+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hotspot no mikrotik com clientes usando IP fixo

    Bom dia amigos, estou com um problema com relação so hotspot. Estou configurando um servidor MK para uma prefeitura, existe hoje 150 clientes num descontrole total.

    Utilizarei o hotspot para controle de velocidade, o mikrotik estara rodando em PC, ligado por cabo de rede a APs comuns, sei que não é a configuração desejavel mas no momento não querem investir.

    O problema é o seguinte, todos os clientes possuem IP fixo na faixa 172.29.1.1, configurei tudo bonitinho e fiz um teste, quando o cliente chega no hotspot ele mostra o IP configurado no cliente no campo "Address" e pega um novo IP por DHCP e coloca no campo "To address" dentro da mesma faixa. Funcionar até que funciona, mas não tenho IPs suficientes, pois cada um dos 150 recebera um novo IP ao acessar.

    O que gostaria de saber é como fazer para os clientes entrarem no hotspot com o IP fixo que ja esta na maquina dele, tanto no campo "Address" como no campo "To address". Lembrando que o servidor e os clientes estao na mesma faixa de IPs.

    Obrigado desde já a todos.

  2. #2

    Padrão

    como assim voce nao tem 150 ips? queres usar ips Publicos nos Clientes?

  3. #3
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão DHCP com IP Fixo

    Tem 150 sim, se utilizar a mesma faixa de IP precisaria ter 300 ips e temos 254, imagina que o kara se conecta com o IP 172.29.1.10, o mkt vai atribuir o IP 172.29.1.54 por exemplo, ja foram dois IPS, vai virar uma confusão danada. A solução que pensei foi colocar uma outra faixa de IPs no DHCP, assim se alguem se conectar por DHCP funciona normal e se alguem se conectar com IP fixo o mkt atribui um IP dessa nova faixa. Exemplo, DHCP na faixa de 10.5.50.1, o kara se conectou com o IP fixo 172.29.1.54, o mikrotik atribuiria para ele o IP 10.5.50.49 por exemplo. Fica estranho, mas funciona normal, se não for isso teremos que ir na casa de cada cliente e colocar no DHCP.

  4. #4
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por altairguagnini Ver Post
    Bom dia amigos, estou com um problema com relação so hotspot. Estou configurando um servidor MK para uma prefeitura, existe hoje 150 clientes num descontrole total.

    Utilizarei o hotspot para controle de velocidade, o mikrotik estara rodando em PC, ligado por cabo de rede a APs comuns, sei que não é a configuração desejavel mas no momento não querem investir.

    O problema é o seguinte, todos os clientes possuem IP fixo na faixa 172.29.1.1, configurei tudo bonitinho e fiz um teste, quando o cliente chega no hotspot ele mostra o IP configurado no cliente no campo "Address" e pega um novo IP por DHCP e coloca no campo "To address" dentro da mesma faixa. Funcionar até que funciona, mas não tenho IPs suficientes, pois cada um dos 150 recebera um novo IP ao acessar.

    O que gostaria de saber é como fazer para os clientes entrarem no hotspot com o IP fixo que ja esta na maquina dele, tanto no campo "Address" como no campo "To address". Lembrando que o servidor e os clientes estao na mesma faixa de IPs.

    Obrigado desde já a todos.

    Amigo na aba users do hotspot tem o local pra você adicionar o ip que deseja que o cliente fique pode adicionar o mac do cliente tbm pra ficar amarrado ok
    Espero que te ajude olhe a imagem

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         hotspot.JPG
Visualizações:	1131
Tamanho: 	88,9 KB
ID:      	5447