+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão XR5 ou R52H?

    Pessoal tenho de mandar o sinal da minha base central para a minha torre que fica a uns 300mtrs, tenho 2 RBS433AH, mais gostaria de saber se a essa distância preciso de usar o XR5 ou com o R52H vou ter o mesmo desempenho e mesma banda? Vou usar antenas Geenge de 27DBi.

    Aguardo sugetões pessoal!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Pessoal tenho de mandar o sinal da minha base central para a minha torre que fica a uns 300mtrs, tenho 2 RBS433AH, mais gostaria de saber se a essa distância preciso de usar o XR5 ou com o R52H vou ter o mesmo desempenho e mesma banda? Vou usar antenas Geenge de 27DBi.

    Aguardo sugetões pessoal!

    Te recomendo a utilizar um Switch Long Reach SLR4T4 10/100Mbps Alcança até 1300 metros, você terá um throughput bem maior, sem interfência, e com otima latência.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por claudemirnetlink Ver Post
    Te recomendo a utilizar um Switch Long Reach SLR4T4 10/100Mbps Alcança até 1300 metros, você terá um throughput bem maior, sem interfência, e com otima latência.
    Valeu pela dica, mais como a base vai ficar em outra quadra de do outro lado da rua, tem de ser wireless mesmo, se a demanda aumentar posso fazer um dual nextreme pois vou ter 2 RB433AH, gostaria de saber se nessa distancia tanto o XR5 quanto o R52H se comportam iguais?

  4. #4

    Padrão

    Para estas distâncias, pode ir de R52h mesmo e habilita o nextreme com best fit nos dois cartões (tem que ser iguais para funcionar), vai te atender sem problemas.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rwidal Ver Post
    Para estas distâncias, pode ir de R52h mesmo e habilita o nextreme com best fit nos dois cartões (tem que ser iguais para funcionar), vai te atender sem problemas.
    Valeu pela atenção amigo, sera que consigo + ou - uns 15mb full ou mais com esses cartões e Rbs?

  6. #6

    Padrão

    consegue sim, e no meu caso se tivesse grana eu ia de XR5 simplesmente por ser mais digamos "Respeitado", mas com o R52H acredito que o resultado será o mesmo e custo menor !

  7. #7

    Post

    só 300 mt´s vai de nanostation5 se brincar ele dá 54 full

    o gasto vai sair mas em conta com um bom throught

  8. #8

    Thumbs up

    Aqui eu fechei 2,5KM com 2 RB 433 e cartoes R52H e antenas Hyperlink de 29 tipo disco, passo 32MB neste link o que tá acontecendo aqui é que a RB nao ta aguentando o tranco em determinadas horas a CPU nao sai de 100% de uso por isso estou mudando para 433AH, espero que desatole a CPU. hehehe.

    Faz assim, Fixa a modulação em 54MB para evitar a troca e tente conseguir o melhor sinal possivel aqui eu fechei com -39dBi.

    Segue o que eu fiz aqui, em Data Rates fixa em 54MB dos 2 lados, em advanced Adaptiva Noise Immunity Marca como AP and client Mode em Preamble Mode Marque a opção Short e em TX Power MOde Selecione Card Rates e TX Power coloque 17 .

    Fica a dica.

    []s

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Pessoal tenho de mandar o sinal da minha base central para a minha torre que fica a uns 300mtrs, tenho 2 RBS433AH, mais gostaria de saber se a essa distância preciso de usar o XR5 ou com o R52H vou ter o mesmo desempenho e mesma banda? Vou usar antenas Geenge de 27DBi.

    Aguardo sugetões pessoal!
    xr5 concerteza, nao esquenta tanto, seta a potencia em default que ele mesmo se encarrega do resto, e nstreme nao te aconselho nao tem horas que da umas travadas nao sei pq, deve congestionar pct,

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wifiinternet Ver Post
    só 300 mt´s vai de nanostation5 se brincar ele dá 54 full

    o gasto vai sair mas em conta com um bom throught
    Pessoal sera que consigo uma boa banda com 2 NS5, conforme o colega aqui comentou?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Pessoal tenho de mandar o sinal da minha base central para a minha torre que fica a uns 300mtrs, tenho 2 RBS433AH, mais gostaria de saber se a essa distância preciso de usar o XR5 ou com o R52H vou ter o mesmo desempenho e mesma banda? Vou usar antenas Geenge de 27DBi.

    Aguardo sugetões pessoal!
    Nessa distância, par telefônico com 2 modems Cianet HPNAv3 PhoneLine.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Nessa distância, par telefônico com 2 modems Cianet HPNAv3 PhoneLine.
    Seria muito bom, mais, devo usar no minimo uns 15 postes ate chegar a torre, e ai alugar poste é fogo, mais os NS5 funcionaria nessa distancia, ou qual equipamento vc e o pessoal recomenda, pois, usarei para mandar sinal da base para a torre central. Lembrando que tem de ser homologado pois estamos montando pq estamos tirando SCM propria.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Seria muito bom, mais, devo usar no minimo uns 15 postes ate chegar a torre, e ai alugar poste é fogo, mais os NS5 funcionaria nessa distancia, ou qual equipamento vc e o pessoal recomenda, pois, usarei para mandar sinal da base para a torre central. Lembrando que tem de ser homologado pois estamos montando pq estamos tirando SCM propria.
    Se é para ser homologado use antenas que não sejam Geenge, a homologação deles está errada e vai te por em problemas.

    Tem gente que paga R$1/poste/mês... tem gente que paga R$15/poste/mês. E tem gente que não paga nada.

    Descubra quanto é na sua cidade, pois por R$15/mês eu colocaria cabo, por R$225/mês só compensaria se fosse para colocar fibra óptica, do contrário faria com rádio.

    Para essa distância, Nanostation 5 operando em 5.4 GHz seria sim uma boa solução para esse segmento de interligação, liberando 5.8 GHz para seus enlaces de longa distância.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Se é para ser homologado use antenas que não sejam Geenge, a homologação deles está errada e vai te por em problemas.

    Tem gente que paga R$1/poste/mês... tem gente que paga R$15/poste/mês. E tem gente que não paga nada.

    Descubra quanto é na sua cidade, pois por R$15/mês eu colocaria cabo, por R$225/mês só compensaria se fosse para colocar fibra óptica, do contrário faria com rádio.

    Para essa distância, Nanostation 5 operando em 5.4 GHz seria sim uma boa solução para esse segmento de interligação, liberando 5.8 GHz para seus enlaces de longa distância.
    Valeu amigo, mais eu posso usar essa frequencia sem ter problemas com a anatel?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Valeu amigo, mais eu posso usar essa frequencia sem ter problemas com a anatel?
    Sim desde que obedecendo as limites de irradiação dessa faixa, que são menores que 5.8, e ligando o DFS, que é obrigatório nessa faixa.

    O limite de EIRP para equipamentos como a Nanostation(sem ATPC) é de 500 mW(27 dBm) em 5.4, sendo que a antena já tem 14 dBi de ganho, então a potência configurada na Nanostation tem que ser de 13 dBm ou menos.

    É bom consultar se seu fornecedor de Nanostation homologou o equipamento nessa faixa... a WDC eu sei que sim, mas vejo no certificado de homologação do distribuidor de quem você vai comprar as faixas de frequência homologadas.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Sim desde que obedecendo as limites de irradiação dessa faixa, que são menores que 5.8, e ligando o DFS, que é obrigatório nessa faixa.

    O limite de EIRP para equipamentos como a Nanostation(sem ATPC) é de 500 mW(27 dBm) em 5.4, sendo que a antena já tem 14 dBi de ganho, então a potência configurada na Nanostation tem que ser de 13 dBm ou menos.

    É bom consultar se seu fornecedor de Nanostation homologou o equipamento nessa faixa... a WDC eu sei que sim, mas vejo no certificado de homologação do distribuidor de quem você vai comprar as faixas de frequência homologadas.
    No NS5 tem esssa opção de DFS? Parece ue não me lembro dessa opção, se não for abusar muito da sua paciência, esse NS5 trabalhando em Bridge repassa os Macs certinho?

    Valeu pela sua atenção, acho que vou de NS5 mesmo, é claro se repassar os MACs, e quanto de banda vc acha que eu consigo com eles?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    No NS5 tem esssa opção de DFS? Parece ue não me lembro dessa opção,
    Tem sim, veja o tab Advanced Wireless. Segue a página da Wiki da UBNT:
    AirOS - Ubiquiti Wiki

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    se não for abusar muito da sua paciência, esse NS5 trabalhando em Bridge repassa os Macs certinho?
    Repassa sim. Um tem que estar como AP-WDS e o outro como Station-WDS.

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Valeu pela sua atenção, acho que vou de NS5 mesmo, é claro se repassar os MACs, e quanto de banda vc acha que eu consigo com eles?
    Com canal de 20 MHz, é como se fosse um link de 7 Mbps para perfil de tráfego Internet típico.
    Não testei com canal de 40 MHz (recurso Turbo) justamente por questão regulatória, a Nanostation não permite 40 MHz no country-code Brasil, o que bate com a alegação que ouvimos de outros fabricantes de que a Anatel não homologa produtos operando em 40 MHz.
    Última edição por rubensk; 17-08-2009 às 11:20.

  18. #18

    Padrão

    Se é para ser homologado use antenas que não sejam Geenge, a homologação deles está errada e vai te por em problemas.
    Qual o problema com essa antena, pois no site da anatel esta tudo ok, então pra eu conseguir a banda que preciso devo ir de RB mesmo?

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Qual o problema com essa antena, pois no site da anatel esta tudo ok, então pra eu conseguir a banda que preciso devo ir de RB mesmo?
    A Geenge foi homologada para um conjunto muito pequeno da banda de 5.8. Use qualquer outra antena homologada corretamente.