+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Queda constante de conexão. MK + FreeRadius + MySQL

    Pessoal, recentemente implantei autenticação pppoe no mk com freeradius e mysql num servidor slackware.

    Apartir do momento que implantei, pude começar observar a tabela radacct que faz a contabilidade dos acessos dos usuários e percebi que para alguns usuários existem muitas desconexões constantes. As quedas acontecem em questão de segundos as vezes, mas as vezes o cliente fica conectado durante algumas horas e a conexão cai também.
    Percebi que na maioria das vezes a coluna AcctTerminateCause mostra o valor Lost-Carrier.

    Alguém sabe o que pode estar ocasionando esta queda de conexão tão constante?

    Antes de implantar o servidor com freeradius certamente eu tb tinha quedas, mas eu não tinha nenhuma log fácil como tenho agora para poder verificar se o problema ocorria na mesma intensidade.
    Coincidência ou não, mais ou menos pelos dias que implantei este servidor, o número de Ordens de Serviço com a reclamação de queda de conexão aumentou. Mas eu penso que o freeradius não conecta nem desconecta ninguém, ele é só uma base onde o servidor pppoe, no caso o Mikrotik vai fazer a verificação de usuário e senha. Então não acredito ser o freeradius o causador do problema.

    Agradeço muito a quem puder ajudar.

  2. #2

  3. #3
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão Também estou curioso para saber

    E ai você achou a solução?

  4. #4

    Padrão

    Na tabela radgroupreply coloquei o atributo Idle-Timeout com um valor bem alto. Tipo umas 12 horas. Se foi isso ou não não sei, mas não tenho mais tantas queda.
    Tem quedas ainda, mas dai acredito já serem relacionadas a outras causas como sinal ou outra coisa por exemplo.

    Então ativei o SNMP no Mikrotik e desenvolvi um script php que me mostra o sinal do cliente junto com o usuário pppoe dele, então quando um cliente abre um chamado eu verifico na hora como ta o sinal daquele cliente e tenho uma noção se o problema dele é lá ou aqui. Aos poucos ta ficando legal.