Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Antenas para Mesh

    PEssoal to fazendo uma rede mesh aqui para cobrir uma cidade inteira (pequena claro), queria saber qual a distância máxima de uma antena de 8dBi para cada nó? claro dando um acesso de sinal para os usuários pelo menos -72. Sei que as melhores são hyperlink, mas não consigo achar essas "malditas" de 8dBi. Essas antenas normais serveriam tipo da OIW?

  2. #2

    Padrão

    OIW é a mesma coisa que a Hyper so mudar o nome de uma para a outra o material é o mesmo.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    PEssoal to fazendo uma rede mesh aqui para cobrir uma cidade inteira (pequena claro), queria saber qual a distância máxima de uma antena de 8dBi para cada nó? claro dando um acesso de sinal para os usuários pelo menos -72. Sei que as melhores são hyperlink, mas não consigo achar essas "malditas" de 8dBi. Essas antenas normais serveriam tipo da OIW?
    Se voce não se importa com homologação, tem na Flytec Computers

  4. #4

    Padrão

    Ok, obrigado a vocês que responderam, mais eu quero saber qual distancia eu preciso de uma para outra?

  5. #5

    Padrão

    Não sei se te interessa, mas em Copacabana eles usam esses rádios Motorola em mesh pra distribuir internet pela orla:

    IAP4300 – Intelligent Access Point for MOTOMESH Duo - Motorola USA

    http://www.motorola.com/staticfiles/...0_US-EN_MD.jpg

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Ok, obrigado a vocês que responderam, mais eu quero saber qual distancia eu preciso de uma para outra?
    É dificil ser preciso em matéria de distancia. Tem que ir experimentando.
    Por ex. os rádios da Gi-link que já vem com uma anteninha de ganho um pouquinho maior, eles recomendam um rádio a no máximo 300m.
    Mas no caso de fazer os pontos mesh em torres, dá para levar muito mais longe. Se eles se enxergarem, coisa de 2km, entre eles seria suficiente. Assim, ninguém ficaria a mais de 1km da torre.
    E considerando que no mesh a conexão vai saltar de um rádio até o outro até chegar na torre, deve ficar legal. Segundo o pessoal da Squitter, até 15 saltos vai bem. Mas já achei muito, pois pode dar retardo.
    Tenho muita vontade de experimentar isso aqui também.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    PEssoal to fazendo uma rede mesh aqui para cobrir uma cidade inteira (pequena claro), queria saber qual a distância máxima de uma antena de 8dBi para cada nó? claro dando um acesso de sinal para os usuários pelo menos -72. Sei que as melhores são hyperlink, mas não consigo achar essas "malditas" de 8dBi. Essas antenas normais serveriam tipo da OIW?
    DSSS, a tua pergunta está incompleta. É como perguntar: tenho 20 litros de combustível, qual distância consigo percorrer? É gasolina, álcool, queresone? Vai de moto, carro, helicóptero?

    Para te responder, precisamos saber qual a potência do seu rádio mesh, em que freqüência você vai trabalhar, qual a potência do rádio dos usuários (porque não adianta nada o usuário receber o sinal e o nó mesh não receber as respostas) e qual antena será utilizada nos rádios dos clientes.

    Também teríamos maior precisão se soubéssemos qual o tamanho do cabo coaxial (se é que vai ter algum) entre cada rádio e as antenas.

    Por fim, tudo isso vai ser inútil se não levarmos em conta as interferências, caso haja muita concorrência na região.

    Por exemplo, se seu rádio central tiver 250mW, vc colocar uma antena omni de 8dBi nele, colocar no seu cliente um rádio de 100mW com antena diretional de 24 dBi em 2,4Ghz, você vai ter entre 500m e 1 Km de raio, dependendo da quantidade de interferência.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    DSSS, a tua pergunta está incompleta. É como perguntar: tenho 20 litros de combustível, qual distância consigo percorrer? É gasolina, álcool, queresone? Vai de moto, carro, helicóptero?

    Para te responder, precisamos saber qual a potência do seu rádio mesh, em que freqüência você vai trabalhar, qual a potência do rádio dos usuários (porque não adianta nada o usuário receber o sinal e o nó mesh não receber as respostas) e qual antena será utilizada nos rádios dos clientes.

    Também teríamos maior precisão se soubéssemos qual o tamanho do cabo coaxial (se é que vai ter algum) entre cada rádio e as antenas.

    Por fim, tudo isso vai ser inútil se não levarmos em conta as interferências, caso haja muita concorrência na região.

    Por exemplo, se seu rádio central tiver 250mW, vc colocar uma antena omni de 8dBi nele, colocar no seu cliente um rádio de 100mW com antena diretional de 24 dBi em 2,4Ghz, você vai ter entre 500m e 1 Km de raio, dependendo da quantidade de interferência.

    Desculpe por não ter especificado, mas vamos lá então:

    Vou usar radios com potencia de 400mW em 2.4Ghz, e antenas de 8 dBi sem cabo coaxial direto no pigtail. Os cliente vão usar rádios com antenas de 8 dBi com 400mW. A interferencia aqui é pouca.

    Abraços

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Não sei se te interessa, mas em Copacabana eles usam esses rádios Motorola em mesh pra distribuir internet pela orla:

    IAP4300 – Intelligent Access Point for MOTOMESH Duo - Motorola USA

    http://www.motorola.com/staticfiles/...0_US-EN_MD.jpg

    Tem ideia do preço desse bichinho ai

  10. #10

    Padrão

    Tem um otimo equipamento para funcionar o mesh ja testado tenho 6 links com ele entre 6 a 10 km e atende minhas necessidades ate agora, trata do skypliot ele funciona tanto em 2.4 quanto em 5.8 o mesh funciona e 5.8 e joga sinal em 2.4 segue abaixo;http://www.portaldirceu.com.br/drive...er_TriBand.jpg

  11. #11

    Padrão

    Testado e aprovado. Isso é bom de ouvir.

    Quanto pagou por este?

    E a integração com outros B/G está tranquila?
    Última edição por 1929; 07-10-2009 às 10:11.

  12. #12

    Padrão

    Até agora nao houve problema com outros equipamentos em 2.4, encontramos grandes problemas no mesh pra colocar pra funcionar, as vezes quando caia um ponto os radios ficavam drogrados, foi feito alguns ajustes e resolvido esse problema pagamos em torno de 12mil a 8 meses atrás no equipamento, mais creio que agora você pode encontrar a 10mil.

  13. #13

    Padrão

    eu gostaria de saber qual antena e placa wireless o cliente usaria ?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por starsat Ver Post
    eu gostaria de saber qual antena e placa wireless o cliente usaria ?
    Pela mobilidade e instalação ficaria com Kaiomy USB de 800 mW. Já que poderia usar tanto no desktop como o notebook.

  15. #15

    Padrão

    o custo ainda é muito alto .. vou espera cair mais o preço

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Pela mobilidade e instalação ficaria com Kaiomy USB de 800 mW. Já que poderia usar tanto no desktop como o notebook.

    no M livre tem por 90,00 essa usb .. vou ve com meu distribuido se ele tem tbm

  17. #17

    Padrão

    Qual o chipset dessa kaiomi pois aqui só acho kaiomi com chipset Realtek "o problematico" recomendo as usb engenius.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Qual o chipset dessa kaiomi pois aqui só acho kaiomi com chipset Realtek "o problematico" recomendo as usb engenius.
    O chip é sim RTL, nunca coloquei esse USB em uma rede Mesh, mas em redes wi-fi tem demonstrado um desempenho muito bom, tanto na questão de sinal como em estabilidade. No meu notebook quando dou scan do wi-fi que já vem embutido ele só aparece a rede da minha casa. Quando efetuo o scan com o kaiomy aparece várias redes inclusive uma de um provedor que fica a mais de 1,2 km daqui. Quando tentei conectar nessa rede conectou normal só não naveguei porque não tinha acesso a rede do hotspot. Tenho aqui 500 rádios RTL 8186 e nunca tive problemas de conexão com eles como clientes. Agora como AP não posso te dizer nada.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    O chip é sim RTL, nunca coloquei esse USB em uma rede Mesh, mas em redes wi-fi tem demonstrado um desempenho muito bom, tanto na questão de sinal como em estabilidade. No meu notebook quando dou scan do wi-fi que já vem embutido ele só aparece a rede da minha casa. Quando efetuo o scan com o kaiomy aparece várias redes inclusive uma de um provedor que fica a mais de 1,2 km daqui. Quando tentei conectar nessa rede conectou normal só não naveguei porque não tinha acesso a rede do hotspot. Tenho aqui 500 rádios RTL 8186 e nunca tive problemas de conexão com eles como clientes. Agora como AP não posso te dizer nada.
    Tchê, fico surpreso em você elogiar os 8186. Eu também tenho, mas o que observo é que existe uma instabilidade neles. Tenho de procedências distintas, como Gi-link, Alfa, Kraser e mais recentemente Kozumi.
    Os que me deram mais estabilidade foram o Alfa e o Kozumi. Este último sem nenhum problema até agora.
    Depois que coloquei Ubiquiti, seja nano2 ou bullet2, nestes com certeza não precisa voltar para manutenção.
    Mas como você elogiou o Usb Kayomi, vou testar.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tchê, fico surpreso em você elogiar os 8186. Eu também tenho, mas o que observo é que existe uma instabilidade neles. Tenho de procedências distintas, como Gi-link, Alfa, Kraser e mais recentemente Kozumi.
    Os que me deram mais estabilidade foram o Alfa e o Kozumi. Este último sem nenhum problema até agora.
    Depois que coloquei Ubiquiti, seja nano2 ou bullet2, nestes com certeza não precisa voltar para manutenção.
    Mas como você elogiou o Usb Kayomi, vou testar.

    Certo pode testar, aqui funciona bem. Sobre os RTL posso te dizer da seguinte forma para deixar mais claro. Tenho um provedor numa cidade vizinha lá não tem interferência pois não existe redes em 2.4 hoje está exatamente com 4 meses que não recebo um chamado de suporte de lá (com relação a problema nos rádios). Os que eu uso aqui são da OIW. Agora em ambiente poluído não sei como deve se comportar. Percebi também que os mikrotik como rádio distribuidor, perde feio para o STAROS V3. O grande problema do V3 é que muito difícil de se encontrar as routerboard deles, o jeito é fazer PC AP.