+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Analisem meu equipamento?

    Galera, beleza com todos?
    Então, montei um provedor no RJ e gostaria da opnião de alguns sobre minhas configurações e aparelhagem.
    Vamos lá, vou explicar como montei!
    Primeiro irei passar algumas informações "geograficas" das torres:


    1. Torre CENTRAL está situada a uma altura de, aproximadamente, 20m do "chão".
    2. Torre I está situada a uma altura de 80m do "chão" (em um morro) e a, aproximadamente, 600m de distância da Torre CENTRAL (link com visada, porem, alguns galhos não a deixam limpa).
    3. Torre II está situada a uma altura de 15m do "chão" e a, aproximadamente, 4km de distância da Torre CENTRAL (link com visada limpa).
    4. Torre III está situada a uma altura de 20m do "chão" e a, aproximadamente, 1,5km de distância da Torre CENTRAL (link com visada limpa).
    Em seguida estão os equimamentos:

    • Torre CENTRAL

    (responsável por receber o LINK, processar no servidor e enviar para as repetidoras)

    - Servidor:
    AMD Sempron 2600
    2GB DDR2 800 - Kingston
    HD Sata 320GB - Maxtor
    2 Adaptadores Ethernet - Realtek RTL8139D

    Sistema - BrazilFW 2.31.10:
    Proxy SQUID - Usando 512MB de memoria e arquivando 80GB de arquivos com tamanho minimo de 50KB e máximo de 50MB.
    Sistema de Cadastro de usuarios - SAPW.
    Portal Cautivo - Easy Captive.
    DNSCache.
    *Cada usuario em uma subrede /30.
    *Radios na mesma subrede do servidor.
    (switch usado na LAN dos clientes: BRAVIEW 8 Portas 10/100 HUBSW-08NTX)

    - P-T-P para distribuição do link:
    3 Ubiquiti NanoStation 5 - Configuradas em AP Bridge/WDS, cada uma rodando em um canal diferente.

    • Torre I:

    (enviando sinal para 40 clientes, 20 simultâneos)

    - P-T-P para recepção do link:
    1 Ubiquiti NanoStatio 5 - Configurada em Station Bridge/WDS.
    1 Switch PACIFIC 8 Portas 10/100 PN-S008
    - Sinal para clientes:
    1 RB433 + Fonte 24v 1A + POE - Configurada em AP Bridge.
    1 Centelhador Hyperlink
    1 Mini-PCI R52H
    1 Antena OMNI 17DBI - Hypertec
    Cabo RGC213 - 3M

    • Torre II:

    (enviando sinal para 40 clientes, 30 simultâneos)

    - P-T-P para recepção do link:
    1 Ubiquiti NanoStatio 5 - Configurada em Station Bridge/WDS.
    1 Switch GTS TELECOM 8 Portas 10/100 73.2108K
    - Sinal para clientes:
    1 AP Edimax 7209 - Configurado em Bridge.
    1 Antena OMNI 15DBI - JC
    Cabo RGC58 - 1M

    • Torre III:

    (enviando sinal para 40 clientes, 10 simultâneos)

    - P-T-P para recepção do link:
    1 Ubiquiti NanoStatio 5 - Configurada em Station Bridge/WDS.
    1 Switch GTS TELECOM 8 Portas 10/100 73.2108K
    - Sinal para clientes:
    1 PC-AP
    Sistema: Mikrotik 2.9.27
    Configurado em Bridge.
    1 Adaptador Ethernet - REALTEK RTL8139D
    1 Adaptador Wireless - OVISLINK EVO-W542PCI
    1 Antena OMNI 15DBI - JC
    Cabo RGC58 - 1M
    Então galera, comentem ai, dêem suas opniões...
    Todas serão bem-vindas!

    Aproveitando o tópico, algumas dessas NanoStations estão travando, alguem sabe o motivo?

    Desde já agradeço a todos!

    OBS.: Estou ciente sobre as antenas, sobre o AP EDIMAX e sobre os cabos RGC58... Brevemente estarei trocando por setoriais 17DBI de 90° da OIW, PC-AP semelhante ao da Torre III e RGC213, respectivamente.
    Última edição por antonelli2006; 03-09-2009 às 04:08.

  2. #2
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Bons, mas precisam de alguns ajustes!

  3. #3

    Padrão

    ok, vamos por parte, torre 1 omni hypertec 17 dbi, não conheço esta omni, mas dou preferencia para hyperlink e ideal telecom, o cabo rgc 213 3mts, eu uso lmr400 de 1,5mts. torre 2 o seu edimax 7209 não suporta 30 clientes simultaneos mas nem que a "vaca tussa", tem que substituir por uma rb. torre 3 rgc58 não acho legal não...

    vi que vc faz seus ponto a ponto são com nano5, bom, vo se crussificado por alguns, mas vou relatar minha esperiencia com os nanos... pra mim eles só servem como cliente, para prestar um serviço 100% tem que ser rb e mini pci... tempo de resposta maior e trafego que passava menor que oq conseguia com rbs...

    Mas isso tudo minha opinião....

  4. #4
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Da maneira que ele esta usando os nanos eles funcionam bem, pois estão sendo usados apenas para ponto a ponto, ele não se sai bem é no sistema multi ponto, ou seja transmitindo o sinal para os clientes.

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    ok, vamos por parte, torre 1 omni hypertec 17 dbi, não conheço esta omni, mas dou preferencia para hyperlink e ideal telecom, o cabo rgc 213 3mts, eu uso lmr400 de 1,5mts. torre 2 o seu edimax 7209 não suporta 30 clientes simultaneos mas nem que a "vaca tussa", tem que substituir por uma rb. torre 3 rgc58 não acho legal não...

    vi que vc faz seus ponto a ponto são com nano5, bom, vo se crussificado por alguns, mas vou relatar minha esperiencia com os nanos... pra mim eles só servem como cliente, para prestar um serviço 100% tem que ser rb e mini pci... tempo de resposta maior e trafego que passava menor que oq conseguia com rbs...

    Mas isso tudo minha opinião....