+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik avariado - CPU 100% sempre - terminal não abre

    Amigos...

    Tenho uma RB450 que do dia pra noite tah agindo assim:

    Nao abre o Terminal... (New Terminal).. e as vezes se esperar mostra o nome Mikrotik.. mas nao permite digitar nada... como se tivesse tão lento.. mas tão lento.. q fica assim...

    Os scripts nao rodam.. nenhum.. e olha q nao mexi em nenhum deles.. tenho script q jah rodou na contagem dele mesmo mais de 3 mil vezes... e agora nao roda nenhum.. e as vezes qd clico em system scripts.. ele nao mostra nenhum script... fica em branco.. mas eu sei q estao lah...

    e por ultimo.. mesmo q eu desligue a rb.. e ligue de novo.. a cpu jah volta em 100% load..

    como se tivesse algo travado nela.. ou avariado...

    Editado:-------------------------------

    Acabei de ver um erro estranho...

    quando desligo ela e entro rapidim no new terminal, aparece: Console has crashed, log again

    Algo como se o S.O dela tivesse corrompido... bom.. ela nao tem nenhum bad block... a memoria livre tah beleza.. e a rb continua trabalhando, ou seja, ela tah fazendo o q tem q fazer.. roteando.. enviando ip.. discando os popoe do adsl.. o firewall tah blz..

    agora soh nao roda mais os scripts.. nem abre o new terminal...



    alguem jah passou por isso??

    vou resetar a bicha.. pq nem tem como resetar via terminal.. jah q ele nao abre...

    um abraço,

    Eugenio
    Última edição por eugeniomarques; 05-08-2009 às 20:14.

  2. #2

    Padrão

    Você já tentou fazer um upgrade de versão nela???. ou o problema surgiu em um upgrade de versão?? a guia files funciona? permite copiar e colar arquivos??
    se permitir baixe o pacote para seu modelo de rb no site mikrotik internacional,(pacote em zip) ai descompacta pega o modulo system e os pacotes que você usa e joga dentro de files, reinicie a rb. se o problema for o SO vai resolver.
    Abraços

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eugeniomarques Ver Post
    Amigos...

    Tenho uma RB450 que do dia pra noite tah agindo assim:

    Nao abre o Terminal... (New Terminal).. e as vezes se esperar mostra o nome Mikrotik.. mas nao permite digitar nada... como se tivesse tão lento.. mas tão lento.. q fica assim...

    Os scripts nao rodam.. nenhum.. e olha q nao mexi em nenhum deles.. tenho script q jah rodou na contagem dele mesmo mais de 3 mil vezes... e agora nao roda nenhum.. e as vezes qd clico em system scripts.. ele nao mostra nenhum script... fica em branco.. mas eu sei q estao lah...

    e por ultimo.. mesmo q eu desligue a rb.. e ligue de novo.. a cpu jah volta em 100% load..

    como se tivesse algo travado nela.. ou avariado...

    Editado:-------------------------------

    Acabei de ver um erro estranho...

    quando desligo ela e entro rapidim no new terminal, aparece: Console has crashed, log again

    Algo como se o S.O dela tivesse corrompido... bom.. ela nao tem nenhum bad block... a memoria livre tah beleza.. e a rb continua trabalhando, ou seja, ela tah fazendo o q tem q fazer.. roteando.. enviando ip.. discando os popoe do adsl.. o firewall tah blz..

    agora soh nao roda mais os scripts.. nem abre o new terminal...



    alguem jah passou por isso??

    vou resetar a bicha.. pq nem tem como resetar via terminal.. jah q ele nao abre...

    um abraço,

    Eugenio
    a rb esta atualizada (3.27)? desativa todas as regras de firewall e queue e verifica se o processo continua alto, se continuar verificar as configs, essas duas opções refere a problema de configs, se continuar tira todos os cartões, ja tive problema como o seu, e era o cartão que estava com pau, se mesmo assim continuar, tira tudo que tem nela e coloca o mk novamente na rb, agora se continuar pode ser algum problema no hardware da rb


    espero ter ajudado t+

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por RobertoLima Ver Post
    Você já tentou fazer um upgrade de versão nela???. ou o problema surgiu em um upgrade de versão?? a guia files funciona? permite copiar e colar arquivos??
    se permitir baixe o pacote para seu modelo de rb no site mikrotik internacional,(pacote em zip) ai descompacta pega o modulo system e os pacotes que você usa e joga dentro de files, reinicie a rb. se o problema for o SO vai resolver.
    Abraços

    Amigo... funciona sim.. files eu consigo abrir e colar.. tanto eh q jah fiz ateh o backup dela hoje..

    O problema surgiu enquanto eu estava acessando a rb via remota e desativei o PPPoe dela.. daih eu cai, pois dasativei justo o link onde eu estava... (ela tem dois links adsl)... Eu tava tentando desativar o link q manda sinal para os clientes.. e desliguei o link que permite que eu entre nela atraves de um ip change...

    Vou tentar fazer o q o amigo recomendou.. obrigado...

    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    a rb esta atualizada (3.27)? desativa todas as regras de firewall e queue e verifica se o processo continua alto, se continuar verificar as configs, essas duas opções refere a problema de configs, se continuar tira todos os cartões, ja tive problema como o seu, e era o cartão que estava com pau, se mesmo assim continuar, tira tudo que tem nela e coloca o mk novamente na rb, agora se continuar pode ser algum problema no hardware da rb


    espero ter ajudado t+
    Amigo... jah desativei as regras de firewall.. jah desativei tudo.. mangle... desliguei os clientes... tirei ateh os cabos dele... deixei soh meu notebook ligado nele diretamente... via cabo,... e nada.. a cpu fica 100% mas na verdade ele nao tah processando nada.. eh como se ele tivesse avariado mesmo... chequei a essa conclusao depois q vi que o grafico verde no canto que também mostra a CPU LOAD.. tah normal.. como se tivesse em 5%.. e fica oscilando.. mas nao chega nem a metade... e a rb450.. nao possui wlan... por isso nao tem como "tirar os cartoes"...

    obrigado.. vou tentar a primeira opção.. depois netinstall.. depois devolvo pra mk brasil.... deve ter garantia esse negocio..

    A minha versao atual na rb eh 3.24


    um abraço

  5. #5

    Padrão

    veja se o proxy nao esta ativo! jah me aconteceu 2 veses, e na primeira me bati uma semana pra descobrir

  6. #6

    Padrão Mikrotik avariado - CPU 100%

    Turma, também estou com 100% CPU, aconteceu de uma hora para a outra, acho que aconteceu quando desliguei o MK direto da tomada com os clientes navegando, pode ter acontecido alguma falha, igual quando a gente costuma desligar o windows no botão, pode ter corrumpido algo.

    Para me certificar que era isso mesmo, fiz o seguinte, configurei outro MK com as mesmas configurações do outro MK e continua a mesma coisa 100% CPU

    Notei que em IP WebProxy+Access+Settings aparece as configurações General exemplo:
    []Enabled
    Src. Address []
    Port: 8080
    Parent Proxy []
    Parent Proxy Port: []
    Cache Drive: system
    Cache Administrator: [v] webmaster
    Maximun Disk Cache Size: 35510000 KiB
    Maximun RAM Cache Size: 382752 KiB
    [] Cache Only On Disk
    Max. Client Connections: 1000
    Max. Server Connections: 1000
    Max. Object Size: 4096 KiB
    Max. Fresh Time: 3d 00:00:00

    Estou achando que a parada errada esta ai, tem que acertar direitinho essas configurações.

    Quem tiver solucionado por favor vamos postar.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         100.JPG
Visualizações:	532
Tamanho: 	93,5 KB
ID:      	5219  

  7. #7

    Padrão web proxy

    Citação Postado originalmente por unibraz Ver Post
    Turma, também estou com 100% CPU, aconteceu de uma hora para a outra, acho que aconteceu quando desliguei o MK direto da tomada com os clientes navegando, pode ter acontecido alguma falha, igual quando a gente costuma desligar o windows no botão, pode ter corrumpido algo.

    Para me certificar que era isso mesmo, fiz o seguinte, configurei outro MK com as mesmas configurações do outro MK e continua a mesma coisa 100% CPU

    Notei que em IP WebProxy+Access+Settings aparece as configurações General exemplo:
    []Enabled
    Src. Address []
    Port: 8080
    Parent Proxy []
    Parent Proxy Port: []
    Cache Drive: system
    Cache Administrator: [v] webmaster
    Maximun Disk Cache Size: 35510000 KiB
    Maximun RAM Cache Size: 382752 KiB
    [] Cache Only On Disk
    Max. Client Connections: 1000
    Max. Server Connections: 1000
    Max. Object Size: 4096 KiB
    Max. Fresh Time: 3d 00:00:00

    Estou achando que a parada errada esta ai, tem que acertar direitinho essas configurações.

    Quem tiver solucionado por favor vamos postar.


    Desativa o webproxy, é so desmarcar a caixinha enabled, aqui ela ativa chega a picos de 100% e depois diminui o processamento, fica variando

  8. #8

    Padrão

    Bom amigo , não se ofenda mais meu consselho é o seguinte.... Como na sua imagem da pra ver que é mk(2.9.27) creio que todo mundo sabe o que isso quer dizer,.. Meu consselho é... Compre a licença, é baratinho pra nos. Veja pelo seguinte angulo. 2 ou 3 clientes no mes já paga uma licença de um mk L4, e ai você terá vantagens como.. Suporte, poder escolher a versão mais estavel e que se encaixe melhor a suas nessecidades.
    Esse é só um consselho. não estou recriminando ninguem por usar ou não o 2.9.27 pois eu mesmo já usei em testes, mais em produção sou da opnião que, como o mk vai gerar receita pra mim.$$$ devo pagar pela licença dele,,..
    Abraços.

  9. #9
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Faz update que deve parar, senão tenta a versão 3.0

  10. #10

    Padrão 100% CPU MIKROTIK PROBLEMA RESOLVIDO

    É o seguinte, tem varias receitas no FORUN mais nenhuma delas deu certo, então resolvi fazer o seguinte; formatei novamente o HD e restaurei o backup novamente, PRONTO acabou o sofrimento 1% CPU RESOLVIDO. Voltou ao normal.
    Só um detalhe!!! não formate pelo CD do sistema MK, instale um windows qualquer e depois sim instale o CD 2.9.27

    Possivelmete um virus que estava causando 100% CPU

    Bom sei que essa versão 2.9.27 é a mais usada para os iniciantes (testes) rsrsrsrs. custa tão pouco uma licença, vale apena mesmo comprar.

    Mais para aqueles que ainda tem essa versão tá ai minha solução.
    Última edição por unibraz; 20-08-2009 às 22:26. Razão: COMPLEMENTO

  11. #11

    Padrão RESOLVIDO!!!

    Bom... no meu caso.. o problema foi resolvido mesmo.. eu acho... foi soh resetar a rb...

    nao tinha tentando antes.. pq minha rb tava na garantia.. e como ela tah numa case (rb450) nao pude abrir para resetar..

    resultado.. enviei para a mk brasil.. e os caras lah resetaram.. e aparentemente voltou a funcionar...

    digo aparentemente, pq ainda nao recebi de volta a rb... no mais.. estou comprando um cabo serial com eles.. para poder resetar sem precisar abrir...

    um abraço a todos..

  12. #12

    Padrão

    Caros Amigos,

    Tive este problema de cpu 100% há algum tempo e era outro problema. Se tratava de multi-cpu que estava habilitada no meu mk.

    A solução é :
    Entrar em new terminal e digitar o seguinte comando :
    /system hardware set multi-cpu=no

    Em seguida reinicie o servidor.

    Espero ter ajudado.

  13. #13

    Padrão

    Estava com esse problema em minha rb, segui todas orientações inclusive reinstalei tudo usando o netinstall, mas nada resolveu, o estrando era que sempre quando eu descia a caixa hermetica e estava fazendo as atualizados em baixo funcionava belezinha, mas logo que subia a caixa hermetica na torre, poucas horas o problema voltava... Daí descobrir que o problema era superaquecimento da caixa hermetica que não estava bem ventilada...

  14. #14

    Padrão

    /system hardware edit multi-cpu=no

    em seguida reinicie o mk.

    Citação Postado originalmente por eugeniomarques Ver Post
    Amigos...

    Tenho uma RB450 que do dia pra noite tah agindo assim:

    Nao abre o Terminal... (New Terminal).. e as vezes se esperar mostra o nome Mikrotik.. mas nao permite digitar nada... como se tivesse tão lento.. mas tão lento.. q fica assim...

    Os scripts nao rodam.. nenhum.. e olha q nao mexi em nenhum deles.. tenho script q jah rodou na contagem dele mesmo mais de 3 mil vezes... e agora nao roda nenhum.. e as vezes qd clico em system scripts.. ele nao mostra nenhum script... fica em branco.. mas eu sei q estao lah...

    e por ultimo.. mesmo q eu desligue a rb.. e ligue de novo.. a cpu jah volta em 100% load..

    como se tivesse algo travado nela.. ou avariado...

    Editado:-------------------------------

    Acabei de ver um erro estranho...

    quando desligo ela e entro rapidim no new terminal, aparece: Console has crashed, log again

    Algo como se o S.O dela tivesse corrompido... bom.. ela nao tem nenhum bad block... a memoria livre tah beleza.. e a rb continua trabalhando, ou seja, ela tah fazendo o q tem q fazer.. roteando.. enviando ip.. discando os popoe do adsl.. o firewall tah blz..

    agora soh nao roda mais os scripts.. nem abre o new terminal...



    alguem jah passou por isso??

    vou resetar a bicha.. pq nem tem como resetar via terminal.. jah q ele nao abre...

    um abraço,

    Eugenio