Dá-lhe, galera.
Este é meu primeiro tópico aqui no Under-Linux, e nem sei se estou colocando minha questão no lugar certo; mas o problema é o seguinte:
Preciso levantar um servidor Linux (Debian Lenny) para controlar domínios, dentre outros serviços.
Tenho 5 servidores, em 4 cidades. Apenas um deles possui IP válido. No entanto, preciso que, uma vez cadastrado um usuário qualquer, ele possa fazer logon em qualquer máquina dessas 4 cidades. Não seria viável que todos autenticassem no único servidor com IP válido, porque ele vai desempenhar outras funções de servidor local, não sendo exclusivo para autenticação, considerando que temos aproximadamente 150 hosts clientes. Pensei então em usar LDAP para autenticação, replicando a base de dados do servidor com IP válido para os demais. A ideia é usar a ferramenta Ldap-Account-Manager (LAM), que funciona via browser, para cadastrar os usuários, grupos e máquinas no servidor com IP válido e fazer a replicação da base para os demais servidores. Contudo, precisa-se criar automaticamente o usuário no sistema, dando-lhe as devidas permissões.
Bom, não sei isso seria possível dessa maneira.
Alguém sabe me dizer como fazer isso ou o que fazer para centralizar os cadastros mas não a autenticação?
Obrigado.