+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a ponto 2.4 ubiquiti bullet 2

    Pessoal,

    temos uma rede com 60km mikrotik rodando até chegar a empresa mas dentro da empresa estou precisando fazer dois ponto a ponto..o mais distante tem 4km com visada direta...estou pesando em usar um kit que estão vendendo do bullet 2(2.4ghz) + antena grade de 24dbi para fazer um ponto para trafegar dados de um programa será que vale a pena? já montei com 5.8 e sei que é muito bom..mas quanto de throughput devo conseguir nessa distância com esses bullets que tem 100.W?

    outra solução que pensei foi usar dois nanostation 2.4ghz com antena integrada de 10dbi...com qual eu conseguiria maior qualidade/tráfego?


    interferência não vou ter pois aqui é zona rural e só tem nossa rede com mikrotik toda em 5.8ghz.
    Última edição por lfernandosg; 17-08-2009 às 14:46.

  2. #2

    Padrão

    amigo vai de 5.8ghz, vc pode usar dois ovislink 5000 com antenas de 60cm da zirok que vai ti atender blz.

  3. #3

    Padrão

    quero economizar...já tenho rede aqui dentro dom ovislink + antenas hperlink mas pela distância acho que posso economizar sem perder qualidade aliás a distância é muito próxima..um fica a 4km o outro ponto a 1km.

  4. #4

    Padrão

    blz vc pode usar dois radios 2.4ghz mesmo, usando eles em wds que fica blz.

  5. #5

    Padrão

    usa o o nano5 rapaz,
    o 2 custa R$260, o 5 R$290,00
    a diferença é minima e depois você pode usar pra alguma coisa (terá mais valor de mercado).

    concerteza uns 10mb tu consegue com 5.
    com 2, deve conseguir uns 4mb usando canal 14.

  6. #6

    Padrão

    então o bullet 2 só consigo 4mb com as antenas dessa potência com um radio de 100mW? estou achandoporque tenho dois ovislink com duas antenas de 25dbi grade com 3.5km e está dando 28mb e os ovislink so tem 63mW.

  7. #7

    Padrão

    Com o NS2 tá passando 6Mb full pelo proprio medidor dele, isso em modo B.

    Vai de NS5, muito fácil e prático, só colocar, mirar pro outro ponto e esquecer.

  8. #8

    Padrão

    Como você vai precisar atender 2 pontos dentro da empresa, melhor colocar uma Nano base e duas Nano remotas atendendo os 2 pontos diretamente com o mesmo setor ao invés de 4 Bullets e 4 antenas de grade, sai mais barato.

    Agora, se a empresa estiver pensando em usar essa conexão de rádio como ligação entre as redes locais dela, usar rádio Wi-Fi não vai dar performance suficiente... melhor vender pro cliente ou uma instalação de fibra ou de link infra-vermelho(FSO). Custam caro mas não tem mensalidade, não é tão difícil justificar esse investimento... e aí você entrega só um dos enlaces e transporta para o outro via fibra ou infra-vermelho(FSO).

  9. #9

    Padrão

    mas os pontos são direções opostas como posso usar um nano base?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    quero economizar...já tenho rede aqui dentro dom ovislink + antenas hperlink mas pela distância acho que posso economizar sem perder qualidade aliás a distância é muito próxima..um fica a 4km o outro ponto a 1km.
    vc pode usar 2ns5 com antena mesmo dele, funciona legal para 4km que sobra, tem um pessoal aqui no forum que diz que passa 6mbps com 2 ns5 a 6km, acho que ainda dá um pouco mais.

  11. #11

    Padrão

    Amigo vc pode colocar tambem um Bullet em uma omni no ponto central e nos outros pontos colocar NS, 5,8 é sempre melhor para se trabalhar, porem se não tiver interferencia na 2.4 pode colocar tranquilo

  12. #12

    Padrão

    Se serve de apoio...to com um PTP em 2.4 com bullets, a uma distância média de 3 KM, com Noise Floor de 95% e sinal de menos -61dBm...com antenas receptora Ideal GI0925, capturando o sinal de uma Omni AIO1525...tenho apenas 4 clientes usufruindo deste PTP, mas todos elogiando a internet, que segundo os relatos do mesmo melhorou consideravelmente.

    Espero que meu relato ajude...