+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB 600a + 604 Fonte de 24V 5A, reiniciando!

    Amigos estou com uma RB600A com uma daughterboard 604 com 1 cartão XR5 (na 600) e 4 XR2 (na 604) com uma fonte estabilizada 24Vdc e 5A.
    Montei ela aqui na bancada, porem ela reinicia quando ativo os cartão, depois que reinicia estabiliza por umas 12 horas e volta a reiniciar, funcionando na bancada assim não tem nenhum cliente conectado, tentei colocar outra fonte de 24Vdc 10A, porem ela estava com problema de queda de tensão, e mandei par a garantia.
    Alguem já usou esa combinação de 600 + 604, se já teve algum problema parecido com o meu?

    Obrigado amigos t+

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    Amigos estou com uma RB600A com uma daughterboard 604 com 1 cartão XR5 (na 600) e 4 XR2 (na 604) com uma fonte estabilizada 24Vdc e 5A.
    Montei ela aqui na bancada, porem ela reinicia quando ativo os cartão, depois que reinicia estabiliza por umas 12 horas e volta a reiniciar, funcionando na bancada assim não tem nenhum cliente conectado, tentei colocar outra fonte de 24Vdc 10A, porem ela estava com problema de queda de tensão, e mandei par a garantia.
    Alguem já usou esa combinação de 600 + 604, se já teve algum problema parecido com o meu?

    Obrigado amigos t+
    opa bom dia
    eu colocaria os XR2 na rb600 e o XR5 na rb604
    e colocaria uma fonte com mais voltagem e menos amperagem (recomendado pela router-board
    48Voltts x 2 ~ 5 Amperes) so de mudar a fonte vc vai ver q fica bom...
    flw

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Vanduir Ver Post
    opa bom dia
    eu colocaria os XR2 na rb600 e o XR5 na rb604
    e colocaria uma fonte com mais voltagem e menos amperagem (recomendado pela router-board
    48Voltts x 2 ~ 5 Amperes) so de mudar a fonte vc vai ver q fica bom...
    flw

    bom dia amigo, obrigado pela resposta, amigo coloquei as xr2 na 600, ficou apetado e ficaram tortas

  4. #4

    Padrão

    Bom dia Jean, cara se eu fosse vc usaria uma fonte de pc mesmo, faz um teste com uma pra ver se fica ok, creio que vc resolvera seu problema!

    Hugs!

  5. #5

    Padrão

    Eu utilizo uma RB600 com 08 cartões EMP8602 e atualmente não tenho encontrado problemas. Utilizo uma fonte de notebook mesmo, com a mesma amperagem que a sua, porém em 18V, sendo assim acredito que não seja a fonte que está causando o problema.

    Cerca de trê meses atrás comecei a ter um problema parecido com o seu, a RB600 começou a reiniciar e a travar. Tinha dia que ela travava mais de uma vez. Cheguei a trocar a fonte na época, mas não resolveu o problema. Troquei a RB, pois estava na garantia e tudo se resolveu.

    Talvez seja esse seu caso, se tiver outra RB600 pra testar com essa fonte acho que pode esclarecer a questão.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Eu utilizo uma RB600 com 08 cartões EMP8602 e atualmente não tenho encontrado problemas. Utilizo uma fonte de notebook mesmo, com a mesma amperagem que a sua, porém em 18V, sendo assim acredito que não seja a fonte que está causando o problema.

    Cerca de trê meses atrás comecei a ter um problema parecido com o seu, a RB600 começou a reiniciar e a travar. Tinha dia que ela travava mais de uma vez. Cheguei a trocar a fonte na época, mas não resolveu o problema. Troquei a RB, pois estava na garantia e tudo se resolveu.

    Talvez seja esse seu caso, se tiver outra RB600 pra testar com essa fonte acho que pode esclarecer a questão.

    valeu amigo pela ajuda, vou fazer os teste obrigado

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DarthLodis Ver Post
    Bom dia Jean, cara se eu fosse vc usaria uma fonte de pc mesmo, faz um teste com uma pra ver se fica ok, creio que vc resolvera seu problema!

    Hugs!
    obrigado amigo pela sua atenção, vc saberia me dizer quantos amperes tem a fonte de pc?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    obrigado amigo pela sua atenção, vc saberia me dizer quantos amperes tem a fonte de pc?
    Vai depender da fonte utilizada, o fio Amarelo da fonte é de 12v e geralmente fica em torno de 16a

  9. #9

    Padrão

    Amigos,

    Não cabem mais que 2 placas miniPCI XR2 ou XR5 na RB600 sem a placa expansora RB604... o dicipador delas é grande, foram feitos para RB da propria ubiquiti.. quando se tenta colocar uma em cima da outra nos slots da propria RB600, pode danificar a placa.

    Sobre o problema de travamento/reinicialização, já peguei um lote com isso e foi resolvido atualizando o bootloader da placa.

    Atualizar bootloader - New Terminal > system > routerboard > upgrade > yes

    espero que ajude.

    abraços...

  10. #10

    Padrão

    esqueci de falar... tenta testar uma fonte com a tensão máxima que a placa suporta - 56V DC. pode ser que ajude..

    abraços.

  11. #11

    Padrão

    Amigos, muito obrigado pela ajuda, verificando o arquivo de log da rb achei

    system,error,critical router rebooted without proper shutdown, probably power outage
    dá para achar alguma coisa por esse erro?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    Amigos, muito obrigado pela ajuda, verificando o arquivo de log da rb achei



    dá para achar alguma coisa por esse erro?

    É problema com energia mesmo, trocou a fonte como ja foi recomendado? eu tinha esses problemas, coloquei uma fonte ATX e pronto, nunca mais

    Hugs!

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pbortolossi Ver Post
    Amigos,

    Não cabem mais que 2 placas miniPCI XR2 ou XR5 na RB600 sem a placa expansora RB604... o dicipador delas é grande, foram feitos para RB da propria ubiquiti.. quando se tenta colocar uma em cima da outra nos slots da propria RB600, pode danificar a placa.

    Sobre o problema de travamento/reinicialização, já peguei um lote com isso e foi resolvido atualizando o bootloader da placa.

    Atualizar bootloader - New Terminal > system > routerboard > upgrade > yes

    espero que ajude.

    abraços...
    Atualizei conforme o amigo acima e o rb não reinicia faz 3d 22:32:50, acho que resolveu o problema

    T+ e obrigado a todos pelas dicas

  14. #14

    Padrão help

    Caro amigo pbortolossi, gostaria de uma informacao util para todos ! o update de bootloader é um processo arriscado para algum modelo de RB ? corre o risco de se perder a licenca ? Estou perguntando porque sai a versão 4 do mikrotik e o bootloader tem que ser realizando antes de fazer a atualzacao para a versao 4.



    Citação Postado originalmente por pbortolossi Ver Post
    Amigos,

    Não cabem mais que 2 placas miniPCI XR2 ou XR5 na RB600 sem a placa expansora RB604... o dicipador delas é grande, foram feitos para RB da propria ubiquiti.. quando se tenta colocar uma em cima da outra nos slots da propria RB600, pode danificar a placa.

    Sobre o problema de travamento/reinicialização, já peguei um lote com isso e foi resolvido atualizando o bootloader da placa.

    Atualizar bootloader - New Terminal > system > routerboard > upgrade > yes

    espero que ajude.

    abraços...

  15. #15

    Padrão

    Ola !!! Aproveitando a duvida do companheiro gostaria de saber, se eu colocar essa rb604 na minha rb 600 nao força o processamento da mesma.
    segunda duvida estou querendo colocar 4 cartoes r2h na 600 e 4 cartoes r5h na 604 sera que elas suportam... nao ficara reiniciando a rb... uso na rb uma fonte de computador..
    grato pela ajuda desde ja.

  16. #16

    Padrão

    A RB suporta muito bem esses 08 cartões. Com relação ao processamento, vai depender mais do tráfego que vai passar nelas do que a quantidade de cartões, até uns 20 Megas de tráfego total tenho certeza que vai muito bem.
    É muito provável que a fonte de computador aguente rodar a RB com os cartões, mas de qulaquer forma, se não conseguir vc pode usar um carregador de bateria de 5 ampéres ligado a uma bateria de 60 Ah que tenho certeza que suporta, pois aqui utilizo sem problemas.

  17. #17

    Padrão Re: RB 600a + 604 Fonte de 24V 5A, reiniciando!

    ola boa noite ate alguns segundos atraz eu estava com esse problema a RB600A funcionava por 5 minutos e travava completamente ento fiz o processo que voce descreveu e parece que ta de boa .
    so antes dela começa a trava assim constantemente ela tava reiniciando achei que fosse problema de temperatura coloquei um cooler em cima entao ela fico uns 4 dia sem reinicia e hoje logo apos a 12h começo a reinicia de nova e por utimo fico assim tavando minha versao e 3.25 sera que era so isso mesmo versao do firmere?

  18. #18

    Padrão Re: RB 600a + 604 Fonte de 24V 5A, reiniciando!

    Responder a esse tópico quase 1 anos depois é muita mancada, mas estamos aí!

    Nao vejo problemas em atualizar o bootloader das placas, seja RB600 ou qualquer outra, visto que o procedimento é bem rápido!

    Que bom que na maioria dos casos a atualização do bootloader resolveu.

    Só para enfatizar, quanto mais placas miniPCI voces "penduram" nas RBs, maior será o consumo elétrico. Então sugiro que para usar a placa com todos os slots miniPCI ocupados, voce a ligue com fonte de 56VDC 5A (tensao máxima da placa).

    Obs. Até onde eu sabia, nao cabem miniPCIs da Ubiquiti em todos os slots - o dissipador delas nao permitem (causam limitação física).

    Abs.

    Pedro