+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cache-full no Mikrotik

    É pessoal, este assunto tão polemico, mas tão simples de resolver.

    A lógica apresentada é semelhante a lógica do vídeo anterior, o que muda foi que, para os objetos em cache, podemos criar uma queue tree e limitar a velocidade dos objetos em cache (ou deixá-los livres também). ( que também pode ser feito no vídeo anterior)

    O ambiente utilizado foi:

    Versão do mikrotik: 2.9.50 - WRAP 1E


    Clique em "Leia mais" no final do post para ver o artigo completo.


    OBS: Só funciona se o webproxy estiver junto ao mikrotik, para situações onde o proxy fica em um servidor separado (pode até ser outro mikrotik), deve seguir o primeiro vídeo.

    o cenário foi:


    No vídeo eu testo uma SIMPLE QUEUE normalmente, depois com a marcação dos pacotes e conexões dos objetos em cache, faço uma QUEUE TREE limitando os objetos em cache (sem a SIMPLE QUEUE ativa)... no final do vídeo é que vem a "prova final" !!

    E como já havia dito, super trilha sonora acompanhando os vídeos

    (See video here)
    Assista o vídeo aqui:


    ATENÇÃO: Reprodução total ou parcial do vídeo está proibida sem expressa autorização. Caso queira publicar o vídeo em algum local, entre em contato.


    Abraço !! e até o próximo post !

  2. #2

    Padrão

    Amigo, as regras funcionam para a versao 3.28 ?

  3. #3

    Padrão

    funcionam em TODAS as versoes do mikrotik.. seja ela 2.x, 3.x ou 4.x

  4. #4

    Padrão

    Não fica funcionando aqui.. vi o seguinte..
    Uso Hotspot, com profiles de velocidades cadastrados...
    O que era para sair a velocidade full ou a velocidade atribuida no cache, sai a velocidade do profile.
    Só funcionou quando eu desativei no queue simples o cliente, removi a velocidade que é criado pelo profile.

    Como será que eu poderia fazer pra funcionar ?
    Última edição por superxandaoce; 20-08-2009 às 20:27.

  5. #5

    Question Versão 3.28

    Olá alexandre, uso essas regras (postada por vc anteriormente) na 2.51 e funciona perfeitamente(brigadão), mais na versão 3.28 tentei migrar pra ela, mas acabei voltando pelo fato de que não achei a opção onde se determina o tamanho do objeto a ser armazenado em cache (maximum object size). Tem essa opção na versão 3.x.x ou é feito atraves de alguma regra a mais?... Sou novato no MK se puder me ajudar fico muito grato.

  6. #6

    Padrão

    maximum object size é no PROXY que se configura... não no mikrotik !!


    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE A TODOS :

    para que as regras funcionem é necessário que voce tenha um servidor PROXY (squid ou lusca).. e que este esteja corretamente configurado gerando 'HIT' dos objetos em cache !

  7. #7

    Padrão

    O jeito é continua com a 2.51 mesmo...eu vi em um outro post aqui que na versão 3.x.x já vem determinada em 5mb, não sei se isso é verdade, o que seria ruim pra quem usa cache full no próprio mk e gostaria de armazena arquivos maiores. (aqui coloco 10mb object size e em queue tree entre 500k a 1500k no próprio MK) está funcionando blezinha...
    Última edição por bodoquenanet; 21-08-2009 às 10:48.

  8. #8

    Padrão

    Alexandre

    tenho um duvida, tenho um provedor com mais de 500 clientes hoje, se eu usar esse cache full, o trafego nos meu aps nao iria aumentar drasticamente, interferindo assim nos ping para meus clientes e congestionando a rede?

  9. #9

    Padrão

    cade o video anterior com o proxy em paralelo? obrigado.

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    maximum object size é no PROXY que se configura... não no mikrotik !!


    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE A TODOS :

    para que as regras funcionem é necessário que voce tenha um servidor PROXY (squid ou lusca).. e que este esteja corretamente configurado gerando 'HIT' dos objetos em cache !

  10. #10
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LucasJotaF Ver Post
    Alexandre

    tenho um duvida, tenho um provedor com mais de 500 clientes hoje, se eu usar esse cache full, o trafego nos meu aps nao iria aumentar drasticamente, interferindo assim nos ping para meus clientes e congestionando a rede?
    O que se faz na verdade não é usar cache full e sim criar um controle para os arquivos que estão em cache, distinto do controle de banda dos clientes. Por isso, não há problemas nos aps.

  11. #11

    Padrão PRIORITY EM 8 ?

    NA QUEUE TREE... SETANDO A PRIORITY EM 8... PQ?