivos no windows é completamente diferente: no windows é possivel fazer tudo pelo mouse... no linux estou percebendo que mtas alterações para serem feitas no sistema, devem ser feitas pelo comando de texto. Mas o grande problema nao é o comando de texto em si... como disse, tenho conhecimento de programação, e a logica é a mesma. O grande problema é que eu nao vejo logica nos comandos de texto do linux.

    Por exemplo: cat /proc/cpuinfo -> o arquivo é cpuinfo, a pasta é proc, mas o que é cat? nao sei cat é uma outra pasta, um comando especifico... ou por exemplo quando vc faz um "make sqlite=true unstable=true install" pq esse make? pq esse unstable? A partir do momento que eu souber "todos" os comandos do linux, e o que cada um faz, eu sou capaz de fazer tudo por comando de texto, ou por exemplo quando eu dou um wget (link) eu suponho que estou pegando o arquivo do link e trazendo para o meu pc, mas nao sei pra onde esse arquivo foi especificamente para o meu pc. quando uso o windows posso literalmente usar o "ver pra crer", pois consigo ver literamente e especificamente onde cada diretorio, pasta, sub-pasta e arquivos estão. No caso do linux seria mais "felizes são aqueles que nao precisam ver para crer", pois eu sei que o arquivo esta no meu pc... onde exatamente eu nao sei, mas ta la em algum lugar...

  6. #6

    Padrão

    "no linux estou percebendo que mtas alterações para serem feitas no sistema, devem ser feitas pelo comando de texto."
    não cara, até que tem muita coisa que dá pra fazer pela interface gráfica, mas o problema é o seguinte, é muito mais fácil de oferecer suporte pela linha de comando, por exemplo, em vez de mandar você fazer assim: "Clique aqui, depois aqui, vai aparecer uma caixa de texto escrito TAL coisa, ai vc clica OK, etc. etc. etc." é mais fácil eu mandar você dar um comando e pronto. ^^ por exemplo, aquele comando de wget vc deve ter visto na ajuda do programa aircrack que você do site oficial né? porque eles nao mandam você usar o modo gráfico (copiar o link, colar no firefox, baixar)???
    porque é mais rápido você dar o CTRL-C no comando e colar no terminal sacou?
    E também porque a linha de comando é consistente entre distribuições diferentes, coisa que não acontece com a interface.

    Sobre a lógica dos comandos relacionada com a programação:

    Por exemplo: cat /proc/cpuinfo -> o arquivo é cpuinfo, a pasta é proc, mas o que é cat? nao sei cat é uma outra pasta, um comando especifico...
    cat vem de concatenar, "juntar", unir. o cat é um comando que concatena vários arquivos (soou parecido com o "strcat" do C, pra concatenar strings?)
    a saída, ou o resultado dessa operação, ele joga no stdout, na saída padrão. então por exemplo se eu quiser unir 3 arquivos em um:
    cat arquivo1.txt arquivo2.txt arquivo3.txt > arquivounido.txt
    se eu omitir o "> arquivounido.txt" ele joga todo o texto dos três arquivos no console. por isso usamos esse comando para "ler" arquivos.

    "ou por exemplo quando vc faz um "make sqlite=true unstable=true install" pq esse make? pq esse unstable?"
    make é um comando que compila um programa pra você seguindo passos já pré-determinados em um script (já pensou ter que catar bibliotecas e aquele monte de arquivo .cpp .h no braço???)
    sqlite=true e unstable=true são variáveis passadas para esse script. o que o script faz com elas, só deus sabe, você pode investigar o arquivo "Makefile.am" para analisar, mas sao centenas de linhas...

    "ou por exemplo quando eu dou um wget (link) eu suponho que estou pegando o arquivo do link e trazendo para o meu pc, mas nao sei pra onde esse arquivo foi especificamente para o meu pc."
    se você não especificar o diretório para onde vão as coisas, ele vai para o diretório onde você está agora. esse é o padrão de tudo.

    "quando uso o windows posso literalmente usar o "ver pra crer", pois consigo ver literamente e especificamente onde cada diretorio, pasta, sub-pasta e arquivos estão.
    No caso do linux seria mais "felizes são aqueles que nao precisam ver para crer", pois eu sei que o arquivo esta no meu pc... onde exatamente eu nao sei, mas ta la em algum lugar..."
    No Linux também sô! É só abrir o Gerenciador de Arquivos (Locais) e lá você tem tudo
    É importante notar que todos os conceitos presentes na interface estão presentes no console. É importante você saber se "localizar". Quando você usa o console, você está dentro de determinada "pasta" executando comandos nela. a não ser que você especifique claramente, os comandos que você der terão ação dentro dessa pasta somente.
    Sendo assim, se você quiser salvar um arquivo no Desktop, você tem que ir para lá primeiro. usando o comando CD. (o mesmo do windows, só que minúsculo)
    cd ~/Desktop
    agora qdo vc der o comando wget, ele vai salvar o download no seu Desktop.
    ah, o que é o ~? ele representa sua pasta pessoal. Como você faz para acessar sua pasta pessoal no Windows? Geralmente: C:\Documents and Settings\Administrador. Aqui você só coloca um ~ e tá feliz. rsrs

    pra te animar, você só precisa usar mto a linha de comando agora na hora da configuração.
    depois vc vai usar pouquissimo. eu uso só pra automatizar algumas coisas e olhe lá.
    na verdade nem precisaria, mas vc quis meter as cara no aircrack, que é uma ferramenta de linha de comando, felizmente (não podemos botar esse poder todo na mao de qualquer um =) ). sendo assim seria bao vc correr atras de guias especificos sobre linha de comando no linux .

    quando tiver dúvida sobre a sintaxe de algum comando, é so dar o comando (rs)
    man <nome do comando>
    por exemplo
    man cat
    mostra a ajuda do cat bunitinha e bem explicada.

    consulte este guia:

    http://www.infowester.com/comandoslinux.php

  7. #7

    Padrão

    eu tava olhando esse adcionar e remover, que vc havia me falado do gparted, e observeri que havia varias aplicações que nao estavam marcadas... eu nao poderia marcar todas e mandar aplicar? isso iria deixar meu sistema mais ou menos rapido? iria aumentar ou diminuir minha interação com o sistema?

  8. #8

    Padrão

    cara pelamordedeus não marca tudo não!!!
    esse não é que nem o adicionar/remover do windows que muda apenas componentes do sistema...
    esse adicionar/remover REALMENTE é um adicionar/remover programas, quando vc marca um, ele baixa da internet e instala...
    se você marcar tudo acho que nem um HD de 1 tera ia aguentar a pancada! huehuheuhe
    pode navegar, tem MUITOS programas separados por categoria, que servem para as mais diversas coisas.
    por exemplo, se quiser instalar um jogo, vá na seção de jogos, marque o jogo desejado e mande aplicar, para desinstalar, é só desmarcar e mandar aplicar!

    simples assim!


    e por esse mesmo menu vc pode instalar drivers de placa de video, wireless etc, mas tem que achar eles nessa salada mas pra isso que tem o Sistema -> Administração -> Drivers de hardware... claro, se tiver um driver .

  9. #9

    Padrão

    cara... tentei fazer da forma que vc havia dito mas nao funfou... eu vi as partições la blzinha, vi a partição de 80G vazia, a partição o linux com 2G, a do windows com 200G. Coloquei o dvd com o linux, reiniciei o note e iniciei pelo cd. quando voltei no Gparted eu podia alterar o tamanho da partição do windows e da partição de 80G vazia, mas nao dava pra fazer nenhuma modificação na partição do linux... na verdade, a unica que dava pra fazer no linux era diminuir o espaço de 2G para menos que isso, o gparted nao me dava a opção de aumentar o espaço do linux... me dava opção de fazer isso nas outras partições, mas nao no linux... =/

  10. #10

    Padrão

    tem como você tirar um screenshot (é só apertar print-screen rs) e postar aqui?
    pra hospedar a imagem tem um tal de Free Image Hosting at FreeImageHosting.net - Upload Images for MySpace, Blogs, and Galleries

  11. #11

    Padrão

    eu to no trabalho agora... quando eu chegar em casa, eu dou o reboot pelo cd, entro no gparted, e dou os print screen e posto aqui...

  12. #12

  13. #13

    Padrão

    a particao unallocated e a particao que eu reservei para deixar para o linux. mas como vc pode ver na imagem, quando seleciona ela, nao da a opcao de mover ou alterar o tamanho (resize-move). a particao ext3 se eu nao me engano e a particao do linux. ela da a opcao de alterar, mas quando seleciona, so da pra diminuir... nao da pra aumentar... a particao os e a particao que o windows vista. ela da a opcao para alterar e pode aumentar ou diminuir o espaco...

  14. #14

    Padrão

    agora o trem f***u de vez... sem querer formatei o hd, usando o gparted do linux, e la se foi o linux e o windows todo embora (inclusive fotos, musicas e documentos que tinha no windows)... agora vou ver se consigo recuperar a partição do windows aqui, e ver o que da pra fazer...