+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estrutura Complicada com Mikrotik

    Seguinte pessoal gostaria de saber se é possivel o seguinte esquema:

    Ficou mal explicado, com o diagrama abaixo fica melhor
    toda lan somente navegação web passará pelo mikrotik tenho ACL's configurados a nivel de grupos de segurança no AD, para permitir alguns acessos a nivel de usuário/grupo.
    Exemplo grupo XYZ pode acessar youtube.
    Gostaria de saber se é possivel esse tipo de implementação com mikrotik não encontrei documentação sobre isso.
    Hoje todas as LAN navegam por um unico proxy.
    http://img97.imageshack.us/img97/9821/desenho1.png
    Última edição por klogdin; 25-09-2009 às 02:32. Razão: Não ficou bem explicado Adcionando

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Funciona? não funciona? nenhuma opinião?

  4. #4

    Padrão

    Essa núvem MPLS seria uma rede privada ou via Internet? Usaria Cisco pq são em cidades distintas e longas distâncias?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por klogdin Ver Post
    Seguinte pessoal gostaria de saber se é possivel o seguinte esquema:

    Ficou mal explicado, com o diagrama abaixo fica melhor
    toda lan somente navegação web passará pelo mikrotik tenho ACL's configurados a nivel de grupos de segurança no AD, para permitir alguns acessos a nivel de usuário/grupo.
    Exemplo grupo XYZ pode acessar youtube.
    Gostaria de saber se é possivel esse tipo de implementação com mikrotik não encontrei documentação sobre isso.
    Hoje todas as LAN navegam por um unico proxy.
    http://img97.imageshack.us/img97/9821/desenho1.png
    Putz não não entendi??? esta estrutura esta pronta e funcionando??? o que voce quer fazer??? uma igual com MK no lugar dos CISCO?? Explica melhor..
    Só uma coisa antes de mais nada CISCO é CISCO, vale cada centavo gasto.

  6. #6

    Padrão

    A rede MPLS já existe está com CISCO configurada e rodando a todo vapor, o que quero é colocar um Mikrotik em cada ponta, fechando VPN com o Mikrotik1 conforme desenho (Caso alguma ponta do circuito caia vou fazer o roteamento pela VPN senão a VPN fica lá ociosa).
    Os mikrotik devem fazer a vez da web todo trafego web de cada filial vai sair por ele controlando o que os usuários acessam baseado em ACLS por grupos do AD como é feito no SQUID que tenho, hoje toda web sai por uma ponta só.
    Vamos separar SERVIÇOS (ERP/FILESERVER/EXCHANGE/INTRANET) pelo MPLS, WEB vai sair pelo mikrotik mas preciso que essa saida pra web seja controlada baseada nos grupos do AD, exemplo _Acessa_Streaming, o squid(MIKROTIK) verifica que esta nesse grupo e libera o streaming e assim por diante.

    O que preciso saber se é viável tecnicamente possivel o mikrotik fazer esse controle de alguma maneira, seja algo já do mikrotik, algo que se possa fazer com roteamento, com o SQUID que tenho em funcionamento hoje.
    Resumindo preciso que o mikrotik controle o trafego WEB baseado nos grupos que tenho no AD e blacklist/whitelist que tenho.
    Última edição por klogdin; 26-09-2009 às 16:42. Razão: Resumo

  7. #7

    Padrão

    Vc quer uma rede MEsh?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por klogdin Ver Post
    O que preciso saber se é viável tecnicamente possivel o mikrotik fazer esse controle de alguma maneira, seja algo já do mikrotik, algo que se possa fazer com roteamento, com o SQUID que tenho em funcionamento hoje.
    Resumindo preciso que o mikrotik controle o trafego WEB baseado nos grupos que tenho no AD e blacklist/whitelist que tenho.
    é possivel o descrito acima alguém sabe?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Vc quer uma rede MEsh?
    Veja o post acima por favor.
    Creio que o descrito no post não exige rede MESH a topologia no caso não influi, poderia ser MESH, ponto a ponto, com VLAN enfim.... desde que o mikrotik faça o controle que preciso e haja conectividade com os ativos que devem fornecer a informação necessária ao mikrotik

  10. #10

    Padrão

    Nada pessoal? nunca ninguém pensou nesse tipo ou trabalho com mikrotik trabalhando assim?
    É tão inédita assim?

  11. #11

    Padrão

    Realmente conseguimos pensar num jeito de usar o MIKROTIK que é deve SER INÉDITA NO UNIVERSO.
    Obrigado pelas dúvidas esclarecidas ou não.

  12. #12

    Padrão

    Vc viu esse artgo Cisco VPLS - MikroTik Wiki eh isso?

  13. #13

    Padrão

    Abrir para ler amigo, mas infelizmente não tem nada a ver com as dúvidas no POST.

  14. #14

    Padrão Pra resolver tudo tem um principio...

    Começando do real começo, esta estrutura como vc já disse existe e funciona, pelo que entendi vc quer que cada pop utilize sua prória internet para alguns serviços e outros serviços vc utilize a internet da matriz... é isto msm?

  15. #15

    Padrão

    Queria que o mikrotik "enxerga-se" meus grupos no AD e ACL's configuradas no SQUID da Matriz.

    Citação Postado originalmente por megaroteadores Ver Post
    Começando do real começo, esta estrutura como vc já disse existe e funciona, pelo que entendi vc quer que cada pop utilize sua prória internet para alguns serviços e outros serviços vc utilize a internet da matriz... é isto msm?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por klogdin Ver Post
    Queria que o mikrotik "enxerga-se" meus grupos no AD e ACL's configuradas no SQUID da Matriz.
    vc pode configurar o webproxy e ativar o parent proxy.... agora não sei se vai funcionar bem na mesma faixa de ip ou se terá que utilizar outra faixa ou interface, o ruim tmb é que vai dar mais trafego em cima da vpn, muito mais tráfego, basicamente toda a internet passara pela vpn não só os pacotes de rede...
    com relação ao ad, nunca tentei integrar ad com mk... em uma situãção já fiz o ad conversar com o squid e o squid com o mk, mais nunca mk com ad...

  17. #17

    Padrão

    Essa era minha dúvida, e foi sanada no momento não é possivel.

    Citação Postado originalmente por megaroteadores Ver Post
    com relação ao ad, nunca tentei integrar ad com mk... em uma situãção já fiz o ad conversar com o squid e o squid com o mk, mais nunca mk com ad...

  18. #18

    Padrão Re: Estrutura Complicada com Mikrotik

    Sei que nao responde sua pergunta Klogdin mas eu uso o mikrotik na empresa em que trabalho, porem nao necessito que ele integre com grupos do ad.

    Brainsucker's Lair: Mikrotik RouterOS and domain (active directory) DNS requests forwarding

    nesse site ele integra o DNS do ad com o do mikrotik, tipo se precisar de solicitacoes da rede o mk consegue consultar. coloquei aki mais para constar mesmo e quem sabe isso ajuda de alguma forma na sua ideia.
    vlw