+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik medindo sinal errado??

    Ola amigos, tenho 3 cartões xr2 em antenas setoriais, routerboard RB433, com fonte de notebook.

    Funciona muito bem, mas to estranhando o sinal que aparece no MIKROTIK.

    Vou no cliente e configuro (NANO OU BULLET) e la aparece -58 por exemplo, dai quando olho no mikrotik esta -80..

    detalhe..

    em 1 dos cartões isso acontece em todos os clientes, em outro não acontece e no terceiro acontece so com alguns.

    Ja troquei cabos e tudo mais.. mas o sinal ta bom no nano e o ping e transferencia ta legal também..

    Alguma ajuda ai?

    segue abaixo as configs dos cartões..

    Agradeço se puderem me ajudar..

    set 0 ack-timeout=dynamic adaptive-noise-immunity=none allow-sharedkey=no \
    antenna-gain=0 antenna-mode=ant-a area="" arp=enabled band=2.4ghz-b \
    basic-rates-a/g="" basic-rates-b=1Mbps,2Mbps,5.5Mbps burst-time=disabled \
    comment="" compression=no country=no_country_set default-ap-tx-limit=0 \
    default-authentication=yes default-client-tx-limit=0 default-forwarding=\
    yes dfs-mode=none disable-running-check=no disabled=no \
    disconnect-timeout=3s frame-lifetime=0 frequency=2412 frequency-mode=\
    manual-txpower hide-ssid=no hw-retries=4 mac-address=(removido)\
    max-station-count=2007 mode=ap-bridge mtu=1500 name=NORTE \
    noise-floor-threshold=default on-fail-retry-time=100ms \
    periodic-calibration=default periodic-calibration-interval=60 \
    preamble-mode=both proprietary-extensions=post-2.9.25 radio-name=norte \
    rate-set=default scan-list=default security-profile=digitotal ssid=\
    Digitotalnorte station-bridge-clone-mac=00:00:00:00:00:00 \
    supported-rates-a/g="" supported-rates-b=1Mbps,2Mbps,5.5Mbps tx-power=20 \
    tx-power-mode=card-rates update-stats-interval=disabled wds-cost-range=\
    50-150 wds-default-bridge=none wds-default-cost=100 wds-ignore-ssid=no \
    wds-mode=disabled wmm-support=disabled

  2. #2

    Padrão

    Só reforçando, isso tambem acontece comigo ...

    Tenho 3 cartoes r52h e em um deles(o cartao da antena 02) o sinal do cliente tem que ficar acima de 90% para no mk ficar -60~65 , nos outros cartoes o sinal 75% de força (na placa do cliente) no mk fica em torno de 56~61.

    Exemplo : tem cliente que recebe sinal em duas antenas o que recebe sinal dessa antena "02"-onde ta o cartao dessa questao- o sinal ta em torno de 96% e em outra antena o sinal ta em 72% , sinal bem menor, mesmo o clietne recebendo um sinal maior da antena "02" ,no mk em registration, o sinal fica -60 nas duas antenas.

    abs.
    Última edição por Juniin; 10-09-2009 às 09:16.

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    ja passamos por isso aqui algumas vezes, mas foi com cartão engenius, que tem um bug nele...
    para nós, bastou abaixar a potencia do cartão e resolveu... mas xr2 não sei te dizer...

    mas a dúvida é boa, espero que consiga esclarecer e eu também aprenda por conta do xr2.. ehhehe

    abraços...

  5. #5

    Padrão

    to achando que é o ruido que o cartao recebe ..

    No cartao que tenho esse problema o noise floor fica em -90 (media) e nos outros em torno
    de -96

    obs.: nesse cartao quando faço scan pega mais de 160 redes :S

    ps . uso 15dbm - 32mw

  6. #6
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    se nao me engano existem 2 niveis de sinal um para recepção e outro para transmissão, as vezes para o seu cliente receber o sinal nao tem muita interferencia, porem para ele mandar para a torre a transmissão e a torre receber pode haver algum ruido, ja experimentou olhar cabos e conectores???

  7. #7

    Padrão

    A questao é; sinais tem duas vias. as nanos são chupadores de sinal, rsrs elas recebem muito bem sinal,
    por isso voce ve assim, ja elas nao enviam muito bem, principalmente a distancias maiores.

    as nanos tem uma captura de sinal de cerca de 60 graus, captando bem sinais,

    **quanto menos ruido melhor para sua conexão se tratando de qualidade, mas intensidade de sinal nao interfere; sinal do cliente a -65 vai ser -65 com nivel ruido a -100 ou a -85.

    um fator que deve ser considerado, é a sua antena pode nao estar recebendo bem mesmo.
    comece chegando por pigtail( mais facil trocar) depois cabo, depois cartão, e por ultimo antena

    cartão engenius ( 600mw hehe) é comum acontecer isso, ou ele começa a escutar mal, ou a falar mal.

  8. #8

    Padrão

    O que está correto e que o sinal tem duas vias (rx e tx) e que isso é normal nas placas r52h e xr2. Os nanos realmente são "chupadores" de sinal, mas não consegui mandar o sinal de volta com a mesma força.
    O que você tem que se preocupar é com o CCQ dos clientes. Ele tem que ficar perto de 100 sempre. Para que isso aconteça você tem que deixar a diferença dos sinais dos clientes em no maximo 15 de diferença. Ex. o Cliente A é o que tem o pior sinal (-80). O melhor sinal tem que tá no maximo com -65. O ideal é deixar com uma diferença de 10, mas 15 já tá muito bom.