Página 1 de 16 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ThunderCache - Desde a instalação até a configuração final! Por BillGates

    Seguinte,tenho visto muitos colegas com problemas na configuração e instalação do proxy+thundercache.Antes não havia muito esses problemas pois a maioria rodava um script e pronto.Bastava apenas setar alguns ips,uns ajustes aqui e outro ali,e ja estava tudo pronto.Eu era um desses http://www.biazus.com/forum/images/smilies/icon_lol.gif http://www.biazus.com/forum/images/s...n_rolleyes.gif

    Depois que ouve algumas mudanças no thunder,alguns plugins ja não rodavam normalmente em cima da versão instalada pelo script,pois a versão do script era a antiga e por algum motivo que não conheço,não se adaptava legal às novidades em ferramentas desenvolvidas para o thunder.Então vou pegar parte do tuto postado no forum www.thundercache.org e adaptar o restante que falta para deixar o thunder rodando certinho.Do modo que esta postado falta alguns detalhes ainda,principalmente para nós leigos...

    Vou iniciar hoje o tópico com o tutorial completo para ajudar os colegas que estão encontrando dificuldades para deixar o thunder rodando.
    Pessoalmente depois que fiz a instalação passo a passo ficou muito melhor o thunder,tudo funcionando certinho...

    Cenário:


    Distro Linux Testada: Debian5.1 e Ubuntu 9.04 Server
    Distro Instalada no Tutorial: Ubuntu 9.04 Server
    Controle de Clientes: Mikrotik (RouterOs) ver. 3.13
    Modo de Autenticação: PPPoE

    1º Parte: Obtendo a versão necessária para a instalação.

    1.1 - Distro Ubuntu 9.04 Server: Clique aqui para Baixar!

    1.2 - O arquivo esta em torrent,portanto você devera ter instalado em seu computador um programa que trabalhe com downloads (p2p).Caso não tenha nenhum programa do genêro instalado em seu computador segue abaixo o link para download de um que considero muito bom!

    1.3 - BitTorrent 6.2: Clique aqui para Baixar!

    2º Parte: Gravando a imagem ISO (Imagem de CD) em um CD Gravavél.

    1.1 - Esta é uma etapa bastante simples,porem requer uma atenção indispensável,pois devemos usar um programa que grave imagem iso perfeitamente.Esta atenção toda é para que o nosso CD com a distro Linux seja Bootavel.caso você não tenha um programa para realizar este processo,segue abaixo o link de um programa muito bom!

    1.2 - CD BurnerXP 4.2: Clique aqui para Baixar!

    1.3 - Após baixar e instalar o programa,execute-o e va até a opção Gravar imagem ISO ,selecione o arquivo baixado e mande gravar.
    Terminado o processo de gravação,ja temos o CD com a distro Ubuntu 9.04 Server pronto para a instalação.

    3º Parte: Configurando o sistema da sua placa mãe para iniciar pelo CD-ROM.

    1.1 - Configure o sistema da sua placa mãe para iniciar o Boot pelo CD-ROM e já poderemos dar início ao processo de instalação.

    4º Parte: Iniciando a instalação da distro Ubuntu 9.04 Server.

    1.1 - Na etapa inicial você será solicitado a escolher a linguagem a ser usada,sugiro escolher português do brasil,após selecionar a linguagem de ENTER ...
    http://img132.imageshack.us/img132/6489/tutorial001.jpg


    1.2 - Caso tenha selecionado a linguagem português do brasil,ira aparecer um menu em português.Selecione a opção "Instalar Servidor Ubuntu" pressione Enter ...
    http://img193.imageshack.us/img193/3082/tutorial002.jpg

    1.3 - Em seguida ira aparecer uma tela solicitando a origem do teclado: Selecione Brasil e de ENTER ...

    1.4 - Novamente uma outra tela solicitando a disposição/formato do teclado: Selecione Brasil e de ENTER ...

    1.5 - A instalação prosseguirá automaticamente até chegarmos nas configurações de rede.
    O instalador pedirá para você escolher a placa de rede que deverá estabelecer a conexão com a internet. Caso possua somente uma ele pulará esta etapa e seguirá.

    1.6 - Se sua conexão coma Internet não fornece IP via DHCP você pode esperar ou cancelar direto, para colocar manualmente. Caso contrário, o IP será fornecido DHCP e poderemos prosseguir.(Sugiro deixar uma conexão com a internet que forneça IP via DHCP)

    1.7 - Supondo que sua conexão com a internet forneça IP via DHCP,então o sistema reconhecera e passara para a próxima etapa.

    1.8 - Nesta tela é requisitado o nome da máquina para identificação na rede. Como não estaremos trabalhando com domínios, pode deixar o nome sugerido (ubuntu) e de ENTER ...

    http://img40.imageshack.us/img40/4194/tutorial003.jpg

    1.9 - Nesta tela, como não trabalharemos com domínio, deixe em branco e de ENTER ...
    http://img242.imageshack.us/img242/904/tutorial004.jpg

    2.0 - Nessa etapa escolha o fuso horário, no meu caso São Paulo,após de ENTER ...
    http://img530.imageshack.us/img530/2366/tutorial005.jpg

    2.1 - Agora entraremos na parte de parcionamento do Disco (HD).Como estamos fazendo uma instalação básica não entraremos muito afundo em configurações mais detalhadas sobre parcionamento.Mais adiante aprenderemos como usar mais de um Disco (HD),dividindo assim nosso Squid do ThunderCache.Então seguindo a intenção de uma instalação básica na tela a seguir selecione "Assistido - Usar disco inteiro" e de ENTER ...
    http://img38.imageshack.us/img38/1424/tutorial006.jpg

    2.2 - Nessa etapa nos é pedido para selecionarmos o disco (HD) e o parcionamento sera criado.Como possuimos apenas um disco (HD),de ENTER ...
    http://img269.imageshack.us/img269/4225/tutorial007.jpg

    2.3 - Em seguida nos é mostrado como as partições serão criadas,apenas confirme clicando em SIM ...
    http://img401.imageshack.us/img401/7135/tutorial008.jpg

    2.4 - Após as etapas acima,a instalação prosseguira... Aguarde...
    http://img188.imageshack.us/img188/983/tutorial009.jpg

    2.5 - Agora você ira definir um nome de usúario para utilizar o sistema,no exemplo foi usado o nome XYZ ...
    http://img39.imageshack.us/img39/7478/tutorial010.jpg

    2.6 - Em seguida você p
    ode repetir o mesmo usuário criado na tela acima e de ENTER ...
    http://img24.imageshack.us/img24/2271/tutorial011.jpg

    2.7 - Agora defina uma senha para este usúario e em seguida será pedido para você digitar novamente a senha para confirma-la (sugiro que digite uma senha segura,caso contrário o sistema ira lhe alertar dizendo que a senha não é segura e se você deseja continuar mesmo assim),e de ENTER ...
    http://img18.imageshack.us/img18/8209/tutorial012.jpg

    2.8 - Após as solicitações de usuário/conta e senha,surgira a próxima etapa perguntando se você gostaria de encriptar a pasta pessoal,mas como não teremos arquivos pessoais nesta pasta então escolha NÃO ...
    http://img524.imageshack.us/img524/646/tutorial013.jpg


    Continuação deste artigo em:
    thundercache-desde-instalacao-ate-configuracao-final-parte-2-por-billgates
    thundercache-desde-instalacao-ate-configuracao-final-parte-3-por-billgates
    thundercache-desde-instalacao-ate-configuracao-final-parte-4-por-billgates
    thundercache-desde-instalacao-ate-configuracao-final-parte-5-por-billgates
    thundercache-desde-instalacao-ate-configuracao-final-parte-6-por-billgates
    thundercache-desde-instalacao-ate-configuracao-final-parte-7-por-billgates
    thundercache-desde-instalacao-ate-configuracao-final-parte-8-por-billgates
    thundercache-desde-instalacao-ate-configuracao-final-parte-9-por-billgates


    Créditos:
    Emerson Galafassi (Bill Gates) - Desenvolvimento do tutorial.


    Ricardo Ferrareto Jayme
    - Autor do tutorial inicial,inclusive fotos.
    Thalles Santiago - Dicas no modo de marcação de pacotes squid/thunder.
    Rodrigo Manga - Desenvolvedor do sistema ThunderCache.
    Luiz Biazus - Desenvolvedor do Sistema ThunderCache.
    Benatto - Desenvolvedor do Sistema ThunderCache.


  2. #2

    Padrão

    Parabéns amigo. Isso enriquecerá em muito o fórum, e para mim, será de grande ajuda!

  3. #3

  4. #4
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    -- Desculpa estar cortando, hehe --
    Boa iniciativa, mas eu acho que se o cara sabe que o youtube não faz cache somente com o squid, ele já deve saber Linux. Não desmerecendo ninguém, não nasci sabendo, mas quando comecei não fui direto para um servidor, fui aos poucos, até hoje eu poder instalar um servidor "de olhos fechados".

    Outra coisa: porque vocês usam Ubuntu Server? Ele é melhor? Consome menos recursos do computador?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    -- Desculpa estar cortando, hehe --
    Boa iniciativa, mas eu acho que se o cara sabe que o youtube não faz cache somente com o squid, ele já deve saber Linux. Não desmerecendo ninguém, não nasci sabendo, mas quando comecei não fui direto para um servidor, fui aos poucos, até hoje eu poder instalar um servidor "de olhos fechados".

    Outra coisa: porque vocês usam Ubuntu Server? Ele é melhor? Consome menos recursos do computador?
    Esse tuto tem por finalidade ajudar ao povo (intermediário),pois o script pelo que andei observando ja nao esta mais vindo de encontro aos interesses dos colegas.
    Vi muitos até mesmo tentando atualizar o thundercache em cima do thunder que foi instalado pelo script,e até tentando também adicionar novos plugins e na maioria dos casos sem exito.

    HOJE!!! Quem instalar o sistema thundercache pelo tudo que esta postado no forum do thundercache.org ira encontrar problemas.Mais especificamente no squid.conf.Ontem mesmo quando estava iniciando este tuto,dei uma passada no forum do thunder e de cara observei um problema postado por um colega,relatando que tinha feito a risca a instalação seguindo o tudo,porem o mesmo citou o erro que encontrou e adivinha!!! No squid.conf...

    O tuto do forum thundercache esta otimo,porem faltando alguns detalhes que como citei no inicio deste tópico para "os leigos" são detalhes fundamentais para por em funcionamento o thundercache...

    Usei o Debian inicialmente e após o Ubuntu... Não achei nenhuma diferença notável entre as duas distro,porem achei levemente melhor o ubuntu...(Na minha opinião e testes)

  6. #6

    Padrão

    ta certinho
    belo trabalho

    trabalahndo juntos vamos longe, temos q nos unir, e nos ajudar!

    se cada um faz um pouquinho, todos ganham muito! faça o seu!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigomanga Ver Post
    ta certinho
    belo trabalho

    trabalahndo juntos vamos longe, temos q nos unir, e nos ajudar!

    se cada um faz um pouquinho, todos ganham muito! faça o seu!
    _______________
    Obrigado patrão!

    "ta ai um cara que passei a admirar, e se no futuro eu tiver 10% do conhecimento que ele tem hoje,ja estarei muito satisfeito"

    ... vamos continuar a luta rs!!!

  8. #8

    Thumbs up Contribuição

    amigo quero lembrar que como isso será usado por iniciantes vale lembrar que possivelmente não teram configurado a DNS por tanto devem entrar com um nano /etc/resolv.conf e la dentro
    nameserver 208.67.222.222 para sair Ctrl + o seguido de Ctrl + x

    sem mais continue o trabalho.

  9. #9

    Padrão

    Bill, é muito válido o tutorial que você está fazendo, e você está de parabéns, mas as portas da mudança do thunder para c++ isso não seria no momento desnecessário, já que já existem alguns manuais nos forums ?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Bill, é muito válido o tutorial que você está fazendo, e você está de parabéns, mas as portas da mudança do thunder para c++ isso não seria no momento desnecessário, já que já existem alguns manuais nos forums ?
    Bom,não sei quando ira mudar para C++ .. e como citei no inicio,para o pessoal que não tem nenhum conhecimento fica dificil fazer o thunder seguindo o tuto do forum thundercache.org,eu mesmo fiz seguindo perfeitamente o tuto do forum em questão,porem encontrei problemas a começar pela navegação que não funciona... La mesmo ensina a configurar pelo squid.conf que é gerado pela distro,mas não anda a coisa... Caso você tenha um tempinho,faça em bancada um teste,instale a distro e depois tente configurar o thunder de acordo com o tuto de la...

    São coisas pequenas que tera que modificar,mas pra quem não tem nenhum conhecimento,ficara travado ali e enchera os foruns (under-linux e thundercache) de tópicos sobre o problema...

    Ontem mesmo ja vi mais um colega,dizendo que fez seguindo a risca pelo tuto do forum e não conseguiu navegar,pois foi lhe retornado uma página com erros relacionados ao squid...

    Como citei anteriormente o tuto de la esta otimo,só faltando alguns detalhes para "os mais leigos como eu"

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dyllong Ver Post
    amigo quero lembrar que como isso será usado por iniciantes vale lembrar que possivelmente não teram configurado a DNS por tanto devem entrar com um nano /etc/resolv.conf e la dentro
    nameserver 208.67.222.222 para sair Ctrl + o seguido de Ctrl + x

    sem mais continue o trabalho.
    Opa, no momento do seu post ,isto ja estava sendo comentado...

    Obrigado mesmo assim!!!

  12. #12
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Não seria no redir "301:", com os dois pontos?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Não seria no redir "301:", com os dois pontos?
    No thunder antigo onde o redir era 302,a modificação feita para repassar as os arquivos cacheados pelo mesmo era redir 301...

    Numca usei ":" junto ao valor da redir ... No que isso influenciaria??

  14. #14
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BillGates Ver Post
    No thunder antigo onde o redir era 302,a modificação feita para repassar as os arquivos cacheados pelo mesmo era redir 301...

    Numca usei ":" junto ao valor da redir ... No que isso influenciaria??
    Isso está errado. Olhe um trecho dofunctions.php
    Código :
    print $redir."$cache_url/$domain/$file\n";
    O redirecionamento precisa dos dois pontos, não sei como o squid está aceitando sem. Se na linha do thunder já se colocasse os dois pontos, não haveria necessidade, mas como não tem, no redir tem que ter no final os dois pontos.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Isso está errado. Olhe um trecho dofunctions.php
    Código :
    print $redir."$cache_url/$domain/$file\n";
    O redirecionamento precisa dos dois pontos, não sei como o squid está aceitando sem. Se na linha do thunder já se colocasse os dois pontos, não haveria necessidade, mas como não tem, no redir tem que ter no final os dois pontos.
    Certo,obrigado pela orientação e sugestão...

    Aos colegas que quiserem adicionar os ":" junto ao valor no redir fiquem a vontade para usar.

    "Do modo que citei aqui no tuto esta funcionando perfeitamente,mas caso alguém encontre algum problema com o redir podera estar fazendo os testes através do que o colega osmano807 sugeriu"

  16. #16

    Padrão vamos ao que eu fiz

    1 - criei /etc/squid
    2 - baixei o arquivo thunderv21.tar
    3 - descompactei
    4 - editei o thunder.conf
    $cache_dir = "/var/www/thunder";
    $disk_max = 95; // in percent
    $cache_scr = "/etc/squid";
    $server_ip = "192.168.0.1";
    $cache_url = "http://$server_ip/thunder";
    $download_speed = 512; // kbytes
    $logadd_on = false;
    $redir = "301:"; // keep empty if you need a internal rewriter
    $proxy_host = ""; // keep it empty if you dont need proxy
    $proxy_port = "3128";
    //limpeza
    $time_delete = 45; // in Day
    $disk_limit = 83; // in percent
    $list_files = 50; // in number
    //advanced params - IF YOU DONT KNOW, DONT TOUCH!
    $packet_size = 5900; // in bytes
    $packet_delay = 60000; // time in micro second
    $download_timeout = 25;

    5 - criei o dir /var/www/thunder
    6 - chmod 777 -R /var/www/thunder
    7 - chmod 777 -R /etc/squid
    8 - chown nobody.nogroup -R /etc/squid
    9 - chown nobody.nogroup -R /var/www/thunder
    10 - squid.conf
    url_rewrite_children 50
    acl store_rewrite_list dstdomain -i "/etc/squid/thunder.lst"
    url_rewrite_access allow store_rewrite_list
    url_rewrite_access deny all
    url_rewrite_program /etc/squid/loader.php
    #nega cache local, para não haver duplicação
    acl localcache dstdomain 192.168.0.1
    cache deny localcache
    11 - agora o apache
    <VirtualHost *:80>
    ServerAdmin webmaster@localhost
    Alias /thunder /var/www/thunder
    <Directory />
    Options FollowSymLinks
    AllowOverride None
    </Directory>
    <Directory /var/www/thunder>
    Options Indexes FollowSymLinks MultiViews
    AllowOverride None
    Order allow,deny
    allow from all
    Header add THUNDER "THUNDER"
    Header set THUNDER "THUNDER"
    </Directory>
    </VirtualHost>
    12 - thunder.lst
    .windowsupdate.com
    .orkut.com

    Feito isso
    restarte no squid
    restarte no apache

    Ele cria as pastas dentro de /var/www/thunder normal
    so que os arquivos sempre com 0bytes
    unicos arquivos que nao tem tamanho 0
    ex.: -rw-rw-rw- 1 nobody nogroup 0 2009-08-10 21:29 1249950599_0000000000_0000000000_000000000000000_windows6.0-kb948610-v6001-x86_2131a4772b5a652f4b84b956c5f4a0154fb387e6.cab

    e na pasta inf
    que ficam todo com 70bytes
    -rw-rw-rw- 1 nobody nogroup 70 2009-08-10 21:29 windows6.0-kb948609-v6001-x86_a758da444839a36c0e366e638c9044f50c257cd6.cab

    Ja tentei de tudo
    nao tem explicacao esses arquivos desta forma !

  17. #17

    Padrão

    Muito bom tutorial, é pena que eu ja tenha visto o mesmo material e se nao me falha a memoria a autoria de outra pessoa acho que o nome dele e Ricardo Ferrareto Jayne, inclusive fiz a instalacao aqui seguinto esse material e ta rxatamente igual ao seu ate os minimos detalhes.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fenixprovedor Ver Post
    Muito bom tutorial, é pena que eu ja tenha visto o mesmo material e se nao me falha a memoria a autoria de outra pessoa acho que o nome dele e Ricardo Ferrareto Jayne, inclusive fiz a instalacao aqui seguinto esse material e ta rxatamente igual ao seu ate os minimos detalhes.
    O colega,fico triste por você...

    O tópico tem mais de mil visualizações e você foi o unico que não leu/entendeu o mesmo...

    Rlx,acontece nas melhores familias...

    Humildemente peço que vc de uma lida no inicio e repare os créditos no post1...

    Detalhe,
    Minha ultima edição no post1: 10-08-2009 11:09
    Seu post: 10-08-2009, 23:16
    Ou seja,os créditos ja estavam la antes do seu coment

    Sem receios!!! Sucessos pra ti!!!

  19. #19

    Padrão

    BillGates

    Alguma dica do que posso fazer para resolver o meu problema ?

    Grato

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xbili Ver Post
    BillGates

    Alguma dica do que posso fazer para resolver o meu problema ?

    Grato
    Qual versão esta usando?

    O modo da marcação no apache também pode estar causando esse problema.

    Um conselho,siga este tuto desde o inicio da forma que esta,te garanto que não tera problemas...