+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Existe alguma ferramenta para visualizar nível de interferência?

    Caros, bom dia
    Gostaria de saber se alguem conhece/pode indicar alguma ferramenta e/ou comando que possa ser utilizado para visualizar o nível e o quanto uma rede wireless está sendo afetada por outras redes no mesmo canal ou em canais adjacentes(próximos...com amplificadores ou não).
    É de conhecimento de todos de que se tenho uma rede no canal 11 e outra rede, ou mais , no mesmo canal, vai haver interferência na minha rede e consequentemente perdas de pacotes, se na outra rede estiver tendo tráfego.O que tenho procurado saber é se tem como eu verificar quais redes estão interferindo mais no meu sinal o pico de trafego de todas essas redes.
    Sei que posso verificar nivel de sinal utilizando ferramentas, mas queria mais que verificar o nivel do sinal.
    A finalidade é para estudo, pois tenho aqui um cliente que recebe de sinal de uma torre, e existe outras duas redes no mesmo canal, mas em horários de pouco uso da internet de um modo geral funciona bem, mas em horarios de pico de uso da net de um modo geral...volat do almoço nas empresas..final da tarede quando o pessoal chega do colegio ou trabalho, o desempenho da rede cai muito.
    Gostaria de ter certeza que o problema é o pico de uso e visualizar isso graficamente para documentar diagnosticos.
    Espero que consigam entender onde quero chegar , e quem sabe possam me ajudar.
    Polarização de antenas, troca de radios, mudança na potência e trabalhar em outra frequencia sei que são soluções, mas como falei , quero isso pra estudo.

    Grato pela atenção.
    Hulmidemente.. zero dois

  2. #2

    Padrão

    Você pode estar usando o Network Stumbler é muito bom!
    Baixe ele e depois me diga o que achou!

  3. #3

    Padrão

    As placas da Ralink quando instaladas junto ao utilitario que acompanha o produto, ja o nivel de sinal bruto, o noise "ruido" e o percentual de qualidade, eu sempre usei ele e sou feliz... Espero ter ajudado...

  4. #4

    Padrão

    O mikrotik tem ferramentas para isso, ou então tem um analizador de espectro da ubiquiti de 2.4ghz.

  5. #5
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    e quando tenho rádios não-mikrotiks...
    como faço?
    o net strumbler só vai funcionar com placas?
    sabem se os radios mais comuns não tem nada que possa ser acessado por ssh e que de essas informações?

  6. #6

    Padrão

    e quando não for placa e for radio galera?
    tem alguma ferramenta nos radios/firmwares que detalhem essas informações como o programa que o amigo postou ai faz?
    seria só o analizador de espectro como o amigo mostrou mesmo??