+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Wavion, mito ou realidade?

    Olá pessoal li vários tópicos aqui no under, mas nenhum que comprove testes satisfatórios sobre esse equipamento. A notícia é sempre a mesma (o amigo do meu amigo me disse, ou meu concorrente não cobriu determinada área etc., ). Se alguém tiver esse equipamento testado e configurado como manda o protocolo, seria interessante dividir o conhecimento e experiências obtido já que esse rádio ja esta no paraguai por 8 mil reais. Lembremo-nos que WAvion é bastante conhecida, além do mais uma empresa Israelense, que por sinal vindo desse local sempre há uma fama de boa tecnologia. A Wavion faz projetos para empresas gigantes como AT&T, então elão não se queimaria com o WBS-2400 como o pessoal diz aqui. Coloquem aqui os teste realizados e se possível com fotos (usando a ferramenta do WAvion), pois se o fabricante diz uma coisa e na realidade não é, devemos nos manisfestar e enviar emails para eles com argumentos necessários para refutar o que eles colocam no site. Além do mais evita uma discussão longa e desnecessária, pois contra fatos não há argumentos.

  2. #2

    Padrão

    Lendo o site da Wavion, não vi nenhuma especificação que eles não cumpram. O que eu tenho visto muito são testes aonde quem testou tinha uma expectativa muito grande.
    Como eu digo, se eu tenho um rádio que tem 100m de alcance e prometo 200m, o cliente fica descontente. Se prometo 50m e ele dá 100m, o cliente fica surpreso.

    Por exemplo, ele promete 3 vezes mais alcance que um AP convencional. Um AP convencional de 100mW com antenas omni dá una 50m de raio em área aberta (considerando um usuário com notebook, sem antena externa). O Wavion daria 150m de raio nessa condição.

    Repare que a Wavion não promete que o equipamento seja mágico e faça qualquer coisa que seu dono quiser. A Wavion apenas promete que ele é melhor que um AP convecional.

    Será que isto não é um caso de vendedor (ai sim pode estar o problema) prometendo mais do que o fabricante promete e ai causando decepção (por quebra de expectativa) em quem testa?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    Lendo o site da Wavion, não vi nenhuma especificação que eles não cumpram. O que eu tenho visto muito são testes aonde quem testou tinha uma expectativa muito grande.
    Como eu digo, se eu tenho um rádio que tem 100m de alcance e prometo 200m, o cliente fica descontente. Se prometo 50m e ele dá 100m, o cliente fica surpreso.

    Por exemplo, ele promete 3 vezes mais alcance que um AP convencional. Um AP convencional de 100mW com antenas omni dá una 50m de raio em área aberta (considerando um usuário com notebook, sem antena externa). O Wavion daria 150m de raio nessa condição.

    Repare que a Wavion não promete que o equipamento seja mágico e faça qualquer coisa que seu dono quiser. A Wavion apenas promete que ele é melhor que um AP convecional.

    Será que isto não é um caso de vendedor (ai sim pode estar o problema) prometendo mais do que o fabricante promete e ai causando decepção (por quebra de expectativa) em quem testa?
    Exatamente, no site da Wavion tem alguns "cases" e realmente não é aquilo que os vendedores apregoam. Observem nos mapas que a cobertura, considerando uso de notebooks é baixa, além de ser muito irregular. Achei esta postura da Wavion muito honesta, pois ninguém pode sonhar maravilhas examinando estes mapas. Um rádio melhor do que os APs, mas com um custoXbenefício deixando a desejar.
    Dá para montar uma estrutura bem mais econômica com os mesmos resultados.

  4. #4

    Cool

    Tenho uma pessoa aqui de uma cidade vizinha e ele tem 5 desse aps funcionando. Para tirar essa história a limpo resolvi então ir la na sede do provedor deles, me apresentei e comecei a conversar com ele sobre os rádios. Ele me disse que de certa maneira os rádios são bons pois eles substituiu todas as pops dele por esse rádios que já estavam super lotadas, inclusive dando interferencia umas nas outras. Vou citar os pontos que ele destacou:

    1 - Wavion x RB (com MK)

    - Todas as antigas pops dele era RB com MK e antenas hyperlink, depois da instalação do Wavion ele me disse que o sinal dele melhorou bastante (apesar de usar as antenas padrão do wavion de 7.5 dBi), a latência ficou bem menor e ele disse que já pendurou mais de 180 clientes em uma pop e não viu o bicho abrir o bico ainda, coisa que não acontencia com RB+MK+Hyperlink com latência alta, ele usa hoje apenas cinco canais e suporta todos os seus 1000 clientes.

    2 - Cobertura

    - Ele disse ser mito (pelo menos com notebook com wi-fi normal) a distância de 1, 2km, para navegação, que o sinal do Wavion, sendo o radio instalado a 15 metros de altura cobre uma área de 800 metros no máximo. Mas, para navegação só a 500 metros do ap, nos 800 metros ele disse que há sinal mas não navega. Hoje ele usa o Wavion a 35 metros de altura e os clientes mais distantes ele tem sinal excelente, mas tentou instalar um cliente a 12 km (sem visada) e não recebeu sinal algum. Vale lembrar que os testes realizados pela Wavion foram com CPE para Wavion com suposta maior força de sinal.

    3 - Custo beneficio

    Ele me disse que pagou 18 mil por um desses, mas sabemos que existe no paraguay por 4000 dólares. Ele me disse que não se arrepende do investimento pelos motivos já declarados acima, e que prentende adquirir mais desses Wavion 2400.

    Perguntas:

    1 - Será que com as CPEs da própria Wavion almentaria o alcance desse nível de sinal até 1,5KM?

    2 - As antenas do wavion são rosqueável, se colocássemos antenas Hyperlink de 15 dBi aumentaríamos esse ganho de cobertura?

    3 - Valeria investir hoje cerca de 8 mil reais no wavion, ou seria melhor investir em RB?

    Abraços

  5. #5

    Padrão

    pessoal, eu converssei com o rogerio da excell, a loja do paraguai que vende este produto, ele disse que foi projetado para atender condominios... eu uso rbs, e vou dar preferencia a elas pelo valor, eu tinha interesse no wavion para atender clientes com not, mas para atender clientes a 500 mts não achei muito satisfatório, pois eu já fiz o teste com nano2 e atende clientes com not a 500mts, testei com omni de 8dbi e tambem atende a 500 mts... queria algo em torno de 2km...

  6. #6
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Pelo que ouvi, até próximo o laptop não associa. No projeto que tinha visto sobre esse equipamento, ele era instalado nas cabeças de postes, criando uma malha através de mesh.

    Pelo custo, já não compraria. E de graça, também não ia querer.


  7. #7

    Padrão

    Lembrando que com MIMO 2x2 (802.11n) nos modos de aumento de cobertura, já há a diferença para um AP convencional que a Wavion alcança... vamos fazer uma conta:

    - Nano M nos EUA: US$89
    - Nano M no Brasil (chute): R$400
    - 6 Nanostation M para cobrir 360 graus: R$ 2400
    (daria para fazer também com 4 Rocket M + 4 antenas painel pol. vertical + 4 antenas painel pol. horizontal, mas sai mais caro... só compensa se a cobertura for maior)

    Kit cliente
    Distâncias médias e altas: (as que também com Wavion iriam requer antena externa)
    - Outra Nanostation M por R$400
    Não haverá Loco M para 2.4 GHz; uma placa PCI 802.11n sai por pelos R$175, juntando com 2 pig-tails, 2 cabos de RF e 2 antenas, acho que é melhor colocar a Nanostation M (especialmente por causa do Airmax)
    Também não parece interessante usar a SR71USB da Ubiquiti, que apesar de ter uma potência de transmissão muito acima de outros USB, custa US$150 nos EUA.

    Distâncias menores: (as mesmas que dariam cobertura indoor de Wavion)
    - EDUP ou Edimax USB 802.11n por R$115
    - Notebooks e computadores que já vierem com 802.11n por R$0 (cliente fornece CPE)

    Mesmo considerando que mais computadores portáveis vem com 802.11g do que 802.11n, o preço de USB 802.11n hoje já é bem baixo.
    Última edição por rubensk; 15-08-2009 às 23:11.