Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão controle de banda + hotspot

    Galera, seguinte, mentei um servidor mikrotik para controle interno aqui no serviço, e também para testar um pouco mais.. heheh
    tipo, tenho o hotspot ativado, funcionando 100%, autenticando blzinha, com servidor dhcp ativado e ip amarrado com mac, o problema é, como faço para limitar a banda para cada usuário?
    vai ser por ip, ou tem q ser feito de outra forma?
    Última edição por rafaeldebastiani; 22-09-2009 às 13:57.

  2. #2
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Olá eu achei uma tutorial muito boa.

    hotspot+controle de banda

    http://www.microwavetec.com.br/site/...oledeBanda.pdf


    Espero ter ajudado



    Fica com DEUS


    Amém

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaeldebastiani Ver Post
    Galera, seguinte, mentei um servidor mikrotik para controle interno aqui no serviço, e também para testar um pouco mais.. heheh
    tipo, tenho o hotspot ativado, funcionando 100%, autenticando blzinha, com servidor dhcp ativado e ip amarrado com mac, o problema é, como faço para limitar a banda para cada usuário?
    vai ser por ip, ou tem q ser feito de outra forma?
    Ip=>Hotspot=>User Profiles. vc cria o profile com as velocidades desejadas e coloca o cliente no profile com a velocidade.

  4. #4

    Padrão

    Opa, cara, fiz aqui e deu certo! muito obrigado pela ajuda!

    abraços

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por petersonquemel Ver Post
    Ip=>Hotspot=>User Profiles. vc cria o profile com as velocidades desejadas e coloca o cliente no profile com a velocidade.



    Brother vi vc responde a uma pergunta do amigo, e gostaria de saber ao certo, se o hotspot limitar a banda ou nao, se limitar a banda, gostaria de saber como posso limitar a banda pra todos os usuario?

  7. #7

    Smile

    Citação Postado originalmente por jesusteama Ver Post
    Brother vi vc responde a uma pergunta do amigo, e gostaria de saber ao certo, se o hotspot limitar a banda ou nao, se limitar a banda, gostaria de saber como posso limitar a banda pra todos os usuario?

    Amigo o hotspot limita banda sim e mt bem. pra vc fazer o controle de banda pelo hotspot a forma mais simples é através do user profiles.
    la vc cria os profiles com as velocidades e quando vc for cadastrar o cliente vá até a opção profile e coloca o profile q vc criou no user profiles com a velocidade do plano do cliente. segue em anexo exemplos nas imagens.

    mas se vc quiser repassar a msm banda pra todos os usuários EX: todo mundo vai usar só 100k cada um sem velocidades diferentes pra cada cliente, ai o jeito mais rápido é vc criar no queues uma regra pra limitar toda a rede na msm velocidade.


    mais dúvidas posta ae..



    Se alguem lhe for útil agradeça...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         EX.GIF
Visualizações:	501
Tamanho: 	47,5 KB
ID:      	6312   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         EX1.GIF
Visualizações:	425
Tamanho: 	23,5 KB
ID:      	6313  

    Última edição por petersonquemel; 13-12-2009 às 22:12.

  8. #8
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por petersonquemel Ver Post
    Amigo o hotspot limita banda sim e mt bem. pra vc fazer o controle de banda pelo hotspot a forma mais simples é através do user profiles.
    la vc cria os profiles com as velocidades e quando vc for cadastrar o cliente vá até a opção profile e coloca o profile q vc criou no user profiles com a velocidade do plano do cliente. segue em anexo exemplos nas imagens.

    mas se vc quiser repassar a msm banda pra todos os usuários EX: todo mundo vai usar só 100k cada um sem velocidades diferentes pra cada cliente, ai o jeito mais rápido é vc criar no queues uma regra pra limitar toda a rede na msm velocidade.


    mais dúvidas posta ae..



    Se alguem lhe for útil agradeça...
    Brother, eu quero fazer o seguinte,digamos assim tenho um velox de 1 Mb, quero compartiliha para + ou - 40 clientes ou +, tenho um moden speed strean 4200 routeado + mikrotik + swithc encore de 16 portas + outro switch gts de 8 ports e um routeador wireless pegando o sinal do switch, dai quero limitar o pessoal com o hotspot pra 64kup e 200 down pra todo mundo operar com essa taxa de download e upload, tem alguma dicas.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por petersonquemel Ver Post
    Amigo o hotspot limita banda sim e mt bem. pra vc fazer o controle de banda pelo hotspot a forma mais simples é através do user profiles.
    la vc cria os profiles com as velocidades e quando vc for cadastrar o cliente vá até a opção profile e coloca o profile q vc criou no user profiles com a velocidade do plano do cliente. segue em anexo exemplos nas imagens.

    mas se vc quiser repassar a msm banda pra todos os usuários EX: todo mundo vai usar só 100k cada um sem velocidades diferentes pra cada cliente, ai o jeito mais rápido é vc criar no queues uma regra pra limitar toda a rede na msm velocidade.


    mais dúvidas posta ae..



    Se alguem lhe for útil agradeça...
    Brother vlw pela dica, me diga uma coisa irmão, quero fazer a seguinte configuração, tenho uma rede de 1 MB da velox, tenho um moden speed strean 4200 routeado + mikrotik+ switch encore + outro switch gts , e um routeador wireless dando sinal via antena, vou coloca + ou - 50 clientes na rede, quero q o mikrotik controle todo mundo com 64kUpload e 200kdownload é possivel fazer isso com essas configuração?

    OBS quero fazer de uma forma que se um clinte fizer download a conexão fique lenta só pra ele e as outras pessoa fique de boa com seu limite, acessando normalmente.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jesusteama Ver Post
    Brother vlw pela dica, me diga uma coisa irmão, quero fazer a seguinte configuração, tenho uma rede de 1 MB da velox, tenho um moden speed strean 4200 routeado + mikrotik+ switch encore + outro switch gts , e um routeador wireless dando sinal via antena, vou coloca + ou - 50 clientes na rede, quero q o mikrotik controle todo mundo com 64kUpload e 200kdownload é possivel fazer isso com essas configuração?

    OBS quero fazer de uma forma que se um clinte fizer download a conexão fique lenta só pra ele e as outras pessoa fique de boa com seu limite, acessando normalmente.
    Para isto, basta acessar:

    IP > HotSpot;
    Clicar em "User Profile" e depois no sinal de '+' em vermelho para criar um novo perfil;
    Defina em 'Rate Limit (tx/lx)' - tx corresponde ao Upload e rx ao Download - a velocidade desejada;


    De qualquer maneira, seus clientes comparilharão a mesma fonte de internet, ou seja, este um mega poderá ser insulficiente para estes 50 clientes. Não que todos navegarão simultaneamente, mas, de qualquer forma, o ideal é sobrar banda.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pssousa Ver Post
    Para isto, basta acessar:

    IP > HotSpot;
    Clicar em "User Profile" e depois no sinal de '+' em vermelho para criar um novo perfil;
    Defina em 'Rate Limit (tx/lx)' - tx corresponde ao Upload e rx ao Download - a velocidade desejada;


    De qualquer maneira, seus clientes comparilharão a mesma fonte de internet, ou seja, este um mega poderá ser insulficiente para estes 50 clientes. Não que todos navegarão simultaneamente, mas, de qualquer forma, o ideal é sobrar banda.
    brother se eu tenho 50 cliente em uma rede 7 deles estão fazendo download e 43 estao no acesso normal, eu só quero q o pessoa que fizer download fique lenta o resto nao, sera que isso é possivel?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jesusteama Ver Post
    brother se eu tenho 50 cliente em uma rede 7 deles estão fazendo download e 43 estao no acesso normal, eu só quero q o pessoa que fizer download fique lenta o resto nao, sera que isso é possivel?
    Imaginemos:

    7 clientes baixando arquivos a 200kbps corresponde: 7 * 25KB/s = 175KB/s total;

    Consideremos seu link de 1 (um) mega - 1024kbps (kilobits por segundo): isso corresponde a: 128KB/s;

    Percebe que já faltaria banda?


    Para casos extremos, existe opções para 'aliviar' o consumo de banda de sua rede...

  13. #13
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    vlw pela explicação mam, me tire a ultima duvida, e errado agente compartilha a internet?

  14. #14
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pssousa Ver Post
    Imaginemos:

    7 clientes baixando arquivos a 200kbps corresponde: 7 * 25KB/s = 175KB/s total;

    Consideremos seu link de 1 (um) mega - 1024kbps (kilobits por segundo): isso corresponde a: 128KB/s;

    Percebe que já faltaria banda?


    Para casos extremos, existe opções para 'aliviar' o consumo de banda de sua rede...



    Entende, então tenho que ter pelomenos 2 MB né isso?


    OBS: É Ilegal compartilha a internet?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Não Registrado Ver Post
    Entende, então tenho que ter pelomenos 2 MB né isso?


    OBS: É Ilegal compartilha a internet?

    Bom, desde que contratado um serviço de alguma empresa de telefonia que seja para este fim, não terás problema algum quanto a legislação.

    Em alguns casos, visando obter maiores porcentagens de lucro ou quando se inicia algum projeto, é de praxe utilizarem serviços destinados a clientes finais como o ADSL, por exemplo. Compartilhar e comercializar este tipo de serviço é ilegal.

    Para provedores profissionais o certo seria contrar links dedicados (ou links profissionais), onde se obtem melhores resultados com a toda a banda prometida em contrato, coisa que não acontece em ADSL.

    De fato, o custo de Link Profissional não é relativamente acessível, também...
    Última edição por pssousa; 30-12-2009 às 21:42.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pssousa Ver Post
    Bom, desde que contratado um serviço de alguma empresa de telefonia que seja para este fim, não terás problema algum quanto a legislação.

    Em alguns casos, visando obter maiores porcentagens de lucro ou quando se inicia algum projeto, é de praxe utilizarem serviços destinados a clientes finais como o ADSL, por exemplo. Compartilhar e comercializar este tipo de serviço é ilegal.

    Para provedores profissionais o certo seria contrar links dedicados (ou links profissionais), onde se obtem melhores resultados com a toda a banda prometida em contrato, coisa que não acontece em ADSL.

    De fato, o custo de Link Profissional não é relativamente acessível, também...
    vlw cara, tenho tirado todas a minha duvidas aqui, muito obrigado pelas resposta.
    Só mas uma duvida, gostaria de saber como limitar o trafego p2p por horario, por ex:
    Quero que o pessoal só faça o dowload p2p só aparte da 23:00 até as 6:00 da manhã
    durante o dia fica livre entende, já procurei e nao achei em lugar nenhum do mikrotik
    essa opção me ajude.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por petersonquemel Ver Post
    Amigo o hotspot limita banda sim e mt bem. pra vc fazer o controle de banda pelo hotspot a forma mais simples é através do user profiles.
    la vc cria os profiles com as velocidades e quando vc for cadastrar o cliente vá até a opção profile e coloca o profile q vc criou no user profiles com a velocidade do plano do cliente. segue em anexo exemplos nas imagens.

    mas se vc quiser repassar a msm banda pra todos os usuários EX: todo mundo vai usar só 100k cada um sem velocidades diferentes pra cada cliente, ai o jeito mais rápido é vc criar no queues uma regra pra limitar toda a rede na msm velocidade.


    mais dúvidas posta ae..



    Se alguem lhe for útil agradeça...
    Amigo tenho uma rb433ah fiz desse mesmo geito mais naum limita a banda pra cada cliente pq sera???

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wsdanado Ver Post
    Amigo tenho uma rb433ah fiz desse mesmo geito mais naum limita a banda pra cada cliente pq sera???
    qual tua versão ?? 3.20, 3.22 ?? se for tem bug nessas versões. se for te aconselho a fazer o downgrade pra 3.13 q é mt boa.





    Se a resposta for útil agradeça...

  19. #19

    Padrão

    é a 3.30 já temtei com 3.20, e 3.22 e outras menus a 3.13 , eu uso hotspot, dhcp, web cacher...

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wsdanado Ver Post
    é a 3.30 já temtei com 3.20, e 3.22 e outras menus a 3.13 , eu uso hotspot, dhcp, web cacher...
    sse quiser fazer um teste com a 3.13 segue o link.
    Download: mikrotik mikrotik_OS firmware sterowniki pliki - Cyberbajt Wireless, MikroTik, Anteny WiFi, Zestawy WISP
    tem tds a versões pra down ae.





    Se a resposta for útil agradeça....