+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual RB usar?

    (este tópico foi postado inicialmente em outra categoria, https://under-linux.org/f131212-qual-ap-usar)

    Bem... depois de muitas pesquisas e analisar as sugestões e ideias de todos aqui.
    E seguindo a sugestão dos amigos sergio e NARDO, estou bem inclinado a adotar como hardware RouterBoards com Cartões miniPCI.
    Mas para bater o martelo em definitivo, gostaria de contar mais uma vez com a colaboração de vocês.
    Eu não tenho muita "intimidade" com RB's, portanto, não riam se eu falar alguma besteira...rssss
    Estou em dúvida entre as RB's 433ah e 600a com cartões Senao/Engenius EMP-8602 PLUS-S 600mW ou teria um cartão melhor?
    As RB's ficariam em bridge, pois todo o controle de trafego e usuários, seriam feitos pelo servidor DELL T300.
    Primeira dúvida: É possivel fazer as RB's trabalharem em bridge, para que o trafego seja controlado pelo servidor e não pelo MK O.S.?
    Segunda dúvida: Quantos clientes eu conseguiria atender em média com essas RB's por cartão?

    Conto com vocês para estes esclarecimentos.

    Abraços.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edMin Ver Post
    (este tópico foi postado inicialmente em outra categoria, https://under-linux.org/f131212-qual-ap-usar)

    Bem... depois de muitas pesquisas e analisar as sugestões e ideias de todos aqui.
    E seguindo a sugestão dos amigos sergio e NARDO, estou bem inclinado a adotar como hardware RouterBoards com Cartões miniPCI.
    Mas para bater o martelo em definitivo, gostaria de contar mais uma vez com a colaboração de vocês.
    Eu não tenho muita "intimidade" com RB's, portanto, não riam se eu falar alguma besteira...rssss
    Estou em dúvida entre as RB's 433ah e 600a com cartões Senao/Engenius EMP-8602 PLUS-S 600mW ou teria um cartão melhor?
    As RB's ficariam em bridge, pois todo o controle de trafego e usuários, seriam feitos pelo servidor DELL T300.
    Primeira dúvida: É possivel fazer as RB's trabalharem em bridge, para que o trafego seja controlado pelo servidor e não pelo MK O.S.?
    Segunda dúvida: Quantos clientes eu conseguiria atender em média com essas RB's por cartão?

    Conto com vocês para estes esclarecimentos.

    Abraços.
    Qualquer uma das RouterBoards, com relação ao miniPCI pode todos, menos o Senao/Engenius EMP-8602 PLUS-S 600mW. Minha opinião!!!
    Última edição por jociano; 29-08-2009 às 11:26.

  3. #3

    Padrão

    eh possivel sim usar a RB em bridge. tente respeitar um valor de 30 clientes por cartao para q possa ter qualidade no serviço, acima disso ja nao da pra garantir que nao tera prob... RB se for usar apenas em bridge pode ser a 433 mesmo, cartao se quiser algo homologado vai de R52H...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    eh possivel sim usar a RB em bridge. tente respeitar um valor de 30 clientes por cartao para q possa ter qualidade no serviço, acima disso ja nao da pra garantir que nao tera prob... RB se for usar apenas em bridge pode ser a 433 mesmo, cartao se quiser algo homologado vai de R52H...
    Olá braw.

    Bem... se eu usar a rb433ah com 3 cartões R52H, sendo que cada cartão suportaria 30 clientes para garantir uma boa qualidade, eu conseguiria atender 90 clientes por RB com 3 cartões isso?
    Seguindo essa matemática, eu conseguiria atender uma média de 500 clientes, usando 6 RB's cada uma com 3 cartões, e na minha torre teriam um total de 16 antenas setoriais, uma para cada cartão, é isso mesmo?
    (me desculpem se eu estiver falando alguma bobagem)

  5. #5

    Padrão Não é tão Rigido assim..

    Citação Postado originalmente por edMin Ver Post
    Olá braw.

    Bem... se eu usar a rb433ah com 3 cartões R52H, sendo que cada cartão suportaria 30 clientes para garantir uma boa qualidade, eu conseguiria atender 90 clientes por RB com 3 cartões isso?
    Seguindo essa matemática, eu conseguiria atender uma média de 500 clientes, usando 6 RB's cada uma com 3 cartões, e na minha torre teriam um total de 16 antenas setoriais, uma para cada cartão, é isso mesmo?
    (me desculpem se eu estiver falando alguma bobagem)
    1º - Seriam 500 clientes cadastrados ou OnLine ( ao mesmo tempo )

    2º - Depende e muito das velocidades que voce vai liberar para estes clientes.
    Quanto maior a velocidade liberada proporcionalmente diminui o limite de clientes
    OnLine por cartão.

    3º - Que tipo de clientes voce terá neste cartões ??

    Tomando uma base minha torre onde tenho dois cartões D-Link AG530, e um total de 75
    clientes cadastrados neste MK, sendo 42 com 64k, 26 - 128k, 7 - 256k.

    Em média tenho a metade destes clientes (30) OnLine, e deste total, no máximo uns 7
    consumindo sua banda total.

    Ou seja tenho certeza, que posso chegar a 120 clientes nesta torre, sem prejuizo da qualidade
    claro, que com um server MK, muito bem configurado, clientes com instalações bem feitas,etc.

    Qualquer coisa posta ai!!

    Abraços..

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bnet Ver Post
    1º - Seriam 500 clientes cadastrados ou OnLine ( ao mesmo tempo )

    2º - Depende e muito das velocidades que voce vai liberar para estes clientes.
    Quanto maior a velocidade liberada proporcionalmente diminui o limite de clientes
    OnLine por cartão.

    3º - Que tipo de clientes voce terá neste cartões ??

    Tomando uma base minha torre onde tenho dois cartões D-Link AG530, e um total de 75
    clientes cadastrados neste MK, sendo 42 com 64k, 26 - 128k, 7 - 256k.

    Em média tenho a metade destes clientes (30) OnLine, e deste total, no máximo uns 7
    consumindo sua banda total.

    Ou seja tenho certeza, que posso chegar a 120 clientes nesta torre, sem prejuizo da qualidade
    claro, que com um server MK, muito bem configurado, clientes com instalações bem feitas,etc.

    Qualquer coisa posta ai!!

    Abraços..
    Os 500 clientes seriam cadastrados.
    Devo trabalhar com essas velocidades, ou seja, 64, 128 e 256k.
    Outra coisa que eu estou pensando em implantar, seria uma rede hibrida, ou seja, para pessoas físicas trabalhariam na frequencia de 2.4GHz com kits clientes compostos por ap + antena de grade (o trivial) e pessoas juridicas (empresas) trabalharia a 5.8GHz usando como kit cliente NS5.
    Embora o braw tenha me sugerido colocar a RB 433ah, estou inclinado a ficar com as 600a por ela suportar redes Gigabit (10/100/1000). Todo o meu cabeamento vai ser gigabit, vou usar cabo cat6 com conectores específicos para esse tipo de rede, tudo isso pra ajudar a ganhar desempenho. Sem mensionar que a RB 600a suporta até 8 cartões contra 3 da RB 433ah.
    Será que usar 4 RB's com 4 cartões R52H cada, vou conseguir atender bem esses meus 500 clientes cadastrados?
    E com esses equipamentos, quantos clientes OnLIne suportaria sem perder rendimento?
    Lembrando que os usuários residencias usariam 2,4 e os empresariais usariam 5,8.
    Lembrando também, que quem vai gerenciar todo o trafego será um servidor DELL T300, pois as RBs vão trabalhar em modo bridge.
    Ahhh... mais uma coisa, vou ter duas torres.
    Uma de 30mts na base, e outra de 40mts.

    Conto com a opinião de todos

    Abraços.
    Última edição por edMin; 30-08-2009 às 17:32.

  7. #7

    Padrão Continuando..

    Citação Postado originalmente por edMin Ver Post
    Os 500 clientes seriam cadastrados.
    Devo trabalhar com essas velocidades, ou seja, 64, 128 e 256k.
    Outra coisa que eu estou pensando em implantar, seria um rede hibrida, ou seja, para pessoas físicas trabalhariam na frequencia de 2.4GHz com kits clientes compostos por ap + antena de grade (o trivial) e pessoas juridicas (empresas) trabalharia a 5.8GHz usando como kit cliente NS5.
    Quanto a rede hibrida, tranquilo..mas se ai o 2.4 não tiver muito poluido, podes evitar o gasto com as antenas 5.8..Mas vai da tua realidade ai..

    Citação Postado originalmente por edMin Ver Post
    Embora o braw tenha me sugerido colocar a RB 433ah, estou inclinado a ficar com as 600a por ela suportar redes Gigabit (10/100/1000). Todo o meu cabeamento vai ser gigabit, vou usar cabo cat6 com conectores específicos para esse tipo de rede, tudo isso pra ajudar a ganha velocidade. Sem mensionar que a RB 600a suporta até 8 cartões contra 3 da RB 433ah.
    Será que usar 4 RB's com 4 cartões R52H cada, vou conseguir atender bem esses meus 500 clientes cadastrados?
    Acredito que sim, mas só não entendi uma coisa, voce tera 02 torres, colocara 02 RB´s em cada uma, com 4 cartões em cada, serão 8 antenas por torre é isso..

    Se for uma RB´s pra cada frequencia ateh vai, mas se for 8 antenas 2.4 vai ficar meio poluido não acha. ?


    Citação Postado originalmente por edMin Ver Post
    E com esses equipamentos, quantos clientes OnLIne suportaria sem perder rendimento?
    Lembrando que os usuários residencias usariam 2,4 e os empresariais usariam 5,8.
    Lembrando também, que quem vai gerenciar todo o trafego será um servidor DELL T300, pois as RBs vão trabalhar em modo bridge.
    Ahhh... mais uma coisa, vou ter duas torres.
    Uma de 30mts na base, e outra de 40mts.

    Abraços.

  8. #8

    Padrão

    as limitaçoes nao ficam somente na quantidade de clientes por cartao amigo, vc tem que ver q vc tem apenas 3 canais sem sobreposiçao para usar... atualmente tenho 550 clientes cadastrados no meu sistema, e tenho 3 pontos de acesso e estou colocando mais um.. entende como funciona? vc nao pode ter todas RBs e Cartoes na mesma torre pq se nao vc vai causar interferencia em vc mesmo... caso vc nao tenho opçao de montar outros pontos, vc poderia tentar colocar na mesma torre outra RB600(pelo fato de suportar 4 cartoes) com mais 4 cartoes mas com polaridades de canais invertidos, mas o idela seria dividir esses clientes seus em pequenas celulas com potencias baixas, atendendo assim por setores...

  9. #9

    Padrão

    boa noite aproveitando eu tenho um problema estou montando uma repetirora e tenho mais clientes em frente a torre,atraz nao teria tanto mais a frente dela e que vai mais ter clientes e ai como seria com as setoriais pois so tenho 3 canais para usar 1,6 e 11

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fastinternet Ver Post
    boa noite aproveitando eu tenho um problema estou montando uma repetirora e tenho mais clientes em frente a torre,atraz nao teria tanto mais a frente dela e que vai mais ter clientes e ai como seria com as setoriais pois so tenho 3 canais para usar 1,6 e 11
    vc colocaria assim:
    Painel 01: Canal 1
    Painel 02: Canal 6
    Painel 03: Canal 11
    Painel 04: Canal 1 (caso tenha 4 paineis)

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    vc colocaria assim:
    Painel 01: Canal 1
    Painel 02: Canal 6
    Painel 03: Canal 11
    Painel 04: Canal 1 (caso tenha 4 paineis)
    Aqui uso para 4 painéis o 1,4,7,11