+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena 2,4 e cartão 5,8

    Caros amigos,
    Um cliente meu me ligou hoje e disse que fechou um enlace de +- uns 700 mts com mkt com cartão engenius em 5,8, mas como ele não tinha duas antenas 5,8 colocou de um lado uma antena hiper de 27db em 5,8 de um lado e do outro uma aquário de 25db 2,4 e ta funcionando com sinal de -39 db.
    Disse pra ele que não funcionava e que provavelmente por ser um enlace muito pequeno ele estaria pegando o sinal direto do cartão 5,8; fui ao local para conferir e realmente esta funcionando e bem; retirei a antena de 2,4 e o sinal passou para -80db e ficou instável caindo, volta-se a antena de 2,4 e tudo volta ao normal... heheh

    Alguem já viu algo parecido?
    Se possivel os mais experientes poderiam me explicar como isso pode acontecer?

  2. #2

    Padrão

    A antena de 2.4 GHz tem mais metal por centímetro cúbico do que o ar... se você colocar só o irradiante sem a grade já deve ser boa parte dessa diferença.

  3. #3

    Padrão

    como o amigo falou, melhor ter algo que não ter nada, mas com certesa terá melhor performance colocando o equipamento que foi projetado para tal finalidade

  4. #4

    Padrão

    Com certeza, a antena ja foi substituida por uma de 5,8db.
    Achei interessante foi funcionar e bem com ping de 1ms com trafego de ate 4 megas, com antena de 2,4 db eu particularmente achei que nao fosse possivel isso acontecer por se tratar de frequencias distintas.
    Mas é vivendo e aprendendo...hehehe

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iacosta Ver Post
    Com certeza, a antena ja foi substituida por uma de 5,8db.
    Achei interessante foi funcionar e bem com ping de 1ms com trafego de ate 4 megas, com antena de 2,4 db eu particularmente achei que nao fosse possivel isso acontecer por se tratar de frequencias distintas.
    Mas é vivendo e aprendendo...hehehe
    ta certo, mas o sinal ficou ainda melhor com antenas 5.8 né?? eu já havia feito este teste, tinha um ptp de 6km, fechava e 2.4 ai resolvi trocar as antenas por 5.8, o cartão éra engenios, fiz a mudança da frequencia antes de auterar as asntenas e com as 2 direcionais 2.4 ficou em -80 hj com as 5.8 fechei em -39