Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enviando email de notificação do The Dude através do Gmail

    Você irá precisar basicamente de dois programas, uma conta no gmail e o The dude rodando em uma maquina windows.

    1- Baixe e instale o Stunnel(Stunnel.org)
    Abra o arquivo C:\Arquivos de programas\stunnel\stunnel.conf e faça as seguintes modificações(retire o ponto e virgula):

    socket = l:TCP_NODELAY=1
    socket = r:TCP_NODELAY=1
    debug = 7
    output = stunnel.log

    client = yes

    [pop3s]
    accept = 995
    connect = pop.gmail.com:995

    [ssmtp]
    accept = 465
    connect = smtp.gmail.com:465
    Salve!
    instale o stunnel como serviço(iniciar-programas-stunnel e clique em service install)

    2- baixe o programa blat(happy mailing : Blat online)
    crie uma pasta chamada blat detro da pasta do dude(C:\Arquivos de programas\Dude\blat)e descompacte os

    tres arquivos:

    blat.dll
    blat.exe
    blat.lib

    3-No mesmo diretório crie um arquivo chamado "emailblat.cmd" e coloque o seguinte conteúdo:

    set dir=C:\Arquivos de programas\Dude\blat
    set [email protected]
    set smtpserver=127.0.0.1
    set smtpport=465
    set smtpuser=suacontagmail
    set smtppwd=sua senha
    set [email protected]

    "%dir%\blat.exe" -to %mailto% -f %smtpsender% -server %smtpserver% -port %smtpport% -u %smtpuser% -pw

    %smtppwd% -subject %1 -body %2
    4- Agora vamos ao The dude criar a notificação...
    Crie uma notification com os seguintes dados:
    Name: Email Blat
    Type: execute on server
    command: "C:\Arquivos de programas\Dude\blat\emailblat.cmd" " [Device.Name] esta [Service.Status]" " O servico [Probe.Name] no [Device.Name] esta [Service.Status] ([Service.ProblemDescription]) [TimeAndDate]"

    Agora clique "Apply" e depois em "test".
    Pronto! Vá ao seu gmail que a mensagem estará lá.

    5- Na tela principal do The dude, clique em "Settings" e na aba "Polling" marque em notification "Email Blat".

    Toda vez que ocorrer uma "queda" de serviço, voce receberá uma mensagem em seu email.

    PS: Eu configurei arquivo emailblat.cmd para enviar a mensagem diretamente para o meu celular, pois a claro premite envio de email como SMS, basta mudar a seguinte linha dentro do arquivo:
    set [email protected]
    Pronto agora voce fica sabendo o que ocorreu em sua estação de gerência.

    Última edição por huggolopes; 28-08-2009 às 21:35. Razão: correção do caminho do dude

  2. #2

    Padrão

    Hugo, qual versão do Stunnel você recomenda ? Tive problemas para utilizá-lo, tentei várias versões e não obteve êxito na hora do Service Installer.

    Quais sisitemas operacionais podem utilizar o Stunnel ?

    Meu Stunnel.conf está assim :

    Inicio

    Sample stunnel configuration file by Michal Trojnara 2002-2006
    Some options used here may not be adequate for your particular configuration

    Certificate/key is needed in server mode and optional in client mode
    The default certificate is provided only for testing and should not
    be used in a production environment
    cert = stunnel.pem
    key = stunnel.pem

    Some performance tunings
    socket = l:TCP_NODELAY=1
    socket = r:TCP_NODELAY=1

    Workaround for Eudora bug
    options = DONT_INSERT_EMPTY_FRAGMENTS

    Authentication stuff
    verify = 2
    Don't forget to c_rehash CApath
    CApath = certs
    It's often easier to use CAfile
    CAfile = certs.pem
    Don't forget to c_rehash CRLpath
    CRLpath = crls
    Alternatively you can use CRLfile
    CRLfile = crls.pem

    Some debugging stuff useful for troubleshooting
    debug = 7
    output = stunnel.log

    Use it for client mode
    client = yes

    Service-level configuration

    [pop3s]
    accept = 995
    connect = pop.gmail.com:995

    [imaps]
    accept = 993
    connect = 143

    [ssmtp]
    accept = 465
    connect = smtp.gmail.com:465

    [https]
    accept = 443
    connect = 80
    TIMEOUTclose = 0

    vim:ft=dosini

    Fim

    Log do Erro
    file stunnel.conf line 1: No '=' found

    2009.09.11 10:42:13 LOG3[3348:2084]: Server is down



    Aguardo resposta, Abraços.

    Última edição por fabiocp1984; 11-09-2009 às 10:46. Razão: ortografia

  3. #3

    Padrão

    Olá fábio, eu utilizo o The dude em um computador com win2003 server, não testei em outras versões do windows, mas certifique-se que no aquivo stunnel.conf voce retirou os ";" somente das linhas citadas no post. Posta os resultados. Abraço.

  4. #4

    Padrão

    Caro Hugo,

    Realmente parece que aquele erro estava relacionado a questão do ";" , porém mesmo assim não consegui enviar os e-mails. Ele dá "ok" no test mas a mensagem não chega no e-mail.
    Fiz o seguinte:
    Coloquei uma máquina na rede com o IIS instalado, funcionando, tudo OK.
    Queria que me explicasse como ficaria o meu arquivo "stunnel.conf".

    Suponhando que o Ip do meu SMTP server seja : 192.168.1.1 na porta 25

    E como seria meu arquivo "emailblat.cmd" sabendo que posso usar qualquer ip e qualquer senha com o SMTP 192.168.1.1 na porta 25

    Aguardo resposta e desde já agradeço sua ajuda.

  5. #5

    Padrão Enviando email de notificação do The Dude através do Gmai

    Olá Fábio, vamos esclarecer:
    1- O IIS não tem nada a ver com essa história, pois trata-se de um servidor web;
    2- Se você tem um servidor SMTP em sua rede, não precisará do stunnel, pois ele destina-se a autenticar em um "servidor seguro" no caso o Gmail, pois o The Dude não possui essa funcionalidade.
    3- Mesmo configurando o seu servidor SMTP local, na hora de enviar um email para um hotmail por exemplo, o memso irá checar a autenticidade do seu domínio e se não for um domínio válido o mesmo irá descartar o email gerado pelo Dude(pode ser o problema).
    Conclusão- Se você fizer as configurações utilizando uma conta Gmail não erros.
    Verifica se o que eu escreví está correto e posta os resultados para todos.

  6. #6

    Talking

    Citação Postado originalmente por huggolopes Ver Post
    Olá Fábio, vamos esclarecer:
    1- O IIS não tem nada a ver com essa história, pois trata-se de um servidor web;
    2- Se você tem um servidor SMTP em sua rede, não precisará do stunnel, pois ele destina-se a autenticar em um "servidor seguro" no caso o Gmail, pois o The Dude não possui essa funcionalidade.
    3- Mesmo configurando o seu servidor SMTP local, na hora de enviar um email para um hotmail por exemplo, o memso irá checar a autenticidade do seu domínio e se não for um domínio válido o mesmo irá descartar o email gerado pelo Dude(pode ser o problema).
    Conclusão- Se você fizer as configurações utilizando uma conta Gmail não erros.
    Verifica se o que eu escreví está correto e posta os resultados para todos.
    Prezado Hugo,

    1 - O IIS além de ser servidor web também tem um servidor SMTP.
    2 - Exatamente, já que tenho um servidor IIS com SMTP server na rede não precisaria do stunnel.
    3 - Então, configurei meu IIS com SMTP server para que não houvessem restrições de e-mail e consegui que ele enviasse para qualquer servidor, o serviço é utilizado apenas para enviar e-mail como um spammer e não precisaria receber e-mails já que eu não preciso enviar e-mails para o dude.
    Conclusão - Te agradeço pelas dicas, elas clarearam minha idéia e consegui resolver meu problema utilizando apenas o dude e o IIS com SMTp server.

    Passos : Configure seu IIS com SMTP para que não hajam restrições de envio, para que qualquer endereço e usuário consiga enviar através do seu smtp server.
    No dude em notification ficou da seguinte forma:
    [email protected] (invente um e-mail qualquer para seu dude server)
    type=email
    server=XXX.XXX.XXX.XXX(coloque o Ip do seu servidor SMTP)
    [email protected]
    [email protected]
    Subject="Serviço [Probe.Name] no [Device.Name] está [Service.Status]"
    Body="Serviço [Probe.Name] no [Device.Name] está [Service.Status]"
    Apply & Test
    Em seguida vá em Settings > Polling e marque o e-mail do seu dude.

    Pronto. Tudo funcionou, agora recebo no meu e-mail e no meu celular as informações sempre que algum AP da minha rede fique fora ou volte a funcionar.

    Valeu Hugo. Show de Bola sua dica.

  7. #7

    Padrão

    Olá Fábio,
    Ótimo, que bom que funcionou e agora temos mais uma forma de envio.
    Boa sorte.

  8. #8

    Padrão

    Pessoal,
    Desculpe pela minha iginorancia, eu não lembro como é que faz para comfigura o MK para o dude rastreiar a rede, alguem poderia postar a configuração?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por montargil Ver Post
    Pessoal,
    Desculpe pela minha iginorancia, eu não lembro como é que faz para comfigura o MK para o dude rastreiar a rede, alguem poderia postar a configuração?

    Apenas adicione o package do dude3.1 no seu servidor. Acesse através do programa instalado em sua máquina e rastreie a rede normalmente.

  10. #10

    Padrão

    opa amigos..fiz duas vezes o esquiminha mais não deu certo. quando clico em test abre uma janelinha do dos e rapidamente ela veja e da ok no the dude , mais naum recebo nada no meu e-mail . alguem teria alguma ideia do que pode ser isso?obrigado pela atenção

  11. #11

    Padrão

    Estou testando o Dude aqui, e estou gostando, agora com essa solução postada ficou ainda mais interessante. Contudo instalei em um servidor Mikrotik, e acesso como "remote", essa solução postada é somente para servidores Windows correto? Temos alguma solução para servidor Mikrotik?

  12. #12

    Padrão

    Hugo, parabens pelo Post. Aki funcionou, mas não consegui enviar para me celular. No seu ainda funciona? Obg.

  13. #13

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Link Informatica Ver Post
    opa amigos..fiz duas vezes o esquiminha mais não deu certo. quando clico em test abre uma janelinha do dos e rapidamente ela veja e da ok no the dude , mais naum recebo nada no meu e-mail . alguem teria alguma ideia do que pode ser isso?obrigado pela atenção
    acontece que a linha a seguir deve ser toda junta, inclusive sem espaco entre o sinal de subtracao e body


  14. #14

    Padrão Re: Enviando email de notificação do The Dude através do Gmail

    Camarada tentei fazer o esquema de receber a Notificação por email e não consegui, ja recebo no Gmail o backUp e o Log tranquilo mas quando tento fazer o teste no Dude no log da RB1000 aparece a msg:
    Error sending e-mail: invalid FROM address
    Podes me Ajudar? (RB1000 v4.16 - Dude - 3.6)

  15. #15
    felipecamini
    Visitante

    Padrão Re: Enviando email de notificação do The Dude através do Gmail

    Boa tarde galera.

    Estou tentando enviar o e-mail e não consigo. Aparece a tela do DOS com toda a configuração que eu fiz. Vejam o que eu posso ter feito de errado.

    set dir=C:\Arquivos de programas\Dude\blat\blat262
    set [email protected]
    set smtpserver=smtp.gmail.com
    set smtpport=465
    set smtpuser=notificationdude
    set smtppwd=minha senha
    set [email protected]
    "%dir%\blat.exe" -to %mailto% -f %smtpsender% -server %smtpserver% -port %smtpport% -u %smtpuser% -pw %smtppwd% -subject %1 -body %2

  16. #16

    Cool Re: Enviando email de notificação do The Dude através do Gmail

    Oi, pessoal sou novo no forum e gostaria de saber como faço pra fazer o meu the dude enviar um sms pra mim quando ocorrer um evento, fiz o que o huggolopes escreveu, na parte do e-mail funcionou perfeito mas no torpedo sms não funcionou.coloquei um numero da claro com o codigo na frente tudo certinho ali na linha do set mailto no dude da ok mas a msg não vem, da uma dica aii.

  17. #17

    Padrão Re: Enviando email de notificação do The Dude através do Gmail

    Alguém estar conseguindo usar com sms ?
    Grato

  18. #18

    Padrão Re: Enviando email de notificação do The Dude através do Gmail

    Corrigindo uma falha no tutorial
    instale o stunnel como serviço(iniciar-programas-stunnel e clique em service install)
    **Após clique em service start**

  19. #19
    viniciuscampelo
    Visitante

    Padrão Re: Enviando email de notificação do The Dude através do Gmail

    segui o tutorial do um click no teste, aparece ok mais não recebo email.

    Alguem sabe o que pode ser ?

  20. #20