+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alimentação das RBs + uma solução!!

    Sei que muitos aqui ja devem saber disso, mais achei na net uma solução legal para alimentação das RBS...... quem estiver tendo problemas pode testar!!

    grande abraço so espero ter ajudado....


    Peguei um no-break de 600va, retirei a bateria interna, nos fios (+ e -)fiz uma extenção externa com fio 4mm até uma bateria Delco de 65 amperes. No mesmo conector da bateria saem um par de fios 2,5 mm até a RB.

    Deste jeito (fio 2,5mm) nao tem perda de voltagem.

    O no-break faz o papel de manter a bateria carregada, e sustentar tb a
    RB.

    Se for o caso (mais barato que o no-break) coloque uma fonte estabilizada de uns 10 amperes no lugar do no-break, para manter a bateria carregada, pois que eu saiba, o no-break sai com 4 amperes.

    Vc pode colocar uma bateria de maior carga, ou até mesmo testar com uma de 65 amperes que eu acredito que aguenta muito bem 2 RB, (RB 600 consome 1.3Amps + 4 cartões XR2 6a mps = 7.3 Amps por RB). coloque um multimetro na bateria e verifique a voltagem da bateria ligada
    ao carregador, verifique a voltagem se já esta estabilizada, ligue as
    RB´s, se baixar de 12 volts depois de alguns minutos de ligada ai vai ser necessario separar, pq as RB´s não podem trabalhar com menos de 12v.

    Sei que o custo é bem maior que uma simples fonte, mas acredite que vai
    transmitir melhor, das menos desgaste aos equipamentos e menos dor de cabeça.


    Eu tenho mais ou menos 40 metros de distancia do escritório até a RB, então, por isso que eu uso fio 2,5mm para não dar perda de voltagem.

    O No-break é somente para carregar a bateria e como ele é "inteligente" ele vaio estar sempre verificando se a bateria precisa de carga ou não. Como vc´s nao vão utilizar as tomadas e sim a bateria para segurar a RB, acredito que o de 600kva aguente muito bem.

    Inclusive indiquei que poderia ser colocado no lugar dele uma fonte
    estabilizada de 13.8v com 10 amperes pois assim manteria a bateria sempre carregada do mesmo jeito que o no-break.

    Imagine assim, cada cartão consome em média 1.5 amperes X 3 cartões = 4.5 amperes mais a amperagem que a propria RB consome, como é que vc quer colocar uma fonte de somente 3 amperes???????

    Você sabe quantos volts usa um cartão? 3.3 volts!!!!!


    Uma explicação bem simples e rápida:

    Pegue um veiculo qualquer, ele é 12 volts e vamos dizer que o alternador
    dele é de 60 amperes.

    Pegue este mesmo veiculo com ar-ocondicionado, ele vai ter os mesmos 12 volts, porém o alternador dele vai para uns 95 amperes.

    A VOLTAGEM NÃO FAZ DIFERENÇA SE VC NÃO USA POE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Pode ser de 12 a 48 volts que a porcaria vai ser a mesma.

    O que manda é a amperagem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    A diferença na voltagem é quando vc usa POE pq o cabo UDP (rede) é um cabo fino de mais para transportar energia por muitas distancias, por isso dizemos que quando levamos em POE 12 volts até a RB devemos usar uma fonte de no minimo 14,4v e para isso existe um calculo.

    É pela simples perda de voltagem que existe no próprio cabo!

    Lógico que eu coloquei uma bateria de 65 amperes pq assim se acabar a força eu tenho uma autonomia muito grande.

    Créditos
    Flavio Fairbanks

    Boa sorte a todos!

  2. #2

    Padrão

    Então nessa logica uma fonte de 24v 2amp , não funciona em uma RB433AH + 1 XR5 pra fazer um PTP, ou serve?
    Última edição por sergio; 26-08-2009 às 09:02. Razão: Poluição visual

  3. #3

    Padrão

    Só para complementar... Na maioria das especificações tanto de RB ou Cartão, eles no informam o consumo em Watts. Os cartões trabalham em 3.3v, se eles necessitam de 1.5A, então temos:

    P (potencia/W) = V (tensão/V) x I (corrente/A)
    P = 3.3 x 1.5A = 4,95W

    Bom, vamos a um exemplo prático:

    RB600A:
    Power consumption ~9W without extension cards, maximum – 35+ W (conforme site fabricante)

    O mínimo de consumo dela sem os cartoes é de aproximadamente 9W e o máximo de consumo dela com os cartões é de 35W, afinal é ela que alimenta os cartões em 3.3V.

    Sendo P = V x I

    Fonte 12V 3A = 36W
    Fonte 24V 1.6A = 38.4W
    Fonte 48V 1A = 48W

    Vamos exagerar, para sobrar vamos pegar os 35W máximo de consumo da RB e adicionar o consumo de mais 4 cartões XR2:

    Max Current Consumption: 1.30A, +/-100mA (conforme site fabricante)

    Sendo P = V.I, temos: P = 3.3V x 1.30A = 4.29W

    Como são 4 cartões, temos: 4 x 4.29W = 17.16W, somamos mais os 35W da RB para ter de sobra, então temos: 52.16W

    Opções de fontes que já iriam suprir tranquilamente:
    12V 4.5A = 54W
    24V 2.3A = 55.2W
    48V 1.2A = 57.6W

    Espero ter colaborado...

    Abraços a todos,
    Marcelo

  4. #4

    Padrão

    nós usamos baterias para ligação de rbs direto...

    faz algum tempo, que usamos baterias estacionárias de 60Ah e 150Ah, com carregador para bateria específico e de quebra ainda usamos um controlador de carga para que na falta de energia ele não deixe a bateria descarregar po completo....

    mas mesmo assim, quando acaba a energia em um determinado pop, nós temos um identificador que nos avisa quando acaba a energia e mesmo tendo a autonomia grande que as baterias proporcionam, dependendo do tempo que a fornecedora da energia pede para o religamento da mesma, nós vamos e levamos um gerador, e de quebra damos uma olhada geral para dar uma preventiva para que não tenhamos surpresas futuras...

    no teste que fizemos com a bateria de 150Ah e com um controlador de carga, fizemos uma simulação ligando um ap para envio de sinal e 6 radios como clientes. ficou ligado mais de 8 dias até que não tivemos mais paciência para esperar e desligamos.... hehehe... só nisso já dá pra ter uma noção de quanto tempo essas baterias geram de autonomia...


    temos em alguns pop's, 4 rbs com 2 cartões cada, switch, mais o equipamento de falta de energia, lampada e mais alguns outros itens.. e com a bateria de 60Ah temos de autonomia jogando baixo 4 dias (isso sem testar a duração fielmente), pois em qual lugar que ficaria tanto tempo sem energia assim não é??? se ficou mais de um dia, levamos o gerador, deixamos a bateria se recarregar e depois que o identificador de energia ativar, desligamos o gerador...

    acredito que não colaborei muito, mas a vivência as vezes ajuda não é??? hehehe

    abraços...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por raphaelmuniz Ver Post
    nós usamos baterias para ligação de rbs direto...

    faz algum tempo, que usamos baterias estacionárias de 60Ah e 150Ah, com carregador para bateria específico e de quebra ainda usamos um controlador de carga para que na falta de energia ele não deixe a bateria descarregar po completo....

    mas mesmo assim, quando acaba a energia em um determinado pop, nós temos um identificador que nos avisa quando acaba a energia e mesmo tendo a autonomia grande que as baterias proporcionam, dependendo do tempo que a fornecedora da energia pede para o religamento da mesma, nós vamos e levamos um gerador, e de quebra damos uma olhada geral para dar uma preventiva para que não tenhamos surpresas futuras...

    no teste que fizemos com a bateria de 150Ah e com um controlador de carga, fizemos uma simulação ligando um ap para envio de sinal e 6 radios como clientes. ficou ligado mais de 8 dias até que não tivemos mais paciência para esperar e desligamos.... hehehe... só nisso já dá pra ter uma noção de quanto tempo essas baterias geram de autonomia...


    temos em alguns pop's, 4 rbs com 2 cartões cada, switch, mais o equipamento de falta de energia, lampada e mais alguns outros itens.. e com a bateria de 60Ah temos de autonomia jogando baixo 4 dias (isso sem testar a duração fielmente), pois em qual lugar que ficaria tanto tempo sem energia assim não é??? se ficou mais de um dia, levamos o gerador, deixamos a bateria se recarregar e depois que o identificador de energia ativar, desligamos o gerador...

    acredito que não colaborei muito, mas a vivência as vezes ajuda não é??? hehehe

    abraços...

    Amigo, vc pode passar para nos quais os equipamentos que vc usa para controlar, carregar as baterias e tbm o esquema do aviso de carga. Muito interessante.

    Obrigado

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por erolf Ver Post
    Amigo, vc pode passar para nos quais os equipamentos que vc usa para controlar, carregar as baterias e tbm o esquema do aviso de carga. Muito interessante.

    Obrigado
    com relação ao controlador de carga, utilizamos os da unitron... mas o modelo vai de acordo com o que você necessita eles possuem vários modelos, mas não sei como é a forma de compra deles, em alguns sites, você encontra alguns controladores pelo que andei olhando saem na faixa dos R$200,00

    agora não entendi com relação ao aviso de carga.. seria o aviso de falta de energia???
    se for, utilizo um switch velho, ou um ap que esteja com as portas lan funcionando (mas que a interface wlan esteja desativada, para não causar interferência) e uso um script no mikrotik que monitora a ether e de 2 em 2 minutos e envia e-mail quando o status dessa porta modifica...

    qualquer coisa... só falar!!

    abraços...

  7. #7

    Post

    Citação Postado originalmente por raphaelmuniz Ver Post
    com relação ao controlador de carga, utilizamos os da unitron... mas o modelo vai de acordo com o que você necessita eles possuem vários modelos, mas não sei como é a forma de compra deles, em alguns sites, você encontra alguns controladores pelo que andei olhando saem na faixa dos R$200,00

    agora não entendi com relação ao aviso de carga.. seria o aviso de falta de energia???
    se for, utilizo um switch velho, ou um ap que esteja com as portas lan funcionando (mas que a interface wlan esteja desativada, para não causar interferência) e uso um script no mikrotik que monitora a ether e de 2 em 2 minutos e envia e-mail quando o status dessa porta modifica...

    qualquer coisa... só falar!!

    abraços...
    Bom dia raphaelmuniz, estou precisando receber um aviso de falta de energia dos meus servidores, pois com frequência, fico sem energia no local, e os no-break não são de grande capacidade.
    Você poderia detalhar como faz para monitorar o status da porta ether e postar o script que envia o e-mail em caso de falta de energia? é de grande utilidade esse monitoramento.

    Obrigado.
    Última edição por JRNET; 26-08-2009 às 11:32.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JRNET Ver Post
    Bom dia raphaelmuniz, estou precisando receber um aviso de falta de energia dos meus servidores, pois com frequência, fico sem energia no local, e os no-break não são de grande capacidade.
    Você poderia detalhar como faz para monitorar o status da porta ether e postar o script que envia o e-mail em caso de falta de energia? é de grande utilidade esse monitoramento.

    Obrigado.
    vou dar uma enxugada no meu script pois demoramos um bom tempo para fazer personalidado para nós...
    assim que modificar o que é personalizado eu posto aqui....

    mas o monitoramento é simples...

    se
    status.ethernet=on/off
    então
    toll/e-mail send

    e por aí vai... hehehe

  9. #9

    Post

    Citação Postado originalmente por raphaelmuniz Ver Post
    vou dar uma enxugada no meu script pois demoramos um bom tempo para fazer personalidado para nós...
    assim que modificar o que é personalizado eu posto aqui....

    mas o monitoramento é simples...

    se
    status.ethernet=on/off
    então
    toll/e-mail send

    e por aí vai... hehehe
    blz, obrigado por responder, fico no aguardo!!!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JRNET Ver Post
    blz, obrigado por responder, fico no aguardo!!!
    JRNET...

    segue + - como fazer...

    /interface ethernet monitor NOME_DA_INTERFACE once do {
    :if ($status != "link-ok") do {
    PROCEDIMENTO_ENVIA_EMAIL


    //nesse item: ($status != "link-ok") - ele verifica o status da porta se for diferente de link ok ele vai para o proximo passo (procedimento_envia_email)


    o procedimento para o envio do e-mail está no topico abaixo, nele também mostra como fazer backup dos mkt's e enviar por e-mail também:

    https://under-linux.org/f131293-envi...o-27-08-2009-a


    espero que entenda o motivo de não ter colocado o script completo aqui, mas a partir desse passo, você já terá 90% do processo feito...
    depois disso é só criar os schedulers com o tempo que você quer que o mkt execute esse script...

    espero ter ajudado...

    qualquer coisa é só falar...

    att..

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cls7007 Ver Post
    Sei que muitos aqui ja devem saber disso, mais achei na net uma solução legal para alimentação das RBS...... quem estiver tendo problemas pode testar!!

    grande abraço so espero ter ajudado....


    Peguei um no-break de 600va, retirei a bateria interna, nos fios (+ e -)fiz uma extenção externa com fio 4mm até uma bateria Delco de 65 amperes. No mesmo conector da bateria saem um par de fios 2,5 mm até a RB.

    Deste jeito (fio 2,5mm) nao tem perda de voltagem.

    O no-break faz o papel de manter a bateria carregada, e sustentar tb a
    RB.

    Se for o caso (mais barato que o no-break) coloque uma fonte estabilizada de uns 10 amperes no lugar do no-break, para manter a bateria carregada, pois que eu saiba, o no-break sai com 4 amperes.

    Vc pode colocar uma bateria de maior carga, ou até mesmo testar com uma de 65 amperes que eu acredito que aguenta muito bem 2 RB, (RB 600 consome 1.3Amps + 4 cartões XR2 6a mps = 7.3 Amps por RB). coloque um multimetro na bateria e verifique a voltagem da bateria ligada
    ao carregador, verifique a voltagem se já esta estabilizada, ligue as
    RB´s, se baixar de 12 volts depois de alguns minutos de ligada ai vai ser necessario separar, pq as RB´s não podem trabalhar com menos de 12v.

    Sei que o custo é bem maior que uma simples fonte, mas acredite que vai
    transmitir melhor, das menos desgaste aos equipamentos e menos dor de cabeça.


    Eu tenho mais ou menos 40 metros de distancia do escritório até a RB, então, por isso que eu uso fio 2,5mm para não dar perda de voltagem.

    O No-break é somente para carregar a bateria e como ele é "inteligente" ele vaio estar sempre verificando se a bateria precisa de carga ou não. Como vc´s nao vão utilizar as tomadas e sim a bateria para segurar a RB, acredito que o de 600kva aguente muito bem.

    Inclusive indiquei que poderia ser colocado no lugar dele uma fonte
    estabilizada de 13.8v com 10 amperes pois assim manteria a bateria sempre carregada do mesmo jeito que o no-break.

    Imagine assim, cada cartão consome em média 1.5 amperes X 3 cartões = 4.5 amperes mais a amperagem que a propria RB consome, como é que vc quer colocar uma fonte de somente 3 amperes???????

    Você sabe quantos volts usa um cartão? 3.3 volts!!!!!


    Uma explicação bem simples e rápida:

    Pegue um veiculo qualquer, ele é 12 volts e vamos dizer que o alternador
    dele é de 60 amperes.

    Pegue este mesmo veiculo com ar-ocondicionado, ele vai ter os mesmos 12 volts, porém o alternador dele vai para uns 95 amperes.

    A VOLTAGEM NÃO FAZ DIFERENÇA SE VC NÃO USA POE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Pode ser de 12 a 48 volts que a porcaria vai ser a mesma.

    O que manda é a amperagem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    A diferença na voltagem é quando vc usa POE pq o cabo UDP (rede) é um cabo fino de mais para transportar energia por muitas distancias, por isso dizemos que quando levamos em POE 12 volts até a RB devemos usar uma fonte de no minimo 14,4v e para isso existe um calculo.

    É pela simples perda de voltagem que existe no próprio cabo!

    Lógico que eu coloquei uma bateria de 65 amperes pq assim se acabar a força eu tenho uma autonomia muito grande.

    Créditos
    Flavio Fairbanks

    Boa sorte a todos!
    Cara o mundo ta perdido, fassa um teste na pratica, coloque uma fonte regulada com um medidor de corrente de preferencia digital a alimentar sua RB com 3 cartões e depois nos conte o resultado.
    Aqui uso energia solar e eólica a um bom tempo tenho uma RB433AH com 3 cartõe emp8602 plus, e com um trafego bem razoavel sobre ela, e nunca vi o consumo dela chegar a 1,5 amperes em 12 volts, acho que o pessoal exagera bastante com estes consumos exorbitantes de amperagem, vejam as trilhas do circuito impresso das RBs não tem nada muito largo, é sinal de consumo baixo, mais baixo que as RB só os Bullet da Ubiquiti mesmo.

  12. #12

    Post

    Citação Postado originalmente por raphaelmuniz Ver Post
    JRNET...

    segue + - como fazer...

    /interface ethernet monitor NOME_DA_INTERFACE once do {
    :if ($status != "link-ok") do {
    PROCEDIMENTO_ENVIA_EMAIL


    //nesse item: ($status != "link-ok") - ele verifica o status da porta se for diferente de link ok ele vai para o proximo passo (procedimento_envia_email)


    o procedimento para o envio do e-mail está no topico abaixo, nele também mostra como fazer backup dos mkt's e enviar por e-mail também:

    https://under-linux.org/f131293-envi...o-27-08-2009-a


    espero que entenda o motivo de não ter colocado o script completo aqui, mas a partir desse passo, você já terá 90% do processo feito...
    depois disso é só criar os schedulers com o tempo que você quer que o mkt execute esse script...

    espero ter ajudado...

    qualquer coisa é só falar...

    att..
    Obrigado, desculpe a demora!!!
    Vou testar.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JRNET Ver Post
    Obrigado, desculpe a demora!!!
    Vou testar.
    tranquilis...
    qualquer coisa é só dar o grito!!!

    hehe

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por py3sol Ver Post
    Cara o mundo ta perdido, fassa um teste na pratica, coloque uma fonte regulada com um medidor de corrente de preferencia digital a alimentar sua RB com 3 cartões e depois nos conte o resultado.
    Aqui uso energia solar e eólica a um bom tempo tenho uma RB433AH com 3 cartõe emp8602 plus, e com um trafego bem razoavel sobre ela, e nunca vi o consumo dela chegar a 1,5 amperes em 12 volts, acho que o pessoal exagera bastante com estes consumos exorbitantes de amperagem, vejam as trilhas do circuito impresso das RBs não tem nada muito largo, é sinal de consumo baixo, mais baixo que as RB só os Bullet da Ubiquiti mesmo.
    cara to querendo colocar uma energia eolica numa torre minha!
    tem o modelo do equipamento?
    eh muito caro?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    cara to querendo colocar uma energia eolica numa torre minha!
    tem o modelo do equipamento?
    eh muito caro?
    Bom dia, uso uma turbina Air Breeze, que adquiri na gonature através do seu representante em Florianópolis SC e 2 baterias moura estacionarias de 105 ah, este sistema mantém uma RB433ah com 3 cartões emp8602 plus e 2 bullet 5 com muita sobra de energia, posso lhe afirmar que nas condições de vento que tenho aqui, que não são das melhores da pra alimentar mais uma rb com tres cartões com esta configuração que eu uso, se quiser fotos me adicione do msn [email protected]

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por py3sol Ver Post
    Bom dia, uso uma turbina Air Breeze, que adquiri na gonature através do seu representante em Florianópolis SC e 2 baterias moura estacionarias de 105 ah, este sistema mantém uma RB433ah com 3 cartões emp8602 plus e 2 bullet 5 com muita sobra de energia, posso lhe afirmar que nas condições de vento que tenho aqui, que não são das melhores da pra alimentar mais uma rb com tres cartões com esta configuração que eu uso, se quiser fotos me adicione do msn [email protected]

    Poste suas fotos aqui msm no forum pra galera ver ...... abrass

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Poste suas fotos aqui msm no forum pra galera ver ...... abrass
    Bom vamos ver se consigo, anexei as fotos mais não sei se o tamanho não ta exagerado, se tiver me digam o tamanho ideal que dou um jeito de redimensionar pra postar novamente.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P6110063.JPG
Visualizações:	222
Tamanho: 	679,4 KB
ID:      	5388   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P6110061.JPG
Visualizações:	190
Tamanho: 	698,3 KB
ID:      	5389  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P6020057.JPG
Visualizações:	162
Tamanho: 	664,0 KB
ID:      	5390   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P5210031.JPG
Visualizações:	188
Tamanho: 	686,1 KB
ID:      	5391  

    Última edição por py3sol; 06-09-2009 às 12:05.