+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dual boot com linux e vista, com o linux ja instalado.

    Bom galerinha... to com o linux ubuntu rodando aqui na minha maquina blzinha, mas eu tenho o cd do windows vista, office antivirus e dell originais para instalar. Tem como vcs me ajudarem a instalar o windows vista com o linux ja instalado?

    Eu nao preciso fazer back up no linux, pq ele acabou de ser instalado, entao nao tem nada importante nele, a nao ser ele mesmo...

    Vcs me ajudam a particionar o hd pro linux e pro vista? O hd é de 320G. Seria 80G para o linux e o restante para o windows.

    Como eu faço pra particionar o hd? como eu faço pra instalar o vista com o linux ja instalado? é só botar o cd do vista, reiniciar a maquina e instalar automaticamente? tem como vcs me ajudarem? desde ja agradeço.

  2. #2

    Padrão

    Cara o ideal seria você particionar seu HD antes de qualquer instalação, e depois sim efetuar a instalação do sistema operacional que quiser em suas devidas partições.

    Quando se vai fazer uma instalação de dual boot com o vista, é necessário sempre efetuar primeiro a instalação de um sistema de nivel inferior para que depois seja instalado o vista, pois o vista utiliza banco de dados BCD mantendo compatibilidade inversa com o OS antigo.

    por exemplo: instala o XP e depois o Vista ou Linux e depois Vista.

  3. #3

    Padrão assim

    usa o gparted pra redimensionar a partição e transformar ela em fat32.. faça uma copia previa da mbr, dd if=/dev/<seu dispositivo ou seja hda ou sda> of=/home/<user>/image.mbr count=1 bs=512
    Linux: Fazendo backup do Grub e restaurando em dois comandos [Dica]
    provavelmente vai ter que usar o grub-update pra detectar a patiçao windows e adicionar ela no grub. ou fazer isso manualmente, ha varios tuturias sobre isso. existe a possibilidade, isso acontecia muito em versoes mais antigas, de que o windows exija estar na primeira partiçao.. caso isso aconteça existe gambiarras no grub pra contornar, mas pode ser que tenha que instalar o win primeiro na primeira partiçao e o linux depois.

  4. #4

    Padrão

    Trocando em miúdos o que disse sarrafocapoeira:

    É bem mais fácil o caminho inverso, quer dizer, instalar primeiro o Windows (XP, Vista, 7, tanto faz) e depois o Linux (Ubuntu ou outra distro), porque assim você não precisa se preocupar com nada e ao final da instalação do Linux terá um computador com dual boot.

    (O particionamento do seu HD pode ser feito durante a instalação do Linux, neste caso)

    Isso ocorre porque o GRUB, instalado pelo Linux, detecta automaticamente a instalação do Windows e te dá a opção entre um e outro sistema logo que você inicia o micro, mas o inverso não é verdadeiro, de modos que se você instalar o Windows depois de ter instalado o Ubuntu, vai ter que fazer isso manualmente, como explicado pelo sarrafocapoeira.

    Para entender um pouco melhor, [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/GRUB"]GRUB[/ame] - Grand Unified Bootloader, é um programinha, genericamente conhecido por bootloader (programa que fica gravado nas primeiras linhas do HD chamada MBR - master boot record), que é carregado logo após a BIOS e é responsável por indicar quais são e onde se encontram os Sistemas Operacionais instalados.