Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy clientes wireless com ping alto para mikrotik

    Tenho um provedor wireless com 2 mikrotiks como ap na seguinte estrutura fisica:

    - 1 MK com dois cartões engenios conectados em uma setorial cada cartão (onde está o meu problema)
    - O outro está com 2 cartões da engenios sendo um em outra setorial e o outro cartão está fechando um enlace 5.8 de 500m com meu backbone .
    - O enlace está perfeito e ping em media a 0.4ms e jah fiz o teste de trafego e passa tranquilo 20MB.
    - Tenho em torno de 120 clientes muito bem distribuidos entre os radios ficando em media 40 clientes por cartão e no maximo 20 simultaneos


    Essa estrutura era pra me proporcionar uma boa conexão pra todos meus clientes já que a maior velocidade que libero é de 512k, mais infelizmente não é assim nos ultimos dias estou tendo um grave problema com minha conexão .

    Tenho a maioria dos clientes ente 70% e 90% de sinal mais os pings deles para o MK está muito algo girando em torno de 500ms a 3000ms, 4000ms isso causa uma lentidão terrivel, muitos clientes não conseguem abrir nem o google.


    Já fiz os seguintes testes:
    - fiz uma verredura das frequencias e já mudei os canais estou usando agora soh canais limpos 1, 6 e 11 ;
    - Ja subi na torre e verifiquei umidade nos conectores e está tudo normal bem como testei os cabos tb e estão bons ;
    - Recebi uma dica e vi que os cartões gerão a potencia errada e aumenta em 10x ( isso se colocar 21db ele fica em 31db) dai baixei o a potencia pra 11db e isso fez os pings baixar muito e ficaram entre 200ms e 400ms .

    Dai vem a pergunta o que eu posso fazer pra isso ficar bom e os pings ficarem entre 3ms e 50ms !!

    Desde já agradeço a ajuda de todos!!!

  2. #2

    Padrão

    amigo faz uma coisa, testa o overall tx ccq, clica em wireless, de dois cliques nas interfaces dos paineis, e vai em status, o valor recomendado tem que ser entre 90 - 100%..., oq pode estar acontecendo é vc não ter banda suficiente para todos seus clientes.... ou virus na rede, tive caso de 2 clientes estarem infectados e causarem um trafego que simplestente travo a rede aki, pois com controle central, ele usa toda a banda da rede tentando espalhar os virus na rede....

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    amigo faz uma coisa, testa o overall tx ccq, clica em wireless, de dois cliques nas interfaces dos paineis, e vai em status, o valor recomendado tem que ser entre 90 - 100%..., oq pode estar acontecendo é vc não ter banda suficiente para todos seus clientes.... ou virus na rede, tive caso de 2 clientes estarem infectados e causarem um trafego que simplestente travo a rede aki, pois com controle central, ele usa toda a banda da rede tentando espalhar os virus na rede....

    Ja testei isso e isolei os clientes com virus mais o ping continua alto!!!

  4. #4

    Padrão

    vc isolo como? o overall tx ccq ta em qts %?

  5. #5

    Padrão

    Não ... atarvez da ferramenta torch eu identifico o cliente que está com virus pq eu uso mascara 252 e coloco cada cliente em uma subrede diferente assim o maximo de ips disponiveis é 2 sendo 1 do cliente e o outro do meu servidor dai quando vejo mais ips na mesma sub rede jah sei que é virus!!!

  6. #6

    Padrão

    certo e vc verifico o overall tx ccq? se ele estiver baixo pode ser este o motivo de rua rede estar ruim

  7. #7

    Padrão

    Eu passai por um problema desse era um cliente com placa wireless ruim, toda vez que ele conectava o ping aumentava muito.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    certo e vc verifico o overall tx ccq? se ele estiver baixo pode ser este o motivo de rua rede estar ruim
    está na faixa de 95 a 100% isso é normal pelo que vc me passou

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por joseadr Ver Post
    Eu passai por um problema desse era um cliente com placa wireless ruim, toda vez que ele conectava o ping aumentava muito.

    isso eu já verifiquei pelo teste do torch e quando acontece eu ja bloqueio e vou pegar o micro do cliente pra ver o q está acontecendo

  10. #10

    Padrão

    de uma analizada tbem em system>resources, tem uptime, verifica em todas suas rbs se alguma não esta reiniciando, eu estava com um problema parecido com o seu onde uma das rbs ficava reinicando direto...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    de uma analizada tbem em system>resources, tem uptime, verifica em todas suas rbs se alguma não esta reiniciando, eu estava com um problema parecido com o seu onde uma das rbs ficava reinicando direto...

    ele está normal tem 7h de uptime justamente pq eu reiniciel ela pela tarde

  12. #12

    Padrão

    amigo se não tem cliente com sinal ruim ai derrubando sua rede e vc tem banda suficiente para todos não sei oq pode ser...

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    amigo se não tem cliente com sinal ruim ai derrubando sua rede e vc tem banda suficiente para todos não sei oq pode ser...


    é por isso que vim ao forum, pra mim está tudo configurado certo e com a estrutura boa mais o negocio não funciona .... vou esperar mais dicas

  14. #14

    Padrão

    Bom, se já trocou teus cartões, verificou que não é humidade nos cabos, está usando uma frequência limpa, o tráfego não é alto, teu tx-ccq está maior que 85%, verifica com que RATE teus clientes estão conectando na torre. O Sérgio estes dias estava comentando que um cliente conectado a 1Mbps, ocupa o mesmo que 10 clientes a 10Mbps do "tempo" do Mikrotik, isto porque muitas vezes deixamos supported-basic-rates em 1Mbps,11Mbps. O que fiz foi deixar minha basic e supported-basic-rate=11Mbps somente.

    Ainda assim alguns clientes aparecem com @1Mbps em SINAL_STRENGTH, mas em TX RATE todos estão com 11Mbps.

    Não consigo pensar em mais alguma coisa agora, a não ser o sinal dos clientes estarem maior que -65dbm e também não muito distantes (dica do Prof. Gilvan).

  15. #15

    Padrão Pink alto

    Bom dia, para que cheguemos a uma solução,
    temos que saber como esta mosntado a rede que tipo de configuração esta usando.(ppoe-hotspot-ppp-) para termos a resposta que voc preciza ok duvidas ligue-94.91526721

  16. #16

    Padrão

    amigo se vc usa o Mk 2.9.27 mude para um 3x, vc tera um resultado incrivel, se ja usa o Mk 3x, vou te dizer o que fiz para meu ping sair da agua para o vinho.
    na aba wireless, desmarquei autthenticate, default forward, hide SSID todos desmarcados, pq esses estando marcado qualquer um ira conectar sua rede e dai vem um espertinho como ja tive isso começou a sniffar a rede provocando sobrecarga no trafego, na aba Data Rates setei o seguinte em supported Rates B marquei 5.5Mbps e 11 Mbps e em Basic Rates B setei apenas 5.5Mbps, na aba Advanced, ACK em 100, Preamble Mode em Long, eu Uso Placas PCI greatek em meu Pc ap e na aba Tx power em meu caso setei em default mesmo. resultado meus clientes conectando entre 1ms e 5ms. pode ser que esse nao seja teu caso mas no meu ajudou e muito espero que ajude a vc tb! t+

  17. #17

    Padrão

    Concordo com o Drigo, tive uma melhora considerável em trocar o RouterOS 2.9.27 pelo 3.13, default-authentication: no; default-forward: no, menos a questão do Hide SSID. Meu ACK também está fixado em 30 e os pings são ótimos, pioram apenas quando meu concorrente, por vontade própria ou não (DFS-MODE ligado) troca seus canais e coloca exatamente no mesmo que uso.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Drigo Ver Post
    amigo se vc usa o Mk 2.9.27 mude para um 3x, vc tera um resultado incrivel, se ja usa o Mk 3x, vou te dizer o que fiz para meu ping sair da agua para o vinho.
    na aba wireless, desmarquei autthenticate, default forward, hide SSID todos desmarcados, pq esses estando marcado qualquer um ira conectar sua rede e dai vem um espertinho como ja tive isso começou a sniffar a rede provocando sobrecarga no trafego, na aba Data Rates setei o seguinte em supported Rates B marquei 5.5Mbps e 11 Mbps e em Basic Rates B setei apenas 5.5Mbps, na aba Advanced, ACK em 100, Preamble Mode em Long, eu Uso Placas PCI greatek em meu Pc ap e na aba Tx power em meu caso setei em default mesmo. resultado meus clientes conectando entre 1ms e 5ms. pode ser que esse nao seja teu caso mas no meu ajudou e muito espero que ajude a vc tb! t+

    O negocio aqui tah dificil agora alguns clientes nem estão conectados com sinal bom e não pinga mais de maneira nenhuma e os que estão conectados continua com o ping alto

  19. #19

    Padrão

    amigo olha só eu comprei a uma placa engenius daquelas de 600mw a principio eu setei a potencia dela em 19db, pra minha surpresa ela ficou desse jeito com sinal ruim para os clientes e quando os clientes conectava mau tinha ping, resultado vi que o MK 2.9.27 ele dobra a potencia elevando assim a tal ponto que acabou queimando a placa, eu tive que substituir a placa wireless, vá por mim se vc tiver usando essa versao 2.9.27 se esforce um pouco e adiquira uma versao 3x, pois ate nisso ela ira te ajudar muito. boa sorte ai!

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Drigo Ver Post
    amigo olha só eu comprei a uma placa engenius daquelas de 600mw a principio eu setei a potencia dela em 19db, pra minha surpresa ela ficou desse jeito com sinal ruim para os clientes e quando os clientes conectava mau tinha ping, resultado vi que o MK 2.9.27 ele dobra a potencia elevando assim a tal ponto que acabou queimando a placa, eu tive que substituir a placa wireless, vá por mim se vc tiver usando essa versao 2.9.27 se esforce um pouco e adiquira uma versao 3x, pois ate nisso ela ira te ajudar muito. boa sorte ai!

    A minha routerboard já é a 3.10