+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controlar banda em MK sem ser servidor

    Olá pessoal !!!
    Gostaria de saber se tem como eu controlar banda no MK, mas sem que seja ele o servidor??
    Atualmente controlo pelo servidor no meu provedor de internet, ou seja, todas as minhas torres são administradas por este servidor central. Firewall, estrutura de rede etc. Estava pensando em deixar somente o firewall no servidor e começar a controlar a banda dos clientes pelo próprio MK, já que muita gente diz que é muito bom, mas infelizmente não sei se teria como eu fazer isso.

    Desde já agradeço !!!

  2. #2

    Padrão

    se vc tem rb nas torres poderia apenas fazer nat nas RB e controlar a banda pelo queue da propria RB. ai cada torre seria seu cliente no teu servidor central, mas eu particularmente nao gosto d controlar banda na torre, a não ser que vc tenha uma RB com bastante processamento nas torres, pois controla banda consome um pouco d processamento..

  3. #3

    Padrão

    aqui o pessoal coloca um servidor na estação, jah que os pcs baratearam muito.

  4. #4

    Padrão

    amigo se na sua torre elas forem em bridge ja da pra controlar a banda também, nem precisa fazer nat, na propria bridge do MK ja dá pra controla, Nas versões 3.xx tem um segredo que tem que habilitar se não não funciona controle na bridge.

    Até mais...

  5. #5
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Basta colocar um pc com 2 placas de rede no mk. Configure 1 bridge onde colocará as 2 placas. No Simple Queue, cadastre os seus clientes com os planos de velocidades, inclusive pode utilizar o Burst Limit.