Resultados da Enquete: Daria certo o envio de Linux grátis?

Votantes
116. Você não pode votar nesta enquete
  • Sim, creio que as doações serão suficientes para manter os gastos com envio.

    58 50,00%
  • Sim, mas acho que você precisará do apoio de uma grande empresa.

    48 41,38%
  • Não, depois de certo tempo a quantidade de pedidos será maior que as doações.

    9 7,76%
  • Não. Creio que o pessoal não fará doações.

    1 0,86%
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Envio de distribuições Linux grátis para todo o Brasil

    Estou tentando montar uma organização para enviar cd's do Linux gratuitamente para pessoas que não tenham condições de baixar nem pagar por um.
    Atualmente eu as vendo no site www.DistribuiçõesLinux.com.br e o negocio vai relativamente bem. Estou insatisfeito com o fato de que ainda existem muitas pessoas que querem conhecer o linux e não tem condições de baixar/comprar a mídia. Outras até podem baixar, mas a falta de conhecimento e um pouco de preguiça acaba com toda a vontade de conhecer um novo sistema operacional.

    Aqui no Brasil nao existe uma empresa, entidade, ou qualquer outra coisa que faça o que eu pretendo fazer: Enviar Mídias de Distribuições Linux para pessoas que estejam dispostas a experimenta um novo sistema operacional OU que já conhece mas ainda não achou a Distro certa e gostaria de conhecer outra. (existe para o linux ubuntu, mas demora 1 século para chegar e quando uma versão nova é lançada demora mais ainda)

    Eu possuo o equipamento, o site, e a empolgação mas mesmo assim ainda existem muitas dificuldades. Por exemplo, o marketing. Creio que o fato de "enviar mídias grátis" já é suficiente para gerar muitos acessos mas mesmo assim, no começo, precisarei de apoio de outros sites que possam divulgar a idéia. O underLinux mesmo, será que, depois que tudo estivesse montado e funcionando, seria pedir demais para colocarem uma propaganda do lado? >>

    Uma outra questão é como o site vai se manter. Doações? Posso cobrar um valor simbólico por cada mídia enviada? Creio que se eu cobrar, mesmo que seja um real, por cada envio já desmotivaria muita gente. Acho que o ideal é ser mantido por doções e propaganda, o problema eh que no começo, enquanto o serviço for desconhecido, as doações não serão suficientes...

    Pelos meus cálculos, eu envio uma mídia por 2 reais para qualquer lugar do brasil. (Tudo incluso e considerando que eu economize ao máximo em tudo). Tenho dinheiro suficiente para enviar as primeiras 100 mídias, creio que já é um começo, mas, como eu disse, vou precisar de apoio. Uma outra idéia é que eu não precisarei enviar TODOS os pedidos. Por exemplo, se alguém que freqüente o site tiver já uma cópia do CD, ele mesmo poderá enviar a mídia diretamente ao pedinte, assim o Distribuições Linux economizaria o dinheiro do envio e usaria para enviar um outro pedido.

    Com certeza aparecerão gaiatos que farão 1000 pedidos, mas creio que eu consigo lidar com essas pessoas. E só limitar os pedidos. Ex: no máximo 1 mídia por mês para um determinado endereço.

    Vou precisar do máximo de ajuda possível. De idéias, de dinheiro e de, principalmente, incentivos.


  2. #2

    Padrão

    Na minha humilde opinião, você vai precisar do apoio de uma grande empresa. Quando você nem ver direito já pediram milhares de CDs e aí créu. Talvez em troca de uma publicidade nos CDs, talvez...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por caiocc12 Ver Post
    Na minha humilde opinião, você vai precisar do apoio de uma grande empresa. Quando você nem ver direito já pediram milhares de CDs e aí créu. Talvez em troca de uma publicidade nos CDs, talvez...
    Esse tipo de envio é legal, mas sem ajuda financeira é inviável. Para uma grande empresa, a coisa é diferente. A Sun, por exemplo, envia CDs do Open Solaris para quem solicitar, direto dos EUA.

    Fazer uma campanha, juntos aos diversos produtores de Linux para disponibilizarem CDs de suas distribuições pelo correio pode ser interessante. Se algumas dessas empresas toparem enviar um certo número de cópias, na soma, já pode significar uma boa quantidade.

    Outras podem bancar esse custo usando espaço publicitário. Impressão no CD, impressão na capa, etc.

    No Brasil, o simples pedido de doação, não deve dar o resultado esperado.

  4. #4

    Padrão

    Cara, algo a se pensar é em várias parcerias. Você pode tentar entrar em contato com Sun para tentar se tornar um distribuidor local do OpenSuSe e tentar também com a Canonical (Ubuntu), que já faz esse serviço através do shipit (https://shipit.ubuntu.com/). Com isso você já teria 2 distros o que eu considero um bom começo!

    Depois com o andamento disso e dependendo da repercussão outras organizações podem te auxiliar, às vezes a própria Linux Foundation pode patrocinar.

    Bem, essa é a minha idéia.
    Até mais...

  5. #5

    Padrão

    Pesquisando pela net achei isso: Free Linux Disks - Linux CDs and DVDs

    Esse site enviava os Cds gratuitamente também mas parou. Talvez seja uma boa ideia entrar em contato com esse cara e ver como ele fazia e o que houve.

    Até mais...

  6. #6

    Padrão

    Eu acho que o maior problema nesse iniciativa é o valor do frete, quando você está pagando para o envio de um CD?

    O ideal com já disseram é conseguir o apoio de alguma empresa, ou ate mesmo publicidade na capa dos cds e no proprio cd, mas isso encareceria o cd.

    A idéia é muito boa, mas carece de planejamento e uma forma de manter financeiramente o projeto.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por espiculo Ver Post
    Caso consiga os cds ou dvds, posso criar o programa de cadastro para receber o pedido , faço regra para aceitar 1 por mes , um idéia quem tem cnpj pode mandar uma quantidade maior para testa na empresa ,

    Abraços..
    tb posso ajudar no desenvolvimento, tenho experiencia em aplicacoes web.

  8. #8

    Padrão

    podemos bolar uma estratégia assim, dividir por região, fazendo parceria com empresa ou com as pessoas mesmo, para eles mandarem na sua região ou estado, ai neste caso tem que bolar alguma coisa para compensar esta parceria, para que todos saiam ganhando! dependendo do espaço e trafego posso disponibilizar a hospedagem pois trabalho com hospedagem e assistencia técnica em informatica!

    deixo ai mais uma ideia!!

    Obrigado!