+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual é a melhor versão do Mikrotik

    Caros colegas do fórum, sou iniciante em Mikrotik e usava a versão craqueada 2.9.27 . Instalei a licença nivel 4 na versão 2.9.51 mas, gostaria de saber se existe uma versão mais nova do que esta 2.9.51 com as funcionalidades que preciso .
    Já verifiquei que algumas versões não possuem tipos de serviço que uso, ( uso na forma mais antiga) DHCP ativado gerando IPs para os clientes e amarrando o MAC ao IP com a ARP fechada ( reply only ) , queue para limitar as velocodades dos usuários , em fim , a forma mais antiga de se trabalhar .
    Alguem pode me orientar qual versão posso utilizar que seja mais atual que á 2.9.51 ???
    Desde já agradeço e conto com a colaboração de vocês, OBRIGADO.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Parabéns por não usar mais software pirata.

    Todas as versões atuais 3.x (a última é 3.28) poderá configurar da forma como mencionou. Se alguém falar o contrário é algum desses pseudo técnicos que aparecem só para dizer asneira.

  3. #3

    Padrão

    Muito obrigado Ségio, agora irei tentar a versão que você mencionou 3.28 , só mais uma pergunta: você faz serviços se for solicitado ??
    Preciso montar um proxy em paralelo para melhorar o desempenho de minha rede !!

  4. #4

    Padrão

    Creio que a mais atual é a melhor. Ou seja, a 3.28.

    Você poderá instalar os pacotes separadamente, assim, você poderá instala exatamente o que precisa.
    O proxy(interno) dessa versão eh o melhor que eu já via até agora.

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Só um detalhe; não sei todas as configurações que possui em seu sistema na versão 2.9.51, então não faça apenas uma atualização. Pegue uma outra máquina qualquer, instale a 3.28 (demo) e faça o upload do backup na mesma. Verifique se todas as configurações funcionam, pois algumas coisas, como scripts, hotspot, queues e firewall foram alteradas na versão 3.x (você disse que só o usa o básico, mas não custa ser prudente numa hora dessas). Essas alterações são apenas sintaxe, nada demais.

    Sim, presto serviços, mas no momento estou com bastante compromissos e tenho agenda apenas para segunda quinzena de setembro.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renangomes Ver Post
    Creio que a mais atual é a melhor. Ou seja, a 3.28.

    Você poderá instalar os pacotes separadamente, assim, você poderá instala exatamente o que precisa.
    O proxy(interno) dessa versão eh o melhor que eu já via até agora.

    Boa noite , uso a versao 2.9.51 e a minha maior duvida é sempre essa :
    eu posso pegar um backup do servidor que uso atualmente e restaurar
    numa versao 3.13 ,por exemplo?
    fazendo dessa forma as regras (versao 2.9.51) funcionam na versao 3.13~3.28 ??

    seria feito dessa forma : faço a instalaçao do mk no mesmo hd que uso atualmente com a licença, vou no arquivo que salvei no backup e restauro.
    continuaria meu servidor funcionando normalmente?
    essa seria a forma correta de fazer up da versao ou seria outra a maneira correta de se fazer?

    uso provy interno do proprio mk .

    obrigado
    Última edição por Juniin; 10-08-2009 às 20:18.

  7. #7

    Padrão

    alguns caminhos e regras mudaram de lugar desde a versao 2.9.51 ate 3.xx , 3.13,3.28

    ex web proxy nas versoes 2.9.x eram no diretorio
    ip/web-proxy;
    e nas 3.xx
    ip/proxy..

    isso quer dizer que nem todas as regras q vc exportar nao vao funcionar, eh bom vc aplicar e dar uma revisada uma por uma antes de inicializar totalmente o server ao publico

  8. #8

    Padrão

    Bom dia Jondavy, olha você respondeu a pergunta de outro colega que abriu uma duvida e eu irei aproveitar para tirar a minha também !
    Eu tentei instalar meu backup que rodava bem na versão 3.9.27 e hoje roda na 2.9.51, tentei rodar na 3.22 e eu não consegui achar alguns itens que utilizo, por exemplo: eu amarro IP ao MAC na ARP e fecho (reply only) uso o DHCP server ativado e trabalho com a tela do LEASES para ver o IP que foi gerado para o determinado usuário (não uso hotspot), porém na versão 3.22 eu não consegui encontrar esta aba, você sabe me explicar onde encontro na versão 3.28 ???
    Desde já te agradeço, OBRIGADO

  9. #9

    Padrão

    na versão 3.22 esta aba fica em:
    ip/dhcp-server/lease.

    não tenho a versao 3.28, mais testei nas versoes 4.0b e o diretorio nao muda.
    Ip/dhcp-server/lease.


    vc tambem pode usar a tela de Log para acompanhar todos os leases de sua rede às vezes ela ajuda
    /log