Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Equipamentos wireless robusto

    Olá pessoal estou montando um provedor wireless e tenho algumas dúvidas:

    1 - Quero compra equipamento robusto em 802.11, já usei RBs, mas quero algo melhor, tenho grana para investir, algum fabricante bom?

    2 - Seria melhor investir em pré- wimax? O custo da cpe compensaria?

  2. #2

    Padrão

    tem dinheiro?
    quanto?

    p/ min um cara que tem dinheiro ele tem que ter uns 1kk pra cima e ter ativos que gerem uma boa renda.

    se não é o seu caso, apenas use o 802.11 na frequência de 5.8ghz que você já vai bem,
    usa nano5 ou alguma equipamento parecido.

    =]

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Tenho 100 mil
    olha 100 mil dependendo do caso é só o inicio....

  5. #5

    Padrão

    Torre de NS5 e NS5 nos cliente tb, ou RB + XR5, mas acho que não tem setorial homologada.

  6. #6

    Post Equipamentos Wireless robusto

    É amigo , como todos falaram começa com equipamentos em 5.8 Ghz que você vai ta uma passo a cima . Só que o custo é no minimo o dobro do 2.4 principalmente em equipamento para clientes . Não sei onde você vai implantar seu provedor mais sugiro que se não tem ninguem operando em 2.4Ghz colocaria ela , pois o custo e baixo e da para ter qualidade com equipamentos de primeira que temos no mercado .

  7. #7

    Padrão

    Se vc pretende fazer uma rede comercial, vc pode utilizar os equipamentos Alvarion em 5.8 Ghz

    Ano passado cotei uma estrutura destas para 8 clientes, ficava em torno de R$ 11.000,00, depois é possivel ampliar o numero de licenças.

    Agora se a ideia é prover serviço em grande escala eu adotaria a utilização de MK através de RB com clientes Nano em 5.8 Ghz.

  8. #8

    Thumbs down Tem Grana mesmo ?

    Canopy AP e SM 5.7, CMM, Backuls, e um bom link com operadora.

  9. #9

    Padrão

    A linha Canopy da Motorola também parece ser uma boa opção para o que vc procura, dizem que é muito bom, e deve ser mesmo, pois a Motorola é muito forte em Telecomunicações, porém nunca tive oportunidade (R$$$)de utilizar este tipo de equipamento.

    Não sei quantos clientes pretender atender, mas por esses dias recebi um material publictário deles informando sobre um "Kit" de equipamentos composto de Estações Transmissoras e Estações clientes para atender 300 ususários. O valor era algo em torno de R$300.000,00.

    Dá uma olhada no link abaixo, tem mais detalhes sobre o que eu citei acima, talvez possa te ajudar:
    http://www.motorolachannelpartner.co...SP_novpaq1.htm
    Última edição por SantiagoMG; 21-08-2009 às 09:24.

  10. #10

    Padrão

    Canopy.. Sem duvida.

    Existem uns pacotes especificos para provedores, entre eles tem um com 4 AP advantage e 60 SM. Da tranquilo pro inicio. se não me engano o preço tá em torno de 70k. Procure um revendedor motorola.

    Você está com 100mil, só pro investimento inicial, ou já está incluido o capital de giro? se tiver com o capital de giro incluido sugiro um melhor planejamento, para não ficar em apuros.

  11. #11

    Padrão

    espera um pouco pelas Ubiquiti serie M, são equipamentos que prometem muito.

  12. #12

    Padrão

    Amigo se vai apenas prover acesso nao tem pq nao adotar RB e Cartoes, isso vai de atender tranquilamente, caso queira algo mais avaçado, faça como citado anteriormente vai de RB+Cartao, e NS5 nos clientes... Existe painel 5,8 da Ideal homologado, uso aki no meu provedor...

  13. #13

    Padrão

    Cara na minha opnião... acredito que seria melhor antes de mais nada, ao invés de procurar qual o melhor equipamento para utilizar você fazer um estudo de viabilidade e ver o que é vantagem ou não fazer na sua região, não adiantaria de nada vc fazer um baita investimento para ter pouco retorno, ou seja, veja quantos clientes vc teria que antender.. faça uma pesquisa de campo e veja a necessidade de cada um, veja também se vc tem algum concorrente direto isso é muito importante e veja um link de confiança, após isso, ai sim vc deverá pesquisar qual equipamento e investimento que se encaixa neste projeto.


  14. #14

    Padrão

    Pessoal é o seguinte, aqui ja tem provedor wireless em 2.4, mas nao tem interferencia assim, aqui tenho campo para mil clientes. Acho que em 5.8 ghz ficaria show com relaçao a banda, mas em compensasão para cliente o kit é muito caro e ainda tem a questão da visada, que em 5.8 em critica. mas acho que usando 2.4 usando um cliente bom, acho que resolve

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Pessoal é o seguinte, aqui ja tem provedor wireless em 2.4, mas nao tem interferencia assim, aqui tenho campo para mil clientes. Acho que em 5.8 ghz ficaria show com relaçao a banda, mas em compensasão para cliente o kit é muito caro e ainda tem a questão da visada, que em 5.8 em critica. mas acho que usando 2.4 usando um cliente bom, acho que resolve
    E então, se tem bala, usa canopy, só que ao invés de usar tudo em 5.7, como falei no post anterior, usa em 2.4. Tudo vai depender de como será a sua estrutura de provedor.

    Vai atender condomínios ? Empresas ?
    Qual o maior perfil do cliente ?
    Onde serão os Pops,
    A região de maior valor agregado para você está concentrada em algum local ?

    São vários estudos a serem feitos antes da definição dos equipamentos.

  16. #16

    Padrão

    Ja estudou a possibilidade de usar o wavion 2400 ou 5800? ja que tem grana sobrando trabalhe somente com aps nos clientes, nao use placa pci, usb, essas coisas, tera bm menos dor de cabeça.

  17. #17

    Padrão

    Ouvi falar que o wavion é uma bosta, e que só tem preço mesmo! Andei estudando esse equipamento e vi muita reclamação

  18. #18

    Padrão

    Dicas importantes:

    reserve um %, procure por uma consultoria no assunto
    exija cases e mais cases antes de sair comprando
    considere o padrão atual em primeiro lugar por conta dos custos e em segundo pela compatibilidade
    busque usuários dos 'melhores equipamentos que encontrar' e antes da compra, veja se o uso que fazem é similar ao que irá fazer
    compare com os equipamenos concorrentes na mesma faixa de preço
    faça um estudo de mercado local
    comece devagar e com planejamento
    se não quer utilizar mikrotik, pergunte-se o porque e compare com as outras opções disponíveis

    e por ultimo e não menos importante "não confie em papo de venddor"

    a lista é enorme e em resumo quer dizer, "o planejamento é tão importante quanto a ação e evita problemas."

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Olá pessoal estou montando um provedor wireless e tenho algumas dúvidas:

    1 - Quero compra equipamento robusto em 802.11, já usei RBs, mas quero algo melhor, tenho grana para investir, algum fabricante bom?

    2 - Seria melhor investir em pré- wimax? O custo da cpe compensaria?

    O que você pretende fazer? sei é um provedor... Mais existem muita variantes ocultas sobre esta necessidade. A idéia de registrar centenas de clientes em uma mesma estação é um tanto quanto quanto ilusória, acredito que muitos já tiveram esta idéia é viram a real possibilidade e os impessílios em executá-la. Mesmo por que, a arquitetura de uma rede wireless se comporta melhor trabalhando mais fragmentada, com um número maior de ERBs que possam caminhar pelo ambito urbano, trabalhando com folga em suas estrutura diminuindo a proximidade das estaçãoes para os clientes fazendo com q vc possa trabalhar com suas estações em baixa potencia, evitando poluição de espectro na sua frequencia de trabalho, e no mais... os rádios se comportam melhor e lhe trarão melhor resultado quando se trabalha em baixa potencia.
    E no mais, esta história de "Pré-wimax" Foi uma bela jogada de quem queria trazer materiais wi-max, sem licenciamento, pré-wimax, não existe ou é wi-max ou não é. O que está dispontando como material aparentemente promete altíssimos resultados, são os materiais que utiliazan-se da tecnologia "mimo", a ubiquiti vem despontando lançando materiais nesta linha que prometem resultados milagrosos.

    Abraços.

    Kleber Borges
    Under-Linux.Org O Portal do Administador de Sistemas

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por krborges Ver Post
    O que você pretende fazer? sei é um provedor... Mais existem muita variantes ocultas sobre esta necessidade. A idéia de registrar centenas de clientes em uma mesma estação é um tanto quanto quanto ilusória, acredito que muitos já tiveram esta idéia é viram a real possibilidade e os impessílios em executá-la. Mesmo por que, a arquitetura de uma rede wireless se comporta melhor trabalhando mais fragmentada, com um número maior de ERBs que possam caminhar pelo ambito urbano, trabalhando com folga em suas estrutura diminuindo a proximidade das estaçãoes para os clientes fazendo com q vc possa trabalhar com suas estações em baixa potencia, evitando poluição de espectro na sua frequencia de trabalho, e no mais... os rádios se comportam melhor e lhe trarão melhor resultado quando se trabalha em baixa potencia.
    E no mais, esta história de "Pré-wimax" Foi uma bela jogada de quem queria trazer materiais wi-max, sem licenciamento, pré-wimax, não existe ou é wi-max ou não é. O que está dispontando como material aparentemente promete altíssimos resultados, são os materiais que utiliazan-se da tecnologia "mimo", a ubiquiti vem despontando lançando materiais nesta linha que prometem resultados milagrosos.

    Abraços.

    Kleber Borges
    Under-Linux.Org O Portal do Administador de Sistemas

    Amigo eu penso em usar um coisa que não de dores de cabeça (toda hora). Nunca tenho experiencia com rede MIMO, mas seria interessante já que trabalha com 2.4. Mas nunca vi uma CPE mimo, poderia me passar mais detalhes