+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede mesh no Mikrotik com painel setorial

    PessoALL,

    Estou precisando aprimorar minha torre que hoje tem 4 painel setoriais. Li a respeito da rede mesh, mas pelo que entendi para colocar uma torre e mesh não é viável, então estou aqui para solicitar orientações de qual será a melhor forma de aperfeiçoar meu sinal.

    Estou pensando em colocar todas as antenas numa Bridge e ligar uma as outras via wds com o mesmo canal e mudar apenas o SSID. Vou usar este material para fazer a configuração:

    Mesh wds - MikroTik Wiki

    O que os amigos sugerem?

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Comprei umas RB433AH e veio com o MK versão 3.26.
    Nesta versão tem soporte para mesh.
    Mas um coisa que eu gostaria de saber é se daria para configurar com vários gateways fisicamente distantes uns dos outros. Por ex. colocar numa torre uma RB em mesh com outras e em cada torre ter um link full. Assim, se um cair os outros deverão segurar a rede toda, já que o conceito de mesh é que a rede nunca pare, pois ficariam vários gateways espalhados pela área.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Comprei umas RB433AH e veio com o MK versão 3.26.
    Nesta versão tem soporte para mesh.
    Mas um coisa que eu gostaria de saber é se daria para configurar com vários gateways fisicamente distantes uns dos outros. Por ex. colocar numa torre uma RB em mesh com outras e em cada torre ter um link full. Assim, se um cair os outros deverão segurar a rede toda, já que o conceito de mesh é que a rede nunca pare, pois ficariam vários gateways espalhados pela área.
    amigo seria melhor usar OSPF, pois assim continua com as torres funcionando bem, e se parar um ou mas links o ospf vai desviar o trafego para o outra saida, o protocolo do OSPF tambem calcula custo dos links, se tiver um link sobre carregado ele desvia parte do trafego para o outro link a fim de facilitar o fluxo de dados

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    amigo seria melhor usar OSPF, pois assim continua com as torres funcionando bem, e se parar um ou mas links o ospf vai desviar o trafego para o outra saida, o protocolo do OSPF tambem calcula custo dos links, se tiver um link sobre carregado ele desvia parte do trafego para o outro link a fim de facilitar o fluxo de dados
    O MK tem incluido nele este protocolo?

    E vai permitir com o MKL gateways espalhados pela área de cobertura?

  5. #5

    Padrão

    O MK tem incluído nele este protocolo?
    tem sim, em Routings > OSPF, eu uso aqui na minha rede ( só tenho 1 gtw)

    E vai permitir com o MKL gateways espalhados pela área de cobertura?
    olha o protocolo é para suportar sim, porem só testei isso em CISCO, no meu CCNA, no mk com múltiplos gtws não sei como ele vai comportar. Estou esperando chegar algumas rbs e vou fazer o teste aqui na bancada, porem se alguém tiver disponível para fazer o teste, coloque o resultado por favor

    aqui tem algumas explicações sobre ele
    Interior Gateway Protocols: OSPF

    eu pessoalmente gosto muito de usar esse protocolo, pois vários fabricantes colocam ele em seus equipamentos, isso por ele ser free.

    amigo espero ter ajudado, e reparei que na versão 3.25 o ospf vem com mais "abas" no mk,