+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estou apanhando do web proxy

    Saudações a todos.

    Sei que é um assunto já bastante falado, mas após ler e fazer tal como algumas dicas diziam, depois de pesquisar incessantemente nos foruns relacionado, resolvi postar esse pedido de ajuda.

    Estou com problemas no cache, onde a página da globo e alguns blogs não atualizam, ficam lá por dias até que o cache seja limpo.

    Abaixo coloquei minhas configurações. Onde é que estou errando?

    Agradeço a todos que puderem me ajudar a configurar corretamente esse web proxy.

    Apenas a título de informação e acaso ajude, minha rede tem a seguinte configuração: o IP local é 192.168.200.30/27 e o IP da internet é 192.168.100.1/24.
    -------------------------------------------------------

    IP FIREWALL

    Nat Rule:

    Chain=srcnat, Out. Interface=(!) minha placa de rede local, Action Masquerade
    Chain=dstnat, Protocol=6 (tcp), Dst. Port.=80, In. Interface=minha placa de rede local,
    Action=Redirect, To Ports=8080

    FILTER RULES

    Chain=input, Protocol=6(tcp), Dst. Port.=80, In. Interface=placa que recebe internet,
    Action-Drop

    IP WEB PROXY

    Settings (coloquei somente as opções consideráveis)

    Port=8080, Trasnparent Proxy, Maximum Object Size=4096, Cache Drive=system, Maximum
    Cache Size= 1000000, Maximum RAM Cache Size=358400

    Cache

    URL=:cgi-bin\\?, Action=deny
    URL=:https://, Action=deny


    Em IP PROXY, em Web Proxy Settings, marquei a opção ENABLE, port=8080
    Última edição por adircastro; 28-08-2009 às 16:52. Razão: Problema resolvido

  2. #2

    Padrão

    Para quem estiver lendo, uma pergunta: em Nat Rule é mascarada a interface Out da rede local ou a que recebe a internet?

    E esse sinal de "!" exclamação, qual a finalidade dele, é setar alguma coisa?

    Quando e em qual situação a "exclamação" é necessária?

  3. #3

    Padrão

    Falta a regra "don´t cache dinamic https pages" da uma olhada no wiki do mk que o catv tem

  4. #4

    Padrão

    Fernando!

    Veja aí que já tenho essas regras:


    IP/WEB/Cache

    URL=:cgi-bin\\?, Action=deny
    URL=:https://, Action=deny

    Notei que no exemplo dele há um espaço entre bin e as duas barras \\. Será esse o problema?

  5. #5

    Padrão adircastro

    Esta faltando justamente a regra que o amigo ai de cima falow (don´t cache dynamic http pages), abaixo estah a regra que falta no seu web cache.

    don´t cache dynamic http pages
    URL=":cgi-bin \\\?", Action=deny


    Abrçs.

    Robson Lampros.

  6. #6

    Padrão

    a sua regra ta errada. o correto é
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         proxy.jpg
Visualizações:	165
Tamanho: 	72,0 KB
ID:      	5290  

  7. #7

    Padrão

    puts desculpa, eh q uso a versaum 3.20 ai naum precisa fazer essa regra.... mais blz....

  8. #8

    Padrão

    Saudações a todos.

    Depois de correr atrás de ajuda e testar várias dicas que recebi e que li aqui no forum, resolvi reinstalar o mikrotik me baseando no comentário de um colega, de que a regra que impede que páginas randônicas como a da globo sejam cacheadas é criada no processo de instalação. Então imaginei que poderia ser uma regra nativa. E como tal, não poderia ser modifica. Pois bem, depois da primeira instalação essa regra eu sem querer excluí. Talvez por isso não funcionava com as várias dicas que recebia e lia.

    Depois de instalado pela segunda vez lá em Ip/Web Proxy/Cache conferir. Realmente ele cria a regra url:cgi-bin \?, portanto, é nativa.

    Mas mesmo assim ainda continuei com o problema com a página da globo. Então, lá mesmo em CACHE, fiz uma regra assim: url: Globo.com - Absolutamente tudo sobre esportes, notÃ*cias, entretenimento e vÃ*deos. Com essa regra a página da globo parou de ser cacheada.

    Agora estou observando se realmente está havendo o cacheamento dos outros acessos. Confesso que até agora não notei progresso quanto a isso. Deixei meu cache com 5 gigas para poder acompanhar melhor. Ele tem 356 de RAM.

    Se não fosse pelo impedimento quanto as telas capturaadas que outro dia enviei e que foram excluídas por ter se visto nisso um apelo ou apologia à pirataria, eu iria postar cada tela. Então mostrarei apenas algumas informações sobre o web proxy e de seu comportamento.

    São essas as informações que vejo no Status do Web Proxy, parece que está havendo movimentação positiva. Vejam:

    Uptime: 08:28:25; Clients: 20; Requests: 130863; Hits: 22128; Cache Size: 549960; Reserved for Cache: 4999168; Reserved for RAM Cache: 256000; Received From Servers: 182596; Sent From Servers: 1883020; Hits Sent To Clients: 70937... running

    Obrigado a todos que me deram dicas e que leram a esse post. Logo que tiver mais informações e no decorrer das demais configurações que tentarei fazer, postarei aqui para que outros que estejam passando por esse problema possam enfim solucioná-lo.

    Creio que cada caso é um caso. Vi alguns comentários em que a solução foi de um jeito, noutros a solução foi outra... e assim por diante.

    Em todo caso vale a pena fazer tentativas e procurar outros caminhos.


    Abraços a todos.

  9. #9

    Padrão

    COMEMOREI ANTES DO TEMPO!

    Agora o que fica retido no cache são as páginas internas da globo: notícias, esportes, entretenimento, vídeos...

    Será que é a versão 2.9?

  10. #10

    Padrão

    bom aqui eu uso a 3.20 e nunca precisei fazer regra nenhuma para naum armazenar paginas dinamicas... abrçs