+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Virtualização do Mikrotik em produção

    Ola Amigos..

    montei uma rede a pouco tempo com Mikrotik, então sou um inciante porem com um rasoável conhecimento em redes, basicamente montei uma rede com um PC Duron 800 com 256 de memoria dim e hd de 40 gb, maquina antiga q tava parada, pesquisei bastante coisa aqui no Under Linux e no Wifi mo mikrotik.com, uso pc com mikrotik + Modem velox em bridge + Aprouter 254 em modo Bridge com uma omini, bem uso isso pra 12 usuarios (5 via lan e 7 via wireless) com hotspot, essa estrutura esta funcionando certinho porem estou preocupado com a maquina, com isso estou pensando em virtualizar a minha estrutura mikrotik, venho usando um servidor mikrotik no Virtual PC 2007 da microsoft para testes de um sistema em C# .NET que estou desenvolvendo para se comunicar com o servidor linux, vem funcionando tudo bem, a maquina virtual ta toda ok, se comunico com todos os protocolos com ela, uso ssh, telnet, shel, ftp, www, tudo blzinha, e tenho visto que a performace é a mesma, então acredito que uma maquna virtual pra ums 20 a 30clientes, cerca de 10 a 15 simultaneos, da pra rodar bem..

    Penso em virtualizar o Mikrotik e se der tudo certo um tunderche(futuro).

    alguem usa o Mikrotik em produção virtualizado?


    queria opniões sobre o assunto.

    eu ja virtualizei windows servers, isa server, coisas bem pesadas e não tive problema, então desempenho creio que não vai ser problema.

    se alguem tiver afim de trocar ideia sobre assunto, estou a disposição, se tudo der certo, esse final de semana vou colocar ele em produção.

    se tiver tb algum programador que trabalhe com .NET e queira trocar ideias sobre sistemas estou desenvolvendo algo mais meu tempo é curto, então to procurando alguem pra dividir e que possa dar ideias.

    Rodrigo Dantas
    [email protected]
    [email protected]

  2. #2

    Padrão

    Ninguem usa mikrotik virtualizado em produção?

    pow comenta ai galera..

  3. #3

    Padrão

    Bom pelo visto o assunto é muito besta pra ninguem querer discutir..
    que pena..

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xakaboy Ver Post
    Ninguem usa mikrotik virtualizado em produção?

    pow comenta ai galera..
    Então amigo esse assunto é um pouco complicado, aqui já usei no VMWARE encima de ubuntu server, para 600 clientes, fiz isso durante umas 20 horas, montei a maquina virtual em um de meus vms pois iria atualizar hardware do meu servidor mk principal e não queria deixar os meus clientes sem acesso e não queria fazer correndo para dar problema depois e nem de madrugada, instalei a versão de demonstração do mk e deixei ela rodando enquanto fazia as devidas atualizações, depois no outro dia tive que tirar pois iria vencer a licença demo.

    amigo a questão desempenho do software pode ficar tranqüilo que aguenta, só deve ficar atento com a interface, pois criei varias interface na maquina virtual do mk (para ser compatível com minha configurações atuais) porem a interface física era uma só, não tive problema pois ela era Gigabit e estava no switch que suportava também Gigabit, porem se fosse 100m teria problema com o gerenciamento do mesmo.

    porem foi tranquilo, outra coisa não seria mais fácil e livre de problemas e mais barato (salvo se já tem hardware disponibilizado para isso) se comprar uma rb493Ah?

  5. #5

    Padrão

    USo com XenServer a 5 meses, passei esse periodo testando, faz 15 dias que montei 2 novos servidores com XEN, e um Storage de 2TB, e vou reduzir minha infra para apaenas 3 servidores, 2 XENSERVER com 1 Q9559 (QUAD com 12mb de Cache) e 1 Storage, resulmindo, vou ter Eficiencia, qualidade, redudancia, espaço, economia e praticidade.

    Qualquer coisa manda uma MP.

  6. #6

    Padrão

    Hum..

    se vc chegou a usar mesmo que por 1 dia numa estrutura para 600 clientes com 1 placa emulada algumas vezes isso ja é um bom sinal.

    é isso que penso Jon, montar uma estrutura assim, ao invez de ficar montando 10 servers com desktops novos ou antigos 1 ou 2 servidores, poderia fazer tudo isso virtualizado sem problema.

    a sua estrutura ta muito boa parabéns.

    a minha estrutura é bem menor mais estou pensando em usar realmente tudo virtualizado.

  7. #7

    Padrão

    sim tem as vantagem igual todo sistema virtualizado e tambem suas desvantagens, porem se fosse montar tudo do zero hoje faria tudo vitualizado menos o mk central, sei-lá tenho um pouco de receio, mais boa sorte na sua empreitada

    t+

  8. #8

    Padrão

    O complicado é que só da pra fazer testando, bem que poderiam ja ter desenvolvido um sistema de teste de carga automatizado para MK, ai dava pra fazer testes de qualidade antes de botar em produção.

    enquanto não fazem isso é botar a mão na massa.

    eu ja fiz aqui 2 maquinas virtuais rodando simultaneamente e estao se comunicando tudo blzinha..

    aparentemente ta dando tudo certinho.