+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Desempenho 802.11n

    A LanCom (link) publicou a um tempo um TechPaper(link) interessante com testes de desempenho indoor e outdoor do protocolo 802.11n... no Techpaper eles comentam sobre o uso multiplas polarizações e desempenho no MIMO. Uma das coisas mais interssantes de saber é a queda vertiginosa no troughput conforme aumenta-se a distancia com esta tecnologia....
    Quem tiver um "BackBone" wireless reforçado já da pra oferecer links de 100 mbps com clientes a menos de 4 KM.... heheh
    Achei que seria legal compartilhar isso....
    Última edição por tnarnold; 07-09-2009 às 12:24. Razão: links

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tnarnold Ver Post
    A LanCom (link) publicou a um tempo um TechPaper(link) interessante com testes de desempenho indoor e outdoor do protocolo 802.11n... no Techpaper eles comentam sobre o uso multiplas polarizações e desempenho no MIMO. Uma das coisas mais interssantes de saber é a queda vertiginosa no troughput conforme aumenta-se a distancia com esta tecnologia....
    Quem tiver um "BackBone" wireless reforçado já da pra oferecer links de 100 mbps com clientes a menos de 4 KM.... heheh
    Achei que seria legal compartilhar isso....
    Eu não conheço este protocolo, seria 100mb para rede inteira? ao invés dos 11mb que usamos hj? oq usa nos clientes?

  3. #3

    Padrão

    802.11n é uma especificação de um protocolo relativamente nova que dentre as varias melhorias, com relação aos outros, esta uma técnica chamada MIMO que se "aproveita da nobreza" das reflexões para transmitir dados a taxas nominais de 500mbps, no entanto na prática a coisa, por enquanto, fica na faixa dos 200mbps. Como dá para presumir redes outdoor não são tão beneficiadas pois nestes ambientes o índice de reflexão tende a ser menor!
    A taxa de transmissão é para cada cliente conectado com o protocolo.... ou seja os 500 mbps para cada cliente ao invés de 11mb.
    Neste Link tem uma palestra bem legal do grupo de engenharia de redes sobre o assunto, alto nível!!
    Última edição por tnarnold; 07-09-2009 às 19:12. Razão: tamanho fonte

  4. #4

    Padrão

    Uma das coisas que está impedindo o desenvolvimento disso, é que não tem nada a preço competitivo para usar em cliente. O mais barato é adap USB, mas mesmo assim, a preço de um kit Ap cliente.

    Apesar de que pode ser usado um cartão N na base e kit cliente b/g tradicional no cliente. Mas daí já perde um pouco mais da eficiencia do sistema.

    E ainda não tem cartão N homologado. Só Ap tipo Dlink e Tplink.

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Tenho interesse em fazer um Teste com o N.....

    Tava pensando em utilizar 3 antenas OMNI em um cartão, pois o mesmo trabalha desta forma.

    No entanto daria pra fazer algo mais ou menos igual a uma Wavion usando 2 cartões....

    Alguem ja viu algo assim???

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Tenho interesse em fazer um Teste com o N.....
    Tava pensando em utilizar 3 antenas OMNI em um cartão, pois o mesmo trabalha desta forma.
    No entanto daria pra fazer algo mais ou menos igual a uma Wavion usando 2 cartões....
    Alguem ja viu algo assim???

    Chegasse a ver o documento?? acho que 3 omni
    parecer ser desperdício com esse tipo de tecnologia, já que a reflexão em ambiente outdoor não tem as mesmas incidencia da indoor... talvez valha a pena testar mesmo... agora a ideia de "multi polarização" das antenas parece ser mais sensato!

  8. #8

    Padrão

    Estou verificando o documento postado.....é o ideal seria fazer os testes mesmo....
    depois de ler voltamos a postar aqui..hehehe abração

  9. #9

    Padrão

    Mas tem que ser com 3 antenas. 3 omini ou então 3 setoriais e neste caso todas as setoriais para o mesmo lado.

  10. #10

    Padrão

    Então ah ideia seria fazer com omni, pois acredito que a propagação seria mais completa....

  11. #11

    Padrão

    vamos supor que tenho o pontode acesso N. E algum cliente conecta em b, o radio nao ficar limitado em B.

    OU


    Tipo supondo que o radio em N tem 300MB, dois clientes conectam em b 22 mega, ainda sobra no radio 278MB, ou estou errado.

  12. #12
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    você está totalmente enganado meu caro, as coisas não funcionam assim!
    o correto é dizer que:
    se você tem a rede em N os B não conectaraãoo em sua torre,
    somente os N, mas não quer dizer que você tenha 300mb pra distribuir..
    pois eles dizem ser isso sendo que na real deve dar uns 13 a 15mb , porém da pra por "alguns usuarios" nessa velocidade.. depois começa a abaixar...
    se por acaso tiver como por a rede Mista B/N
    é a merma merda de deixar so B..
    pois a tecnologia só vai funcionar bem pra quem tiver no N.
    capitcha?

  13. #13
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    você está totalmente enganado meu caro, as coisas não funcionam assim!
    o correto é dizer que:
    se você tem a rede em N os B não conectaraãoo em sua torre,
    somente os N, mas não quer dizer que você tenha 300mb pra distribuir..
    pois eles dizem ser isso sendo que na real deve dar uns 13 a 15mb , porém da pra por "alguns usuarios" nessa velocidade.. depois começa a abaixar...
    se por acaso tiver como por a rede Mista B/N
    é a merma merda de deixar so B..
    pois a tecnologia só vai funcionar bem pra quem tiver no N.
    capitcha?
    Entao esqueça não vejo nada de viável neste protocolo, exceto do protoclo N para o próprio protocolo N.

    Se ele modulasse, redes mista e mantesse o protcolo com banda sobrando no radio seria viavel.


    Vejamos.

    O preço dos radios N. Caros.

    As antena em N, acabam sendo tudo em 5.8Ghz até a própria rede Mesh.

    Acaba saindo mais barato montar varios pops próximos a cada 1 km, com antenas de 9 dbi TSM 120, do que colocar radios N.