+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteador CISCO + Mikrotik

    Olá Pessoal,

    Antes de tudo gostaria de agradecer a todos que puderem de alguma forma contribuir com sua opinião ou sugestão.

    O Meu problema é o seguinte, tenho um link da embratel de 4mb ligado em roteador cisco 1700. Quando faço um IP SCAN no mikrotik e peso para ele escanear alguma faixa de ip tipo 13.13.13.0/24 ele me mostra que todos os IP estão em uso e o MAC de todos os IP são sempre o MAC da placa de fastethernet do roteador CISCO.

    Será que de alguma forma o roteador CISCO está me respondendo com IP Válidos de INTERNET espalhado pelo mundo, só que no roteador eu não ativei nenhum protocolo de roteamento só coloquei uma rota default.

  2. #2

    Padrão

    Realmente o roteador CISCO está retornando com IP VALIDOS da internet, coloquei para escanear no mikrotik uma faixa de IP válido da NET VIRTUA pela interface da embratel e ele me deu o retorno com o dns reverso.

  3. #3

    Padrão

    Sinistro hein.

    Bom só lembrando que 13.13.13.0/24 é uma faixa (subrede na verdade) de IPs Públicos, e não deve ser usado na LAN (se a idéia é essa, de usar essa subrede na sua LAN).

  4. #4

    Padrão

    EU estou usando a faixa de IP 13.20.20.0/24 na LAN pesquisei na internet, e essa é a faixa da XEROX CORPORATION será que tem algum problema?

  5. #5

    Padrão

    Pode gerar problemas sim, mas principalmente, não está correto.

    O problema que pode gerar é vc ou um usuário seu precisar acessar um site, ou qq outra coisa com um ip dessa faixa de IPs q vc está usando na LAN, como vc falou q está registrado prá XEROX, derrepente vc vai tentar acessar Xerox Document Management, Color Printers, Copiers, Business Consulting Services e ele tem o ip 13.13.13.100

    Dai já era, vc pode até achar q estou sendo mto radical, q nunca vai acontecer...

    Mas que é possivel é sim.

  6. #6

    Padrão

    concordo plenamente com vc, os gatos nets da vida não tem nem ideia do assunto e acham que qualquer ip pode ser o seu ip da rede. É mole? ja vi casso muito raros.... exemplo

    172.169.10.1 (aol)
    169.254.4.1 (não sei)
    178.16.16.1 (não sei)

    o que o pessoal tinha que ter na cabeça é usar os ips invalidos para criar suas redes como por exemplo

    192.168.10.1
    ou
    172.16.10.1
    ou
    10.0.0.1

    Usando estas 3 faixas voce irá conseguir ter um otimo desempenho em tua rede.
    a pérola que vi foi esta:

    190.191.192.1/15

    rsrs


    até mais....


    Citação Postado originalmente por rockeiromaiden Ver Post
    Pode gerar problemas sim, mas principalmente, não está correto.

    O problema que pode gerar é vc ou um usuário seu precisar acessar um site, ou qq outra coisa com um ip dessa faixa de IPs q vc está usando na LAN, como vc falou q está registrado prá XEROX, derrepente vc vai tentar acessar Xerox Document Management, Color Printers, Copiers, Business Consulting Services e ele tem o ip 13.13.13.100

    Dai já era, vc pode até achar q estou sendo mto radical, q nunca vai acontecer...

    Mas que é possivel é sim.

  7. #7

    Padrão

    Pior que eu já vi isso em várias empresas.

    Na minha opinião, IP Público é IP Público, IP Privado é IP Privado. (meio óbvio né?)

  8. #8

    Padrão

    hum valeu pelas dicas,

    na minha rede uso 3 faixas de ip 192.168.10.0/24, 10.0.0.0/24 e adicionei essa 13.20.20.0/24 e me deparei com essa situação inusitada a escanear a rede pela interface da EMBRATEL, só lembrando ao amigo que falou sobre o gato NET da VIDA, eu uso LINK dedicado e dei um scan numa faixa de ip da NET VIRTUA só pra saber se o CISCO relamente estava me retornando com IP VALIDOS da INTERNET.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cordeirog3 Ver Post
    hum valeu pelas dicas,

    na minha rede uso 3 faixas de ip 192.168.10.0/24, 10.0.0.0/24 e adicionei essa 13.20.20.0/24 e me deparei com essa situação inusitada a escanear a rede pela interface da EMBRATEL, só lembrando ao amigo que falou sobre o gato NET da VIDA, eu uso LINK dedicado e dei um scan numa faixa de ip da NET VIRTUA só pra saber se o CISCO relamente estava me retornando com IP VALIDOS da INTERNET.

    Bom se vc comecou a usar agora essa faixa, sugiro que deixe de usar.

    Vc pode usar por exemplo 10.20.20.0/24


    Se não me falha a memória, as faixas de IP Privado (prá redes locais) são:

    10.0.0.0./8

    172.16.0.0/16

    192.168.0.0/16 (lembrando que a máscara de rede padrão desse faixa é /24)