+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation topologia anel

    Pessoal,
    tenho a seguinte rede wireless com os respectivos AP nas torres:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         anel.jpg
Visualizações:	375
Tamanho: 	17,8 KB
ID:      	5465

    Quero fechar a rede formando um anel:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         anel2.jpg
Visualizações:	247
Tamanho: 	18,5 KB
ID:      	5466

    Teria como dessa forma caso uma das torres não se comuniquem, a rede funcionar normalmente?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         anel3.jpg
Visualizações:	395
Tamanho: 	19,2 KB
ID:      	5467

    Caso caia o ponto a ponto de uma torre pra outra, o sinal continuar normalmente pelo outro lado, tem como fazer isso?
    Como? Por onde começo? Estou totalmente perdido. Ja li sobre tupologia anel, ja li sobre mesh... mas sei la.. acho que não é por aí não, ou é mas não sei como.


    Ajuda ae, valeu!!!!
    Última edição por Magal; 16-09-2009 às 19:15. Razão: Correção do título do post

  2. #2

    Padrão

    O primeiro ponto é que você não pode ligar isso dessa forma. Causa muito ruido na rede e repetição de pacotes. Já vi muita rede parar por causa de coisas como essa, pacotes podem ficar em loop na sua rede, som contar com tempestades de broadcasts.

    Pra fazer algo do tipo (caso todos os rádios estejam como bridge) acho qvocê pode utilizar um switch rodando spanning tree protocol (STP), ele se responsabilizaria em evitar o loop e modificar o caminho caso um radio caia.

    Até mais...

  3. #3

    Padrão

    Também estou procurando fazer isso. Só que eu recebo 2 LINK's.
    Se eu for fazer uma rede em ANEL muda alguma coisa por ter 2 links ou é a mesma coisa, precisaria desse switch com esse protocolo?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MrJoe Ver Post
    Pessoal,
    tenho a seguinte rede wireless com os respectivos AP nas torres:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         anel.jpg
Visualizações:	375
Tamanho: 	17,8 KB
ID:      	5465

    Quero fechar a rede formando um anel:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         anel2.jpg
Visualizações:	247
Tamanho: 	18,5 KB
ID:      	5466

    Teria como dessa forma caso uma das torres não se comuniquem, a rede funcionar normalmente?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         anel3.jpg
Visualizações:	395
Tamanho: 	19,2 KB
ID:      	5467

    Caso caia o ponto a ponto de uma torre pra outra, o sinal continuar normalmente pelo outro lado, tem como fazer isso?
    Como? Por onde começo? Estou totalmente perdido. Ja li sobre tupologia anel, ja li sobre mesh... mas sei la.. acho que não é por aí não, ou é mas não sei como.


    Ajuda ae, valeu!!!!
    Tem sim, usando OSPF, ativando o STP ou RSTP e definindo o custo das conexões manualmente, isso evita a maior parte dos problemas, com isso teria redundância de link e caso uma das torres caia o link viria pelo outro lado do anel.